TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Aula 03 Trabalho Escolar: Atividade Aula 03 Buscar 50 000 Trabalhos E Grátis Artigos

Trabalho Escolar: Atividade Aula 03 Trabalho Escolar: Atividade Aula 03 Buscar 50 000 Trabalhos E Grátis Artigos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.995 Palavras (12 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 12

Processos Gerenciais

2 – Disserte sobre o papel da empresa em gerar riqueza e agregar valor

Graças ao fenômeno da Sinergia, a empresa capta insumos, processa-os e fornece saída na forma de produtos ou serviços, em direção ao seu ambiente. P-O resultado das saídas deve ser maior do que o custo das entradas. Isso significa gerar riqueza e agregar valor.

3 – Disserte sobre o papel da empresa em distribuir a riqueza gerada

A riqueza gerada pela empresa não é totalmente apropriada por ela ou por seus proprietários. Como a riqueza é gerada graças à contribuição e à colaboração de vários grupos de interesses ou parceiros envolvidos, ela precisa ser distribuída proporcionalmente entre eles. Grande parte é revertida em lucros ou dividendos para os proprietários ou acionistas, outra em bônus ou recompensas para seus executivos e funcionários, outra em preços mais baixos ou qualidade mais alta para seus clientes, além dos impostos ao governo e benfeitorias para a comunidade.

4 – Explique o conceito de Missão Organizacional

A missão significa a razão de ser do próprio negocio. Por que ele foi criado e para que ele existe. O empreendedor pode abrir um negócio por muitas razões como prestar um novo e diferente serviço a sociedade, satisfazer novas expectativas dos consumidores aproveitar e incrementar novas tecnologias, ajudar a comunidade em determinados setores mais carentes, expressar criatividade e inovação ou investir a poupança em um negócio rentável. A missão da empresa está voltada para a definição do negócio e do cliente a fim de definir exatamente o que fazer (produto ou serviço), como fazer (tecnologia a ser utilizada e métodos e processos) e para quem fazer (mercado ou cliente).

5 - Explique o conceito de Visão Organizacional

Conforme ressaltado por Senge (1990), não há uma fórmula para encontrar a visão. Certamente, qualquer receita prescritiva que fosse apresentada não seria a mais adequada para todas as organizações, uma vez que o processo de concepção da Visão Organizacional é muito particular a cada organização. Porém existem algumas orientações que podem “ajudar” no processo de concepção de uma visão:

A visão deve retratar um estado futuro desejado;

A visão deve ser de longo prazo;

A visão deve ter uma descrição clara;

A visão deve estar alinhada com os valores centrais da organização;

A visão deve ser inspiradora e impulsionadora;

A visão deve prover focalização e alinhamento;

A visão deve prescindir de maiores explicações;

A visão deve confrontar padrões atuais.

(Resposta Retirada de: MISSÃO E VISÃO ORGANIZACIONAL: ORIENTAÇÕES PARA A SUA CONCEPÇÃO Marcelo Antoniazzi Porto Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção / Universidade Federal do Rio Grande do Sul -PPGEP / UFRGS)

6 – Explique os conceitos de Princípios e Valores.

Valores: Atitude compromissada da organização com seu modo de “estar”; uma dimensão situacional, porém não volúvel função da interação com o meio ambiente; uma escala de referência para as políticas de ações que podem ser aferidas numa escala de limites entre bom e mal sendo um guia “externo” de sua atuação; permite à sociedade identificar as atitudes da organização ante sua clientela (em sentido figurado – a personalidade); novos valores podem ser adquiridos e outros descartados, na adequação às variâncias sociais do ambiente. Por exemplo, a Responsabilidade Social é um valor novo para algumas empresas e outras, ainda virão a adotá-lo. O portfólio de valores: ditames morais, regras, leis, preceitos da organização orientam seu comportamento em relação aos seus clientes, não podendo ser confundido com objetivos ou interesses. (Valores: É um conjunto de crenças básicas detidas pelos indivíduos em uma organização referentes ao comportamento que ela tem, ou deveria ter sobre um conjunto de situações).

7 – Explique a estratégia empresarial de ajuste ou negociação.

Ajuste ou negociação: acordo ou compromisso com outras empresas quanto à troca de bens ou de serviços. O processo decisório de uma empresa é invadido ou, pelo menos, afetado pelo processo decisório de outras empresas do seu ambiente de tarefa, o que também lhe tira um bom pedaço de sua liberdade de ação ou de escolha.

8- Explique a estratégia empresarial de Cooptação ou Coopção.

Cooptação ou coopção: absorver novos indivíduos provindos de fora para a liderança ou a estrutura de decisão da política de uma empresa, como um meio de impedir ameaças ou pressões a sua estabilidade ou existência. Por meio da cooptação, a empresa conquista e absorve grupos inimigos ou ameaçadores, fazendo com que alguns líderes desses grupos venham participar de seu processo decisório. Aceitação de representantes de outras organizações.

9 – Explique a Estratégia Empresarial de Coalizão.

Coalizão: combinação de duas ou mais empresas que se unem para alcançar um objetivo comum. Políticas conjuntas de preços, consórcios de empresas, joint-ventures.

10 – Explique a estratégia empresarial de Competição.

A Estratégia Competitiva diz respeito à criação da vantagem competitiva em cada um dos ramos de negócios em que o grupo compete. Porter (1991) apresenta três estratégias genéricas, que podem ser utilizadas pelas empresas de forma combinada ou isolada, para competir em uma indústria: liderança no custo total; diferenciação; e enfoque.

11 – Explique a estratégia competitiva defensiva.

Empresa não quer correr o risco de ser a primeira a inovar, mas não quer ficar para trás em termos tecnológicos.

Quer aprender com erros dos pioneiros e aproveitar abertura de um novo mercado para oferecer soluções mais seguras e consistentes.

Não pretende apenas “xerocar” os inovadores, mas sim superá-los. Necessidade de capacitação própria. Em geral, inovadores defensivos têm marca conhecida e boa capacitação em áreas complementares, como produção e distribuição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com