TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão moderna

Seminário: Gestão moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  Seminário  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Administração contemporânea

Introdução

“Constituem-se em um lugar-comum na literatura sobre administração introduzir qualquer tema referindo-se a mudanças que ocorreram, e estão ocorrendo, velozmente, causando impactos diretos nas organizações, nos seus processos, nas suas estruturas, no seu gerenciamento. Mas essas mudanças efetivamente ocorreram provocadas por fatos, revoluções nas comunicações, na microeletrônica, na biotecnologia, na genética, na tecnologia, enfim, a globalização. O cenário é considerado de turbulências, incertezas, provocando uma proliferação assustadora de inovações, acirramento da concorrência, da competitividade, rompendo-se “paradigmas” e impondo-se novos “conceitos” e novas “diretrizes” para as organizações. Fala-se e escreve-se muito sobre valores e modelos tradicionais que passam a ser substituídos por outros mais compatíveis com este contexto contemporâneo, intensificando a disseminação de “novos” modelos e “modismos” de gestão na administração, em nome datado apregoada mudança.”

Precursores

Peter Senge

Um dos principais precursores da Administração Contemporânea é Peter Senge nascido em 1947 e autor do livro A Quinta Disciplina, no livro ele aponta cinco teorias da Administração Contemporânea, sendo elas:

• Domínio pessoal:

Aprender a expandir as capacidades pessoais, criar um ambiente empresarial que estimule todos os participantes alcançando assim as metas escolhidas, estimular os trabalhadores a buscarem e alcançarem seus objetivos sem medo de errar.

• Modelos mentais:

Consiste em refletir, esclarecer continuamente,melhorar a imagem que cada um tem do mundo, verificar como moldar atos e decisões, rever nossos modelos mentais e ajustá-los a realidade.

• Visão compartilhada:

Estimular o engajamento do grupo em relação ao futuro, elaborar princípios e diretrizes que permitirão alcançar esse futuro.

• Aprendizado em equipe:

Desenvolver o pensamento e a comunicação coletiva a fim de superar a soma dos talentos individuais.

• Pensamento sistêmico:

Analisar e compreender a organização como um sistema integrado, criar uma forma de analisar e uma linguagem para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas.

Outros dois importantes precursores da Administração Contemporânea são Pierre Du Pont e Alfred Sloan que criaram bases para administração das grandes corporações que dominam o mundo a partir do século XX.

Pierre Du Pont foi um Industrial americano do conglomerado Du Pont, que juntamente com outros dois primos, tomaram o controle da companhia, a Dupontchemicalcompany, sendo seu presidente (1915-1920) e Chairman oftheboard (1923-1940), evitando sua venda (1902), revertendo um incipiente processo de decadência e iniciando a compra de outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com