TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRUPOS E EQUIPES EM UMA ORGANIZAÇÃO

Projeto de pesquisa: GRUPOS E EQUIPES EM UMA ORGANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.246 Palavras (13 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 13

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO JULIAN CARVALHO - AEJC

FACULDADE SANTA BÁRBARA – FAESB

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ROBSON AP. SOUZA. ET AL.

TRABALHO DE PSICOLOGIA

GRUPOS E EQUIPES EM UMA ORGANIZAÇÃO

TATUI-SÃO PAULO

2012

ANTONIO MILTON DE CAMARGO JR.

ALAN RITZ

MÁRCIO BARBOSA DA SILVA

ROBSON APARECIDO DE SOUZA

RENAN CARDOSO

TRABALHO DE PSICOLOGIA

GRUPOS E EQUIPES EM UMA ORGANIZAÇÃO

Trabalho apresentado como requisito para avaliação

Parcial na disciplina de Sociologiado curso de Administração

De Empresas da Faculdade Santa Barbara – FAESB

Tatuí - São Paulo

ORIENTADOR: ProfºDenise Cristina

TATUI-SÃO PAULO

05/2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .....05

2 TRABALHAR EM GRUPO OU EQUIPE. QUAL A DIFERENÇA .....06

3 ENTENDENDO O TRABALHO EM EQUIPE .....07

4 COMO TRABALAHR EM EQUIPE .....08

5 FASES DO TRABALHO EM EQUIPE .....08

6 O LÍDER E A RELAÇÃO DE PODER NA EQUIPE .....09

7 O TRABALHO EM EQUIPE COMO FATOR DE QUALIDADE .....09

8 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO TRABALHOE EM EQUIPE ....10

9 CONCLUSÃO .....11

RESUMO

Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons. No entanto esse grupo não é uma equipe. Em um grupo, é inevitável que haja choque de opiniões, personalidades e estilos. O desafio é saber valorizar adiferença e tornar os inevitáveis conflitos impulsionadores do crescimento e da produtividade.

Equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metasespecíficas. A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimentodas atividades e atingi mento das metas. O respeito aos princípios da equipe, a interação entre seus membros eespecialmente o reconhecimento da interdependência entre seus membros no atingi mento dos resultados da equipe,deve favorecer ainda os resultados das outras equipes e da organização como um todo. É isso que torna o trabalho dessegrupo um verdadeiro TRABALHO EM EQUIPE.

Palavras - Chave:Grupo, equipe e Trabalho

ABSTRACT

Group is a group of people with common goals, gather general affinities. Respect and psychological benefits that members are, in general, produce results acceptable to bons.No but this group is not a team. In a group, is inevitable clash of opinions, personalities and styles. The challenge is to recognize the difference and make the inevitable conflicts drivers of growth and productivity.

Team is a group of people with common aims acting in the fulfillment of specific goals. The training team should consider the individual skills necessary for the development of activities and achievement of goals. Respect the principles of team interaction among its members and particularly the recognition of the interdependence of its members in achieving the team's results should encourage further the results of other teams and the organization as a whole. That's what makes the work of this group a true TEAMWORK.

Keywords:Group, teamandwork

1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem a finalidade de mostrar a importância da existência de grupos e equipes em uma organização,buscando levar o conhecimento sobre vários fatores para a formação ou não de uma equipe em uma empresa, procurando esclarecer o que é umgrupo e oque é uma equipe dentro de um ambiente de trabalho.

È importante observarmos que não é em toda empresa que é praticado o trabalho em equipe, pois muitos se confundem quando se fala em grupos e equipes no ambiente de trabalho. Existem empresas que formam seus grupos de pessoas para o desenvolvimento de uma tarefa, mas esses grupos nem sempre trabalham em união para o melhor de todos, em alguns casos começam a gerar conflitos entre pessoas do grupo por diferentes ocasiões, pode ser porque um individuo não tem o mesmo reconhecimento que seu colega teve, porque um deles tem que desenvolver uma tarefa mais difícil de que o outro ou até mesmo porque uma pessoa desse mesmo grupo ganha um salário melhor do que os outros. Esses fatores influenciam muito no desenvolvimento final de uma tarefa, pois são conflitos que existem hoje em muitas empresas.

Cabe aos chefes e supervisores saber contornar esse tipo de situação fazendo com que o seu grupo passe a trabalhar em equipe com a visão de desenvolver o melhorde sí para o bem de todos e da empresa. Para isso acontecer o líder tem que ter o seu instinto de liderança, pois é nele que os outros integrantes do grupo irão se espelhar, ou seja não basta apenas ser chefe tem que ter liderança para saber compreender a dificuldade de cada um.

2. TRABALHAR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com