TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Coorporativa na América Latina

Por:   •  5/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE GOVERNANÇA COORPORATIVA.

TEMA: GOVERNANÇA COORPORATIVA NA AMÉRICA LATINA

Prof.ª EDGARD

Baysinger e Butler (1985, p. 101) dizem que o conselho de administração é uma parte importante da estrutura de governança de muitas grandes empresas.

O objetivo desta pesquisa é de analisar praticas de governança coorporativa dentro de quatro países da América Latina (Brasil, Argentina, México e Chile), frente aos princípios propostos pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Ao todo são sete princípios: (1) Direito dos acionistas; (2) Tratamento equitativo dos acionistas; (3) Relacionamento com Stakeholdres; (4) Evidenciação e transparência; (5) Responsabilidades dos Conselhos de Administração; (6) Melhoria no cumprimento de leis e sua responsabilidade e (7) Cooperação regional.

Para a pesquisa focou-se apenas no quinto principio que trata sobre as Responsabilidades dos Conselhos de Administração, já que o tema do mesmo é sobre a governança administrativa.

O foco principal é a realização de uma análise, para verificar como as empresas dessa região estão em relação aos princípios que a OCDE propõem.

Para a realização desse estudo, foram realizados nove questionamentos que expressam as principais recomendações sobre governança da OCDE para a América Latina, usando as principais empresas que tem um peso grande em cada país.

Ao final constatou-se que dentre os países, o México é o que mais possui o maior nível de atendimento aos princípios, que vem seguido do Brasil, Argentina e Chile. Constatou-se também que os resultados obtidos não foram satisfatórios, pois há uma distancia significativa entre o que seria o cenário ideal e a realidade dessa região. Os pontos que foram apontados como fortes, são em relação a ausência de comitês específicos e proibições de reuniões previas, e aqueles apontados como fortes, tratam da questão da separação de cargos (diretor presidente e presidente do conselho) e a existência de regras proibindo conselheiros façam debates e votações materiais onde tenha qualquer tipo de interesse.

Conclui-se que, essas práticas de governança coorporativa tem muito a melhorar, para que possam adequar-se ao nível máximo de atendimento ás recomendações internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com