TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS RELACIONADAS A CONTENÇÃO DE ÓLEO EM CASOS DE ACIDENTES AMBIENTAIS

Dissertações: TECNOLOGIAS RELACIONADAS A CONTENÇÃO DE ÓLEO EM CASOS DE ACIDENTES AMBIENTAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

8.2 TECNOLOGIAS UTILIZADAS PARA CONTER VAZAMENTO:

Assim que foi identificada a invasão de fluidos (petróleo), acionou o BOP (Blowout Preventer), equipamento de segurança, programado para provocar o fechamento do poço, e injetaram um tipo especial de lama no interior da tubulação, na tentativa de retirar o petróleo que havia subido.

No segundo dia, utilizou um robô conhecido como ROV, sigla em inglês para veiculo operado remotamente, para tentar identificar o ponto de origem do vazamento, e localizaram no solo marítimo sete fissuras, a maior com cerca de 300 m de extensão. Logo em seguida deu início aos procedimentos previstos no Plano de Emergência Individual.

Equipe técnica do IBAMA, ANP e Marinha sobrevoavam todo o tempo, a área com a finalidade de estimar a área afetada, fazendo comparação de imagens concedidas por satélite.

Foram utilizadas técnicas de cimentação definitiva do poço (deslocamento de lama pesada pré-cimentação), Segundo a empresa foram utilizadas 12 embarcações para dispersão mecânica da mancha.

O Tampão representado na figura 2, demosntra uma das técnicas utilizadas pelos técnicos responsáveis pela sonda, na tentativa de fechar o poço, que “não foi totalmente fechado por ineficiência da Chevron”, destaca o relatório do procurador da República Eduardo Oliveira na denúncia enviada à Justiça. (globo.com)

Figura 2:: Equipamento de contenção usado na Bacia do Frade

Fonte: globo.com

8.3 NO TRANSPORTE DO PETRÓLEO

Houve um derramamento de óleo em um dos dutos que ligam as instalações da Refinaria Landulfo Alves ao Terminal de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador, na manha do dia 02/11/2012. Segundo informações que constam do comunicado, “o vazamento adveio de um furo na tubulação, nas proximidades da ponte depois da Brasilgas e na beira da praia”.

Os pescadores da praia de Caípe de Baixo, localizada no interior da baía de todos os Santos, no município de São Francisco do Conde foi quem avisou ao comando do 2° Distrito Naval da Marinha o ocorrido.

De imediato uma equipe de Inspeção Naval da Capitania dos Portos da Bahia ( CPBA), foi enviada ao local do acidente, com o objetivo de averigura a localização e extensão da referida mancha.

Equipes da Petrobras trabalharam na contenção e limpeza da mancha de óleo, sendo possível observar apenas resquícios do material sobre a superfície do mar. A Petrobras assumiu em relatório, a responsabilidade do ocorrido e estimou o volume derramado em aproximadamente 0,13 m³.

8.4 TECNOLOGIAS UTILIZADAS PARA CONTER VAZAMENTO:

Analisando as fotos encontradas na reportagem feita pelo Jornal a Tarde e baseando nos estudos feitos sobre métodos para contenção de óleo em caso de vazamento, conclui-se que o um dos métodos utilizado neste acidente foi de remoção manual, método muito eficiente não causa nenhum dano ao ambiente afetado pelo derramamento, apesar de ser um método trabalhoso, pois é feito manualmente, utilizando utensílios como pás, rodos,baldes,latas,carrinhos de mão,é muito eficiente em ambientes como costões rochosos, praias, como demonstrado na figura 2.1.

Outro método utilizado na tentativa de conter o vazamento de óleo foram a s barreiras de contenção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com