TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão moderna

Relatório de pesquisa: Gestão moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 9

Administração Contemporânea MISSÃO Segundo Drucker (2011) Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa. A Missão representa o motivo da criação e existência de uma organização, ou seja aponta qual é seu objetivo final que ela quer servir as pessoas. Segundo Chiavenato (2009, p.62) “uma definição de missão organizacional deve responder a três perguntas básicas. Quem somos nós? O que fazemos? E porque fazemos o que fazemos?”. A missão da Color Pencil Ltda é uma empresa de fabricação de materiais para escritório com excelência em promover projetos sustentáveis, buscando cada vez mais a satisfação dos nossos clientes e colaboradores. VISÃO A visão da empresa é inspirada no que a empresa deseja ser no futuro, onde diariamente todos os membros se dedicam em obter o sucesso da organização onde trabalham. A liderança da organização mobiliza as pessoas na execução da estratégia criada focando no objetivo de ser reconhecida pelo mercado, passando credibilidade para alcançar uma posição superior a atual. A Visão, segundo Chiavenato (2009, pag. 65) “é a imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro [...] está mais voltada para aquilo que pretende ser do que como ela realmente é [...] representa o destino que a empresa pretende transformar em realidade.” A Visão da Color Pencil é ser a empresa de referência produção com sustentabilidade, qualidade, agilidade e transparência com seus clientes. Buscando

6

ainda, aumentar o comprometimentos com projetos sociais e com o bens estar de seus colaboradores. VALORES DA PENCIL Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. Segundo Chiavenato,valores “são crenças básicas a respeito do que é importante e que constituem quais que orientam as práticas em uma organização” (2011,pg. 381). Nossos valores são:  Transparência  Sustentabilidade  Agilidade  Respeito ao cliente e colaborador.  Qualidade em produtos e serviços Objetivos e Metas Objetivo é um ponto concreto que se quer atingir, devendo ter parâmetros numéricos, e datas a serem alcançadas. Meta é uma segmentação do objetivo, no qual o aspecto quantitativo tem uma importância maior. Ela é mais precisa em valor e data, pois tem um prazo de conclusão mais próximo que o objetivo. Objetivo da empresa Color Pencil Ltda, ter lucros, crescimento e ser uma empresa considerada socioambiental. A Meta da empresa é até 2017 ter 75% de materiais utilizados na produção recicláveis e diminuir 39% da emissão de carbono, gerada na queima de madeiras para fabricação de lápis. E aumentar 33% a quantidade de reflorestamento de árvores de eucalipto.

7

ORGANOGRAMA  Presidente: Responsável por administrar os recursos e os acionistas.

 Diretor Administrativo Financeiro: Responsável por planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades financeiras da empresa.  Controller: Supervisionar, realizar auditorias internas e monitorar os gastos internos.

 Diretor Industrial: Define estratégias, preço e local de venda e gerencia e coordena as equipes.

 Gerente de Produção e Qualidade: Supervisiona e implanta as normas de qualidades, produção dentro da fabrica, metas e normas ambientais.

 Gerente de Marketing: Auxilia nos canais de comunicação, desenvolve estratégias de marketing da marca, estuda as necessidades do público e as tendências do mercado. Analisa fatores econômicos e financeiros e planeja e define campanhas para promoção de produtos.  Gerente de Vendas: Deve definir as estratégias de vendas para os produtos e serviços, auxiliar na formação de preços, margens e variáveis da oferta e demanda do produto.  Gerente de Recursos Humanos: Desenvolve treinamento, atividade em equipe e políticas e procedimentos da empresa (Código de ética).

 Gerente de Sistemas: Minimiza os problemas de redes da empresa, desenvolve e implanta projetos, além de gerenciar o controle de fornecedores de sistemas.

8

IMPLANTAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA A Color Pencil tem Maximiano como base para a implantação do modelo participativo. De acordo com Maximiano (2011) na implantação da Administração participativa, haverá mudanças em três aspectos dentro da organização: Comportamento, Estrutura e Visão sistêmica. • Comportamento: ao implantar a administração participativa haverá a substituição da forma tradicional de administrar, ou seja, onde antes o sistema era de autoritarismo, impositivo passara a ser por cooperação mutua, liderança, autonomia e responsabilidade. Maximiano cita “Informar, envolver, delegar consultar e perguntar, ao invés de mandar são palavras chave da administração participativa no que diz respeito ao comportamento dos administradores.”

Presidente

Diretor Administrativo Financeiro

Controller

Diretor Industrial

Gerente de Qualidade e Produção

Gerente de Marketing

Gerente de Vendas

Gerente de Recursos Humanos

Gerente de Sistemas (T.I)

9

• Estrutura: a estrutura das organizações também é tocada com a implantação da administração participativa, onde os cargos, grupos de trabalho e toda a estrutura serão organizados de forma que a participação não dependa apenas das pessoas, mas dos sistemas, normas e procedimentos. Segundo o autor “ a estrutura deve estimular as pessoas à participação”. Maximiano (2011, pg. 272) • Visão sistêmica: quando falamos de administração participativa, dizemos que a administração é compartilhada não só entre os funcionários mas também com os clientes, fornecedores, assistência técnica ou seja, a organização em todos os sentidos, onde estes também opina sobre determinadas decisões. A organização alem de ser um sistema participativo internamente, também esta aberta externamente onde se recebe informações que pode ajudar na melhoria de sua administração. Dentro das dificuldades na implantação do modelo participativo, o comportamento é o mais difícil e requer maior tempo para colher os benefícios do modelo. Pois requer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com