TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão no Brasil

Tese: Gestão no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  Tese  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

1. A qualidade da gestão pública no Brasil é um dos temas estudados no conteúdo. Dentro deste contexto e utilizando os conhecimentos adquiridos na unidade que aborda o gerenciamento por resultados na Administração Pública, apresente um caso concreto que responda à seguinte questão: Como tornar a administração pública brasileira mais eficiente? (2,0 pontos)

Para se tornar mais eficiente, a administração pública deve adotar algumas medidas, tais como: seguir as tendências tecnológicas, qualificar o quadro de funcionário e os gerentes, fazer reestruturação na hierarquia e uma maneira inovadora de realizar seus serviços utilizando os benefícios desses novos recursos.

Vale ressaltar, que a administração pública depende do orçamento público para poder fazer aquisições, pois tem um valor estabelecido por lei. Logo, se não tiver valores disponíveis, a administração deverá aprimorar seus serviços com os recursos dos meios já disponíveis.

2. No estudo da disciplina, verificou-se que a Administração Pública é uma organização que o Estado utiliza para canalizar adequadamente as demandas sociais, que serão atendidas por meio da transformação dos recursos públicos em ações modificadoras da realidade, mediante a produção de bens, serviços e regulações.

Neste sentido, com base nos conhecimentos adquiridos, explique qual o significado real da reforma administrativa e qual é o seu propósito. (2,0 pontos)

Preocupa-se mais com a eficiência da Administração Pública, a qualidade dos serviços prestados e as necessidades vitais da coletividade. O dinamismo operacional desaguou numa inevitável descentralização administrativa, e porque não dizer, numa flexibilização da administração.

São quatro os setores do Estado que são enumerados: o Núcleo Estratégico, as Atividades Exclusivas, os Serviços Não-Exclusivos e a Produção de Bens e Serviços para o Mercado.

Os Serviços Não-Exclusivos correspondem aos setores onde o Estado atua simultaneamente com outras organizações pública não-estatais e privadas. As instituições deste setor não possuem o poder de Estado. Este, entretanto, está presente, porque os serviços envolvem direitos humanos fundamentais, como os da educação e da saúde. São exemplos desse setor: as universidades, os hospitais, os centros de pesquisa.

A Produção de Bens e Serviços para o Mercado corresponde a área de atuação das empresas. É caracterizado pelas atividades econômicas voltadas para o lucro que ainda permanecem no aparelho do Estado como, por exemplo, as do setor de infra-estrutura. Estão no Estado, seja porque faltou capital ao setor privado para realizar o investimento, seja porque são atividades naturalmente monopolistas, nas quais o controle via mercado não é possível, tornando-se necessária, no caso de privatização, a regulamentação rígida.

3.Ao estudar o conteúdo, tornou-se possível verificar a evolução da atividade pública. Fala-se muito na inovação e modernização das organizações públicas. Neste sentido, pergunta-se qual a diferença entre Reforma Administrativa e Reforma de Estado? (2,0 pontos)

A Reforma Administrativa tem por escopo a reestruturação da nação, por exemplo: reduzir a interferência estatal na economia, amenizar o déficit público e a também a busca constante de melhoria na qualidade e eficiência e prováveis alterações nos mecanismos de controle dos recursos públicos.

Já a Reforma de Estado, tem como finalidade estabelecer mudanças na economia, nas esferas do poder público,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com