TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupos /Equipes /Lideranças

Trabalho acadêmico: Grupos /Equipes /Lideranças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 8

Etapa 3 Aula tema Grupos /Equipes /Lideranças

Passo 1:

Construa uma argumentação de no máximo duas páginas relacionando trabalho em equipe, liderança, percepção, efeitos das ações e comunicação a partir da observação analítica da imagem sobre Trabalho em Equipe e referenciando teoricamente a abordagem com as definições apresentadas no PLT.

Argumentação: Trabalho em Equipe Texto /Livro

Trabalhar em equipe é mais divertido do que trabalhar individualmente, o que pode contribuir para melhorar nosso desempenho. Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado. Se no exemplo acima os integrantes do grupo trabalhassem como equipe, conhecendo a importância do trabalho de cada membro, tendo uma visão e objetivos comuns, certamente a falha apresentada não teria acontecido. Ter uma equipe altamente eficaz é mais do que ter um grupo de pessoas, visto que o trabalho em equipe precisa ser planejado, elaborado. Uma equipe motivada, bem liderada, numa empresa que tenha uma boa cultura, produzirá melhores resultados e será mais leal. Toda equipe é direcionada por um líder que teoricamente, tem como competência fundamental manter a equipe produtiva, motivada e gerando resultados para empresa, mas na prática: muitos líderes esquecem-se deste papel no dia-a-dia e acabam culpando a equipe pelos baixos resultados e pela falta de motivação. É incrível como isto é presente em vários níveis de liderança nas empresas. Quando os resultados são bons, o líder fez a diferença. Quando são ruins, é porque a equipe não é boa, não está preparada, não consegue atingir resultados ou está sob muita pressão. Agora sejamos realistas: Se a equipe tem todos estes problemas, quem é o maior responsável por isto? O LÍDER. Se ele não preparou a equipe, não desenvolveu as pessoas, não demitiu quem deveria, ele é o maior culpado pelos resultados ruins da equipe. Evidencia-se que as funções de orientar liderados, contribuir para a motivação, estimular o desenvolvimento pessoal, transmitir segurança e administrar o tempo, devem ser ações efetivas dos líderes e todas têm nos processos de comunicação uma base de apoio para o bom desempenho funcional. Podemos concluir que a boa comunicação dos líderes, na qual se inclui saber ouvir, favorece a auto-estima de equipes, melhora o clima organizacional e contribuiu para a solução de situações imprevistas. Deste modo, o desenvolvimento de habilidades de comunicação dos líderes e liderados deve ser uma prioridade nos programas de capacitação. O líder na sua função precisa tentar ao máximo identificar, minimizar todos os problemas da comunicação e detectar se as falhas de comunicação são humanas ou tecnológicas, assim conseguirá sempre se comunicar de forma clara e transmitir mensagens transparentes e objetivas a sua equipe.

Grupos

No PLT, vimos que os grupos de trabalho, se formam porque seus membros têm interesses, necessidades, e metas em comum.

No entanto mesmo estando unidos pelo mesmo ideal, é indispensável à comunicação entre os membros de uma equipe, também saber perceber qual a prioridade do trabalho e a dificuldade de cada um, para que todos juntos obtenham um bom resultado

Liderança

O trabalho em equipe proporciona o despertar do líder que há em cada pessoa, criando oportunidades de exercício da liderança; e por fim neste trabalho gera comprometimento, cooperação, aprendizagem e transformação.

Existe uma liderança compartilhada (democrática); os indivíduos se integram a equipe e procuram agregar conhecimentos. A imposição de suas próprias metas visa o produto de trabalhos coletivos; estimula-se nas reuniões o diálogo, praticam-se dinâmicas para solução de problemas, tem avaliação direta de seus produtos, e por último decide e implementa ações em conjunto. Nota-se que, o mesmo proporciona o estímulo nos integrantes de otimizar os seus conhecimentos, visto que o crescimento e o desenvolvimento da equipe torna possível o aperfeiçoamento dos integrantes como também na própria organização.

Pode-se perceber que o trabalho em equipe é fundamental para o desenvolvimento e o sucesso profissional do indivíduo e para o crescimento da organização. Então para saber trabalhar em equipe é necessário, respeitar o próximo como ser humano, saber ouvir o colega, ter um espírito de cooperação e compartilhar idéias e respeitar da opinião do próximo. Uma equipe é como uma família, tendo que se manter unida com respeito, honestidade e confiança para que seja possível a realização de um trabalho eficaz, criativo e de qualidade.

A Liderança no ambiente de trabalho porque fracassam as mudanças:

Quando um líder não consegue pensar no grupo e sim nos seus interesses pessoais.

Quando um líder não tem senso de urgência, não identifica prioridades.

Quando um líder não è motivado, logo não conseguira motivar seus liderados.

Quando um líder apenas impõe seu ponto de vista e não consegue pensar no interesse mutuo.

Quando um líder não identifica situações ameaçadoras

Quando um líder não facilita a realização de um trabalho, mas dificulta para que os objetivos não sejam alcançados

Quando um líder pensa que somente seus colaboradores têm a responsabilidade de correr atrás dos resultados.

Quando um líder não consegue solucionar problemas.

Conclusão.

Analisando a figura e buscando informações no PLT concluímos que para se trabalhar em equipe é necessário a boa comunicação entre os membros. Ter um líder com capacidade de percepção, de motivar seus liderados e de agir na hora certa para solucionar problemas também é fundamental.

Sendo assim, trabalho em equipe às vezes torna-se uma meta difícil de ser executada.

Passo 2: Faça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com