TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Administração do Estado do Brasil

Tese: História Administração do Estado do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Tese  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: História Administração Pública Brasileira

Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

Professor: ROSA BEATRIZ MADRUGA PINHEIRO

Nome do aluno: MARLON LUIZ DE ARRUDA FIGUEIREDO

Data: 21/08/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

A partir do texto sobre o Barão de Mauá, disponível em http://www.empreendejovem.com.br/2010/04/o-barao-de-maua-e-o-empreendedorismo.html , responda as questões:

a. No período em que o Barão de Mauá obteve sua ascensão, quais eram as características do Estado e da administração pública no Brasil? Quais as origens deste modelo? (entre 10 a 20 linhas) (4,0 pontos)

O período em que o Barão de Mauá obteve sua ascensão foi o segundo reinado, um período na história do Brasil que compreende 58 anos, se computado o período regencial (1831 - 1840).

O período iniciou em 23 de julho de 1840, com a declaração de maioridade de D. Pedro II, e teve o seu término em 15 de novembro de 1889, quando o império foi derrubado pela Proclamação da República.

Nesse período o Brasil foi governado por D. Pedro II, que implantou um modelo de governo conhecido como Parlamentarismo Brasileiro, inspirado no Parlamentarismo Britânico. A transição entre os governos dos dois imperadores representou também o fortalecimento do poder do estado central no Rio de Janeiro sobre as províncias, ao conter diversas revoltas separatistas ocorridas em vários pontos do país.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mau%C3%A1

b. A história de Mauá inclui um importante evento da história do Brasil. Qual é este evento? Como a economia do país encontrava-se, na época? (entre 10 a 20 linhas) (4,0 pontos)

Mauá (1813-1889) viveu na época do Brasil Império (1822-1889). Nesse período muitos eventos importantes ocorreram inclusive vários em que o próprio Mauá participou como protagonista.

Foi considerado, pelos registros históricos, como o primeiro grande industrial brasileiro. Foi um dos grandes opositores da escravatura e do tráfico de escravos, entendendo que somente a partir de um comércio livre e trabalhadores libertos e com rendimentos poderia o Brasil alcançar situação de prosperidade. Todavia, somente com a Lei Áurea, de 1888, foi abolida a escravatura no Brasil, assinada pela princesa regente Isabel.

Mauá foi precursor também, no Brasil, do liberalismo econômico, não só defensor da abolição da escravatura mas também da valorização da mão de obra e do investimento em tecnologia e também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com