TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Crise da Covid-19 e o Impacto Financeiro das Empresas

Por:   •  9/5/2022  •  Dissertação  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Maria Carolina Lima Ferraz

Curso: Gestão Empresarial

Período: Tarde – 1° semestre

Gestão de crise da covid-19 e o impacto financeiro das empresas

O mundo já precisou aprender a lidar com várias mudanças. A prioridade pela saúde pública causada pela pandemia do novo Covid-19, levou a necessidade de rever temporariamente hábitos e costumes comuns, o que afetou de forma direta e indireta os mais variados setores, principalmente o econômico. O que têm feito os empresários a tomarem medidas estratégicas.

Ao contrário do que muitos pensam, a hora certa de acionar um planejamento de crise não é quando os problemas chegam e se tornam difíceis de controlar. Pelo contrário, para que a gestão aja de forma estratégica, elas devem se antecipar nos planejamentos necessários para diminuir quaisquer riscos e danos dos impactos financeiros, incluindo em crises como as de pandemia. O trabalho deve começar pelo reconhecimento de como a crise pode afetar seu negócio (ou já tem afetado) e de que forma será possível agir diante da situação mantendo a principal prioridade, que neste caso, é a segurança de todos.

         Em primeiro lugar, para a sobrevivência e o sucesso de qualquer empresa, é fundamental que se tenha reservas, e que suas atividades tenham continuidade, pois se a empresa tem uma boa administração do fluxo de caixa, ela pode gerar até mais lucro.        

Outro fator importante é que independentemente do porte da empresa, todos os membros da equipe devem estar bem instruídos para todas as decisões relacionadas ao planejamento das questões relacionadas a crise, ainda que elas não estejam em estado alarmantes. A comunicação e o planejamento financeiro (e de projetos) também devem ser reforçados nesse momento. Delegar pessoas de confiança para a administração das informações e ações que devem ser tomadas é uma maneira segura de garantir que nada passe em branco por falta de uma orientação ou de atenção. Quanto mais definidas estiverem as atribuições e responsabilidades individuais, mais fácil manter o controle da situação. Além de delegar, é importante formalizar junto a todos os funcionários a existência da equipe específica para a frente de gestão de crise, havendo liberdade na tomada de decisões e compreensão das hierarquias.

 Com uma equipe confiável definida e treinada para coordenar o gerenciamento, é hora de formular o planejamento. Ele deve incluir ações imediatas ou urgentes, uma demanda por agilidade na tomada de decisões. Por exemplo, quando a pandemia se instaurou, definir o home office, nos casos possíveis, foi uma decisão a ser tomada com urgência pelas empresas, visando a segurança de todos, que é a prioridade, mesmo que ainda houvesse orientações a definir para o bom funcionamento do modelo. Isso além de ter sido eficiente, também tornou uma forma econômica de manter a equipe em produção.

A capacidade de prever acontecimentos e se antecipar a cenários indesejados é o verdadeiro segredo em situações que colocam em risco o equilíbrio da empresa. Portanto, mantenha o olhar atento ao hoje, mas reconheça a importância de estudar o amanhã e o depois. Assim, você consegue se planejar para o que virá, evitando sustos e surpresas quando já não há mais tempo para revertê-las. Em outras palavras, não espere o pior acontecer antes de agir. De todo modo, ficarão lições importantíssimas que irá auxiliar a lidar com conflitos futuros de forma bem mais assertiva. Com serenidade e cuidado, será possível passar pela crise sem danos permanentes e, principalmente, de forma segura para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com