TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo Ou Equipe

Artigos Científicos: Grupo Ou Equipe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  4.020 Palavras (17 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Nunca, em nenhum outro período da história, escreveu-se ou falou-se tanto sobre o trabalho em equipe. Justamente em função disso, é chegada a hora de analisarmos, sob um ponto de vista crítico, o conteúdo colocado em pauta nestas persistentes ocasiões, pois muitos mitos e histórias mal contadas proliferam no meio empresarial a respeito do tema.

Por sinal, sempre que as pessoas se referem ao seu grupo de trabalho, mesmo os próprios Gerentes, utilizam o termo "minha equipe". Baseados na afirmação que toda equipe é um grupo, porém, nem todo grupo é uma equipe, há uma pergunta que precisa ser respondida: Como está a empresa? Vocês trabalham em grupo ou EQUIPE?

No passado, a empresa ou organização baseava-se nos princípios da divisão do trabalho e a sua supervisão. As limitações desse modelo provocaram o surgimento de um novo conceito organizacional, que consiste em substituir o trabalho individual, em partes e seqüencial, por trabalho em equipe.

Há vantagens e desvantagens de se trabalhar em equipe, tais como: as equipes têm mais fontes de informação (vantagem); alguém pode dominar a discussão ou sobrecarregar-se de tarefas (desvantagem). As desvantagens podem e devem ser sanadas para não comprometer algo maior: o bem-comum. Neste trabalho faz-se reflexão sobre a necessidade do trabalho em equipe, a distinção entre “grupo” e “equipe”

GRUPO OU EQUIPE?

Existe uma confusão generalizada entre trabalho em equipe e em grupo. A diferença básica é que no primeiro existe a definição da atuação de cada componente, enquanto no segundo, há um corporativismo acentuado. Enquanto no primeiro reina a importância da

multidisciplinaridade, no segundo, é a clonagem. Ou seja, os membros da equipe, em tese, são escolhidos por sua habilidade e competência; já no grupo, os membros são

aceitos muito mais por afinidades pessoais.

O trabalho em equipe já é uma exigência de mercado. Desse modo, o estímulo à utilização de técnicas de aprendizagem/treinamento devem ser implementada aos estudantes como parte formadora da pessoa tanto no aspecto pessoal quanto no profissional, mesmo por que o mundo trabalha melhor quando todos desempenham melhor suas habilidades.

De acordo com Amaru (1993, p.35)

no caso da empresa ou organização, esta baseava-se nos princípios da divisão do trabalho e a sua supervisão (herança direta da Revolução Industrial). Havia nítida separação entre empregados e supervisores. As limitações desse modelo provocaram o surgimento de um novo conceito organizacional, que consiste em substituir o trabalho individual, em partes e seqüencial, por trabalho em equipe dentro do qual integram-se o trabalho operacional e a autogestão

Entende-se que Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons. No entanto este grupo não é uma equipe.

E, que equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e atingimento das metas. O respeito aos princípios da equipe, a interação entre seus membros e especialmente o reconhecimento da interdependência entre seus membros no atingimento dos resultados da equipe, deve favorecer ainda os resultados das outras equipes e da organização como um todo. É isso que torna o trabalho desse grupo um verdadeiro trabalho em equipe.

A equipe é um grupo primário, em que seus participantes se conhecem, relacionam-se diretamente, havendo ainda uma unidade de espírito e de ação. Quando focalizam-se as equipes, verificam-se que os resultados que elas querem atingir são os objetivos da organização.

A formação de uma boa equipe que conquiste excelentes resultados tem sido uma busca cada vez mais freqüente em qualquer tipo de organização. A tradicional reunião de pessoas em busca de objetivos comuns, que, no passado, era chamada de equipe, hoje é entendida como sendo, na verdade, apenas agrupamentos, ou grupos. A verdadeira equipe é aquela que possui objetivos claros, sabe exatamente onde deve chegar, cresce enquanto equipe, mas que respeita e incentiva o crescimento de cada um dos seus componentes. Dessa forma, muito mais do que retratar o papel das equipes na organização, este artigo pretende descrever os tipos de personalidade, de forma que se consiga uma formação, através de uma melhor análise, de equipes de elevado desempenho, com personalidades que venham sempre a

somar.

A equipe traz consigo a ação, a execução do trabalho, agrupando profissionais de categorias diferentes, complementando-se, articulando-se e dependendo uns dos outros para objetivos comuns.

O Trabalho em Equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que dedicam-se a realizar uma tarefa ou um determinado trabalho.

Valorizando cada indivíduo e permitindo que todos façam parte de uma mesma ação, seja no campo escolar, profissional ou, até mesmo, em atividades cotidianas, o Trabalho em Equipe, além de possibilitar a troca de conhecimento é determinante nas relações humanas, pois motiva o grupo a buscar de forma coesa os objetivos traçados.

A necessidade de desenvolvimento do trabalho em equipe passa por diversos fatores de importância para a evolução profissional, como a definição de prioridades, o ajuste de metas, otimismo e o estar aberto a mudanças. Todas estas qualidades, quando são acrescidas ao ser individual (si próprio), pode significar o sucesso nas relações pessoais, o que forma um círculo virtuoso, propiciando assim as tarefas conjuntas.

É importante perceber que, quando se fala em trabalhar em equipe, fala-se em maior volume de atividades, mais e maior responsabilidade, comprometimento, flexibilidade, colaboração e esforço pessoal, detalhes que acabam sendo descobertos a cada novo dia de trabalho. Entretanto, como benefício, um grupo coeso aflora muitas características que até então passavam desapercebidas no individual, como a criatividade, a participação, visão de futuro, questionamento de posições e colocações e senso crítico.

Segundo a Psicóloga Solange B. R. Cremasco, a motivação é um fator substancial que deve estar ligado ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com