TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene do Trabalho: Caracteriza a importância de reduzir o número de acidentes de trabalho

Por:   •  10/11/2016  •  Resenha  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo 1 - Higiene:

. Higiene do Trabalho: caracteriza a importância de reduzir o número de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.

 Como isso é feito?

 R: A organização deve tomar medidas de prevenção, como por ex. o reconhecimento dos fatores de risco para então tomar medidas eficazes no combate a doenças físicas ou psicológicas no trabalho.

. As medidas de prevenção englobam programas de "Higiene do Trabalho" q envolvam o ambiente físico e psicológico do trabalhador. Legalmente existem os seguintes programas:

 - PPRA: Programa de Prevenções de Risco

 -> Previsto na Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho NR9, estabelece q o empregador deve, por antecipação, reconhecer os riscos ambientais dos agentes físicos, químicos e biológicos q estão presentes no ambiente de trabalho e q possam causar danos a saúde do trabalhador, assim como tomar as devidas medidas de controle para eliminar ou minimizar tais riscos.

 - PCMSO: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

 -> Previsto na NR7 do Ministério do Trabalho, tem uma forte ligação com o PPRA, pois após o reconhecimento dos riscos ambientais, o médico do Trabalho (responsável pela elaboração do PCMSO) deve estabelecer os exames médicos os quais os trabalhadores devem ser submetidos na sua contratação, que se chama Exame Médico Adimensional. Há também os exames periódicos, de retorno ao trabalho e mudança de função.

      Com o resultado desses exames, o médico deve emitir um documento chamado ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) para CADA exame desse realizado.

 - AET: Análise Ergonômica do Trabalho

 -> Previsto na NR17. Nas disposições gerais dessa norma, o subitem 17.1 e 17.2 dizem o seguinte:

      17.1: Esta norma regulamentadora visa estabelecer parâmetros q permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

      17.2: Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta norma regulamentadora.

. Duas definições também importantes para a higiene do trabalho são o Ambiente Físico e o Ambiente Psicológico.

 - Ambiente Físico: associado ao PPRA. Quando relacionamos as condições do trabalhador ao seu posto de trabalho, sua estrutura física e ambiental. Aspectos relevantes: há os programas de higiene do trabalho para q sejam analisados e posteriormente implantados seus controles, já q alguns ambientes produzem agentes físicos, químicos e biológicos q causam um grande impacto na vida do empregado.

 - Ambiente Psicológico: associado ao AET. Quando falamos dos relacionamentos interpessoais, a relação do trabalhador com sua gestão, sua motivação para trabalhar, se as relações com seus colegas são saudáveis, entre outros. Aspectos relevantes: requer um ambiente de trabalho saudável, livre de pressões psicológicas, pois o processo emocional pode desencadear uma série de patologias psicossomáticas e inúmeras psicopatologias q estão, muitas vezes, diretamente relacionadas ao cargo q o indivíduo ocupa.

. Duas outras definições tb importantes são a Higiene do Trabalho e Saúde Ocupacional.

 Devemos encontrar no ambiente de trabalho um ambiente prazeroso e seguro, mas nem sempre é assim, pois todos os dias, vários trabalhadores são expostos a vários tipos de riscos. Seriam eles:

 - Riscos Físicos: temperaturas inadequadas, ruídos, radiações ionizantes e não ionizantes...

 - Riscos Químicos: poeira, fumaça, gases...

 - Riscos Biológicos: vírus, bactérias, fungos...

 - Riscos Ergonômicos: postura inadequada, repetitividade...

. Há tb muita negligência por parte de muitos empregadores, pois desconhecem suas leis, direitos e responsabilidades. Todos os empregados devem ficar a par das leis para q possam levantar e identificar o potencial de risco, evitando-o e controlando-o para evitar eventos desagradáveis q possam afetar sua saúde, podendo causar seu afastamento ou incapacitá-lo para o trabalho.

. Problemas de Saúde nas Organizações: as longas jornadas de trabalho e a cobrança por resultados são fatores considerados desencadeantes pelos principais doenças ocupacionais q tb podem ser causada por sedentarismo, alimentação inadequada, fumo, etc..., causando prejuízos, tanto para a empresa, como para o trabalhador:

 - Prejuízos p/a empresa: a perda de confiança em satisfação dos trabalhadores, o aumento da taxa de absenteísmo, alta rotatividade de mão-de-obra, as queixas de reclamações trabalhistas e a perda da qualidade dos serviços.

 - Prejuízos p/o trabalhador: problemas de saúde, relações sociais de trabalho desmotivadas e inseguras, desconfiança quanto à política de segurança e higiene do trabalho da organização e a consequente diminuição da eficiência do trabalhador.

. Ergonomia: envolve um conjunto de conhecimentos científicos focados no desenvolvimento de sistemas q visam o conforto, bem-estar e a prevenção da saúde do trabalhador em seu ambiente ocupacional. Ela possui 3 especializações:

 - Ergonomia Organizacional: relacionada com a cultura da empresa.

 - Ergonomia Cognitiva: relacionada  a mente do homem e sua interação com sistemas e máquinas.

 - Ergonomia Física: relacionada à fisiologia do homem.

 

 A Ergonomia possui abordagens q podem ser classificadas qt a sua abrangência, aplicação e interdisciplinaridade:

 - Abrangência: abordagem na microergonomia (q estuda o posto de trabalho) e na macroergonomia (q estuda o sistema de produção de produção).

 - Aplicação:

   -> Ergonomia de Concepção: é pensada desde o projeto do posto de trabalho.

   -> Ergonomia de Correção e de Arranjo Físico: é mais cara por consertar, adaptar algo para atender as situações existentes. Ex.: redimensionar os espaços, corrigir a iluminação, diminuir ruídos, regular a temperatura do ambiente (tornando-a mais adequada).

   -> Ergonomia de Conscientização: capacitação do usuário ao ambiente ergonômico para q ele possa usufruir essa tecnologia em toda sua plenitude.

 - Interdisciplinaridade: existe nas áreas de engenharia, design, psicologia, enfermagem, medicina e administração como áreas q contribuem através seus conhecimentos com a ergonomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com