TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DO IMPACTO NAS EMPRESAS

Projeto de pesquisa: APLICAÇÃO DO IMPACTO NAS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.743 Palavras (11 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 11

EMPOWERMENT

SUMÁRIO

INTRODUÇAO 04

1. CONCEITO 05

2. IMPLANTAÇÃO DO EMPOWERMENT NAS EMPRESAS 05

3. VANTAGENS 07

4. DESVANTAGENS 09

5. APLICAR O EMPOWERMENT 10

CONCLUSÃO 12

REFERENCIAS 13

INTRODUCÃO

O termo empowerment (palavras que, em português seria próximo ao "empoderamento" ou "dar poder ao grupo/equipe"), foi utilizado pela primeira vez no trabalho da professora de Harvard e ex-editora do Harvard Business Review (a revista de pesquisas e estudos sobre administração da universidade), Rosabeth Moss Kanter em 1989. O artigo era sobre empresas que dão mais poder e autonomia aos seus trabalhadores serão as melhores posicionadas para competir em longo prazo.

Neste mesmo contexto, o empowerment trata-se de descentralizar poderes na cadeia hierárquica de uma empresa, conferindo autonomia aos funcionários de modo a que eles se mostrem aptos a diagnosticar, analisar e propor soluções no dia-a-dia. Está diretamente relacionado à tomada de decisão de forma mais rápida, através de maior responsabilidade, autonomia e autoridade em todos os níveis da empresa.

No empowerment liberam-se as pessoas para utilizarem suas competências e seus conhecimentos, para beneficio próprio, e em conseqüência, crescimento da organização em que estão inseridos.

Ao adotar esse tipo de gestão, a organização permite que seus executivos focalizem as energias nas atividades cruciais e de alta prioridade, favorecendo assim a criação de relações de confiança entre os colaboradores das empresas.

O empowerment é uma via que permite melhorar a qualidade e a produtividadedos serviços prestados, baseando-se na cooperação de todos os membros de uma organização, tendo como objetivo máximo á prioridade aos clientes e a sua satisfação.

1. CONCEITO

Segundo Araujo (2008) empowerment é a capacidade dos indivíduos tomarem decisões dentro da própria organização. Tem por objetivo a delegação do poder de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas (RODRIGUES, SANTOS, 2001). Horochovski e Meirelles (2007) explicam que empowerment pode ter o mesmo significado de autonomia, pois envolve a capacidade dos indivíduos ou grupos poderem decidir sobre as questões que lhe dizem respeito dentro da própria empresa.

O empowerment é uma mudança organizacional com objetivo de ampliar o sistema decisório até o menor nível dando aos grupos de trabalho o poder e a autonomia de como realizar suas tarefas, Marras et al, 2001 (apud OLIVEIRA & ROCHA, 2008).

Alem disso, Nunes (2007) diz que cada indivíduo deve ter o poder necessário e suficiente para controlar seu próprio trabalho na empresa, ajudando a reduzir custos e promover a eficiência e a motivação.

Oliveira e Krom (2010) definem empowerment como um estilo gerencial que permite dividir com os demais funcionários as possibilidades e conseqüências do processo de tomada de decisões. Isso torna a mesma mais rápida pois cada funcionário passa a ter mais autonomia, autoridade e responsabilidade seja qual for seu cargo. “Ao adotar esse tipo de gestão, a organização permite que seus gerentes focalizem maior atenção nas atividades primordiais e de alta prioridade.”

Além disso, o auto relata que, o mesmo permite que as pessoas cresçam e se desenvolvamtanto profissionalmente como pessoalmente. Isso provoca nelas uma auto motivação, uma vez que passam a participar das soluções dos problemas da própria organização, criam e inovam nas suas atividades, desde modo a produtividade e a qualidade aumentam.

2. IMPLANTAÇÃO DO EMPOWERMENT NAS EMPRESAS

Segundo o site Zanco, a implantação do empowerment nas organizações faz com que os funcionários tenham espírito e motivação de lideres, eles discutem e opinam, em conjunto com seus colegas sobre como fazer para administrar melhor as tarefas, assim não precisam consultar ou pedir permissão há seus superiores, uma vez que lhes é permitido tomar suas próprias decisões.

Para que as empresas coloquem em pratica o empowerment primeiro é necessário que elas reconheçam que a essência do mesmo são as equipes de trabalho autodirigidas. As mesmas devem ter total autonomia pra formular ou reformular o processo, e precisam sentir-se co-responsáveis pela visão, missão, estratégias e valores da empresa (ZANCO)

Segundo Mills (1996 apud OLIVEIRA; KROM, 2010) há seis principais passos para introduzir o empowerment dentro de uma organização. São elas:

• Tolerância a erros: Existem erros que podem e precisam ser tolerados se a empresa realmente objetiva o comprometimento de seus funcionários. Cabe a mesma passar a sua equipe o que pode ou não ser tolerado

• Desenvolver a Confiança: os funcionários só se empenharam para exercer as tarefas e contribuir para o sucesso da organização se houver confiança na relação entre a empresa e os mesmos.

• Visão: Todo o projeto de empowerment, para gerar efeitos positivos precisa estar entrelaçado com uma “visão”, para não se tornar uns caos.

• Fixação de metas:Precisa-se estabelecer metas, para que os objetivos idealizados pela empresa sejam alcançados.

• Avaliação: o empowerment precisa de avaliações para medir a distância entre o planejado e o alcançado.

• Motivação: A motivação é parte indissociável do empowerment, uma vez que apenas empregados motivados são capazes de se comprometer com a missão da organização.

Segundo Ferreira (2004), para implantar o Empowerment é necessário analisar as causas da dependência e provocar uma mudança no modo de gestão utilizado pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com