TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de recursos financeiros

Projeto de pesquisa: Gestão de recursos financeiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.816 Palavras (16 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

Em um mercado altamente competitivo, onde a dinâmica ambiental exige das organizações informações financeiras mais acuradas, para suporte às decisões por parte da administração, a gestão financeira de empresas apresenta-se como um eficiente instrumento de controle e apoio nesse processo decisório. É por meio da gestão financeira que a empresa analisa suas finanças e decide por melhores oportunidades de investimento e o reflexo que esta decisão trará em seu resultado.

Hoji (2010), afirma que o objetivo econômico das empresas é maximizar seu valor de mercado, aumentando a riqueza de seus acionistas/proprietários. O que significa que ao investir em uma empresa, o acionista almeja um retorno compatível com o risco que irá assumir. Desta forma, o controle e a gestão de seus recursos econômicos e financeiros devem estar estruturados e orientados para o atingimento de metas que agreguem valor à companhia e seus proprietários.

Neste aspecto, Assaf Neto e Silva (2002) destacam o fluxo de caixa como um instrumento que possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa, proporcionando ao gestor meios de sugerir, quando necessários, modificações em procedimentos adotados pela empresa e, ainda, tomar decisões condizentes com as demandas da organização.

Atps etapa 1 e 2

Administração de Recursos Financeiros

Afirmam Gropelli e Nikbakht (1998, p.365) que “o sucesso e a solvência de uma empresa não podem ser garantidos meramente por projetos rentáveis e pelo aumento das vendas. A crise de liquidez, a falta de caixa para pagar as obrigações financeiras, sempre põe em perigo uma companhia.” Assim, a gestão financeira, para tornar-se eficaz, necessita estar sustentada por um planejamento de suas disponibilidades, que conduzam a companhia ao atingimento de suas metas. Para tanto, os gestores precisam de informações confiáveis que os ajudem a tomar decisões certas e oportunas.

As informações geradas pela gestão financeira servem de suporte às empresas em seu processo decisório, pois com elas torna-se possível um diagnóstico da situação atual e projetar metas financeiras para o futuro. De acordo com Assaf Neto e Silva (1997), o objetivo básico da função financeira é prover a empresa dos recursos de caixa necessários para que a mesma cumpra seus compromissos e ao mesmo tempo eleve os seus lucros. Para Zdanowicz (1989, p.24), “a administração financeira centraliza-se na captação, na aplicação dos recursos necessários e na distribuição eficiente dos mesmos, para que a empresa possa operar de acordo com os objetivos e as metas a que se propõe a sua cúpula diretiva.”.

Sobre a finalidade da administração financeira, afirma ainda o autor, que se consubstancia por manter a empresa sempre em situação de liquidez e gerar condições para que ela obtenha lucros que compensem os riscos dos investimentos e a capacidade empresarial.

A administração financeira pode ser exercida por uma ou mais pessoas, cuja função é geralmente denominada por controller. De acordo com Hoji (2010, p.413), “a principal função do controller é dar suporte à gestão financeira dos negócios da empresa, para que esta atinja seus objetivos, por meio de informações gerenciais geradas em tempo hábil para a tomada de decisões, a um custo variável.”.

Em mesmo sentido, as principais atividades do gestor financeiro identificadas por Neto (2001, p.45) são as decisões de investimento e de financiamento, as quais “versam sobre a correta e eficiente obtenção e utilização dos recursos da empresa”.

Nas decisões de investimento, analisam-se as informações financeiras colhidas para identificar oportunidades de investimento condizentes com seus recursos disponíveis, bem como o impacto que elas causarão no resultado, no patrimônio e no fluxo de caixa. Já nas decisões de financiamentos, Padoveze (2009) evidencia as fontes de recursos a serem obtidas que permitirão a efetivação do investimento proposto, procurando identificar a melhor forma de financiamento, seja por capital próprio ou de terceiros.

Considerando-se a relevância das informações evidenciadas pela análise do fluxo de caixa das empresas, as quais sinalizam a saúde financeira do negócio, apresenta-se a seguir suas principais características.

Fluxo de Caixa

Para Padoveze (2009), a geração de caixa é o objetivo principal na missão de cada empresa, por meio da efetivação financeira dos lucros necessários a remuneração do capital investido, permitindo assim, a sua continuidade. A geração de caixa é evidenciada pela projeção do fluxo de caixa, que de acordo com Zdanowicz (1989) é o instrumento de projeção que evidencia quando os ingressos e desembolsos ocorrerão, auxiliando o administrador financeiro a estabelecer as necessidades financeiras da empresa de curto e/ou longo prazo.

Por meio do fluxo de caixa controlam-se todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores monetários) de um dado período de tempo: diário, semanal, mensal, etc.

A análise do momento em que ocorrerão as despesas e as receitas permite que o empresário que se antecipe aos movimentos de caixa nos negócios, de modo a detectar com antecedência problemas e executar as devidas ações preventivas (LIMA, 2006).

Neste aspecto, o fluxo de caixa apresenta-se como um instrumento relevante para o processo de gestão, pois permite que a empresa verifique com antecedência, se necessitará de aporte de recursos financeiros ou se poderá disponibilizá-los para futuros investimentos e distribuição de sobras. Para Zdanowicz (1989), o objetivo básico do fluxo de caixa é a

projeção das entradas e das saídas de recursos financeiros para determinado período, visando prever a necessidade de captar empréstimos ou efetuar aplicações mais vantajosas para a empresa. Ainda segundo Zdanowicz (1989) existem outros objetivos relacionados ao fluxo de caixa, sendo:

a) proporcionar um levantamento dos recursos necessários para execução do planejamento da empresa e para realizar suas transações econômico-financeiras;

b) estudar, antecipadamente, qual a melhor forma de aplicar os recursos financeiros da empresa, para que eles não fiquem ociosos;

c) utilizar as informações das projeções de vendas, produção e despesas operacionais e os dados que se referem aos prazos médios de rotação de estoques, de valores a receber e de valores a pagar para o planejamento e controle dos recursos financeiros;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com