TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do fator de conhecimento dentro de uma organização

Relatório de pesquisa: Gestão do fator de conhecimento dentro de uma organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Iremos iniciar uma etapa falando de vários tópicos que todos estão relacionados em um único fator Gestão do Conhecimento dentro de uma organização, hoje em dia é a ferramenta que o ser humano usa em pratica para por seu conhecimento atualizado no decorrer dos anos.

O conhecimento vem crescendo a cada dia mais no mundo e com isso as pessoas, as empresas atualizam seus conhecimentos em comunicação.

O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na década da época industrial, por esse motivo é bom conhecer as empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo de informação.

As organizações estão buscando informações para adquirir inovações e fazer com que a competitividade do conhecimento vire uma mistura de experiência, informação, valor, intuição e assim habilitamos avaliar o processo de informações e experiências na mente do ser humano.

Afinal a Gestão do Conhecimento é aproveitar o máximo de habilidades, compartilhar seus conhecimentos, é o que manifesta a capacidade de analise de decisão e conhecimento levando em consideração a empresa tem vocação para a criação de desenvolvimento de novos produtos, tem estrutura para desenvolver inovação tecnológica.

Adaptar e inovar constantemente surgem no contexto empresarial não mais como opções, mas sim como premissas de uma empresa moderna, desafiando as organizações de qualquer natureza e porte. Fenômenos econômicos e sociais, de alcance mundial, são responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios. A globalização da economia, impulsionada pela tecnologia da informação e pelas comunicações, é uma realidade. Diante deste cenário, o conhecimento, ou melhor, a gestão do conhecimento (GC) se transforma em um valioso recurso estratégico. No entanto, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. Assim sendo, faz-se necessário a criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Segundo Davemport e Prusak (2003) o conhecimento é uma mistura de elementos, pode ser fluído ou totalmente estruturado.

Para eles o conhecimento faz parte da complexidade e imprevisibilidade humana.

Este conceito também tem seu alicerce em Probst, Raub e Pomhardt(2002) que concordam que o conhecimento está ligado às pessoas, apesar de basear-se em dados e informação.

Conforme Chiavenato(2005), o conhecimento pode ter vários significados:

Pode ser informação, conscientização, saber, experiência e aprendizado.

A Gestão do Conhecimento (GC) tem como função mapear, avaliar, registrar o conhecimento, facilitar o compartilhamento no âmbito organizacional e apoiar a criação do conhecimento na empresa.

Fonte de consultas: Site Acadêmicos.

O sucesso da Natura se dá ao fato de ser uma empresa que entende suas crenças e valores como conceitos integrantes do conhecimento, percebe que diferentes pessoas com diferentes valores geram conhecimento em função de seus valores.

QUESTÕES:

*Como favorecer a criação de conhecimento novo na Empresa?

Para favorecer a criação de conhecimento novo na empresa é necessário que a empresa passe por mudanças contínuas e crescentes transformações sociais, econômicas e culturais. Essas mudanças nos dias de hoje, decorrem do conhecimento e compartilhamento entre todos os pontos de vista do mundo, gerando assim, um efetivo bem empresarial que relaciona o fator de produção e geração de riqueza.

*Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

Dando oportunidades e fazendo com que seus funcionários sejam valorizados.

*Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

Procurando uma maneira de trazê-lo de volta para a empresa.

*Descreva os quatro processos de Conversão do Conhecimento.

Socialização: Compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiência direta.

Externalização: Articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão.

Combinação: Sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação.

Internalização: Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática.

Gestão do Conhecimento como Ferramenta de Estratégia Organizacional.

Uma empresa com visão tradicional é uma organização sem “vida” ou seja, com funcionários sem motivação, que não participa, nem coloca suas ideias em prática.

É uma empresa que não tem algo novo a oferecer, fica sempre estacionada e batendo na mesma tecla.

A inovação também deve ser usada para absorver o conhecimento de cada indivíduo.

Gestão do conhecimento e como as empresas viabilizam a criação do

conhecimento

Gestão do conhecimento é uma mistura de elementos que pode ser fluido ou totalmente estruturado.

As empresas viabilizam a criação do conhecimento através da inovação.

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA AS ORGANIZAÇÕES.

De tempos em tempos, mudanças sensíveis na cultura empresarial acontecem e causam impactos diretos nos negócios. Foi-se o tempo em que apenas equipamentos e atividades operacionais geravam lucratividade para as organizações. Hoje, o olhar empresarial também está voltado para o capital intelectual, ou seja, para as pessoas.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com