TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grandes acidentes ambientais no Brasil

Por:   •  15/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliação a Distância - ADI

Disciplina: GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE                      

Nome do aluno: JARDEL FORASTIERI

Matrícula: 16213110288

Pólo: VOLTA REDONDA                      

                           

Grandes acidentes ambientais no Brasil

        Na última década o Brasil tem sofrido por diversos acidentes causados por empresas que acarretaram graves impactos ambientais. Podemos destacar dois grandes eventos que marcaram o país, não só pelos danos ao meio ambiente, como também o posicionamento do governo, as sanções que essas empresas receberam e suas vítimas.

        No final do ano de 2011, a petroleira norte-americana Chevron foi responsável por um alarmante vazamento de óleo na Bacia de Campos, litoral norte do Rio de Janeiro, que durante cinco dias ocasionou uma mancha de aproximadamente 60 km². O vazamento foi intenso e matou diversas espécies de animais, tais como peixes, mamíferos e aves marinhas, com prejuízos enormes ao ecossistema e a fauna brasileira, não havendo feridos no acidente.

            A causa do acidente foi provocada pelo excesso de pressão aplicada na perfuração dos poços, surgindo rachaduras nas rochas do leito oceânico, por onde vazaram 3.700 barris de óleo. Foi constatado pela perícia que a empresa americana não cumpriu o plano de emergência e, em vez de recolher o óleo, jogou apenas areia no poço e que mesmo ciente do contínuo vazamento, não suspenderam as perfurações. A Polícia Federal indiciou a empresa por negligência, omissão de informações, crimes ambientais e outras 25 infrações, resultando em multa de R$ 40 milhões. 

O posicionamento do governo Brasileiro, representado pela Agência Nacional do Petróleo, mesmo constatando e multando a empresa, liberou após dois anos de suspensão, o retorno da empresa as atividades assinando acordos para impedir novos vazamentos.

              Outro acidente ambiental bem recente, ocorrido no início de 2018, ocorreu no Município de Barcarena, nordeste do Pará, provocado pelo vazamento de rejeitos de bauxita vindos da barragem da mineradora Norks Hydro, empresa norueguesa instalada na região.

            A causa do acidente, pelo laudo do Instituto Evandro Chagas, constatou o vazamento de rejeitos e a presença de diversos metais pesados, inclusive de chumbo, em comunidades ribeirinhas, chegando a oscilar 50 ou 100 vezes acima do normal. Além disso, foram identificadas tubulações com ligações clandestinas para eliminar resíduos no igarapé da região.

           O posicionamento inicial do governo é de que o vazamento ocorreu devido às fortes chuvas no local, e que está analisando o laudo do Instituto. As sanções ainda não foram aplicadas pois está sendo realizado a investigação pelo Ministério Público do Pará, porém, a mineradora tem histórico de crimes ambientais na região e nunca pagou indenizações às famílias afetadas.         

           O impacto ambiental é que esta contaminação é nociva às comunidades que utilizam os igarapés e rios em busca de alimento, com a pesca, e também o lazer. Além disso, há a contaminação do meio ambiente como os seres vivos e plantas.

          O Brasil por suas dimensões continentais e por ter uma legislação ambiental muito vasta e dispersa, verificamos nos dois casos citados, um posicionamento desproporcional do governo com as empresas e com a recuperação ambiental.

Referências:

BRANCO, Marina. Gigante americana Chevron provoca vazamento de óleo na Bacia de Campos In: O Globo, Rio de Janeiro, 07/11/2007 [Internet].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (265.8 Kb)   docx (100.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com