TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DE UMA OPORTUNIDADE E ANÁLISE DE CENÁRIOS

Por:   •  17/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Unisinos – Polo São Leopoldo

MAYCON SCHUTZ

ETAPAS 1 E 2

IDENTIFICAÇÃO DE UMA OPORTUNIDADE E ANÁLISE DE CENÁRIOS

São Leopoldo – 05 de Junho de 2019

Etapa 1

        As mudanças no mercado tecnológico fazem com que os profissionais de áreas especificas deixem de trabalhar.

        O desenvolvimento da tecnologia acelera a tendência do mercado de substituir as atividades que se baseiam em tarefas repetitivas e de rotina por automatização. As mudanças demográficas tem um grande papel nos estudos da população humana, que abrange tamanho, idade, sexo, raças, ocupação e demais dados estatísticos. Mudanças na distribuição geográfica, por exemplo, influenciam diretamente a forma como a empresa planeja a sua área de atuação.

  1. As mudanças sociais são inúmeras e constantes. Os meios de transporte evoluíram, as relações entre professor e aluno, a moda. A mudança social que vem mexendo com o trabalho de forma positiva é o “HOME-OFFICE” ou trabalhar em casa, pois hoje em dias, passa-se mais tempo no trabalho, mas em contrapartida é possível trabalhar em casa.

        Identifiquei que a mudança demográfica mais relativa para o planejamento do trabalho é o grande crescimento da população, pois influenciam em vários outros fatores demográficos, como: composto etário da população (envelhecimento), mercados étnicos e religiosos, mudanças nos padrões de moradia, mudanças geográficas (migração).

  1. No cenário politico não poderia deixar de citar a grande troca na presidência do Brasil, que está impactando mundialmente. Porém os últimos acontecimentos apontam para uma oscilação no governo que dificulta a leitura e a antecipação dos próximos passos da atual gestão. Estamos esperançosos na mudança da previdência, acho que é o primeiro “Start” para começarmos de novo um governo adequado.

Na questão de economia, o cenário se mostra mais positivo as mudanças de governo e planejamentos, como irei citar uma reportagem atualizada:

                A melhora da perspectiva de aprovação da reforma da Previdência garantiu a quarta alta consecutiva ao Índice Bovespa, que fechou aos 97.457,36 pontos, com ganho de 0,92%, nesta quinta-feira, 30. A bolsa brasileira teve fôlego para subir mesmo com desempenho hesitante das bolsas de Nova York e a apresentação de um projeto substitutivo do PL à proposta de reforma do governo, que gerou alguma cautela no período da tarde.” – Site da IstoÉ Dinheiro

  1. As tendências tecnológicas que uma organização precisa explorar em 2019 é o famoso Blockchain.

        Blockchain promete remodelar as indústrias, trazendo confiança, fornecendo transparência e reduzindo o atrito entre os ecossistemas de negócios, potencialmente reduzindo os custos, diminuindo os tempos de liquidação das transações e melhorando o fluxo de caixa. Hoje, a confiança é depositada em bancos, câmaras de compensação, governos e muitas outras instituições como autoridades centrais com a “versão única da verdade” mantida de forma segura em seus bancos de dados. O modelo de confiança centralizada adiciona atrasos e custos de fricção (comissões, taxas e o valor do dinheiro) às transações. O conceito de blockchain fornece um modo de confiança alternativo e elimina a necessidade de autoridades centrais em arbitragem de transações.

         As atuais tecnologias e conceitos de blockchain são imaturas, mal compreendidas e não comprovadas em operações de negócios em escala de missão crítica. Isto é particularmente verdade com os elementos complexos que suportam cenários mais sofisticados. 

  1. Baseado em dados históricos de determinados eventos, fazendo correlações com aspectos naturais, culturais, políticos, econômicos e sociais, consegui ter uma definição de tendência e prever necessidades desconhecidas no mercado. Pode-se dizer que cenários são descrições do futuro, conforme o que está acontecendo no presente, suas tendências e possíveis mudanças.
  2. O desafio estratégico de detectei foi: Ao realizar a pesquisa da questão 2 observei que as reportagens de economia dos países são distintas e não comparativas. Por exemplo, a economia dos EUA não está comparativa ao Brasil, e sabemos que é uma economia que mexe com qualquer setor no mundo.

Etapa 2

  1. Ideias de técnicas de Brainstorming e Scamper
  • Aplicativo de reportagens e resultados comparativos da economia de países;
  • Aplicativo para identificar caries nos dentes;
  • Aplicativo para supermercados com ideia de Drive Thru.
  1. A ideia do aplicativo de reportagens e resultados simultâneos e comparativos das economias do mundo foi à escolhida por mim, pois identifiquei a necessidade de pesquisa global de pessoas interessadas nesses assuntos e também para informar de uma forma mais fácil as pessoas que não são economistas.

        Poderá ser feito comparações de governo, leis e aspectos econômicos de todos os países subdesenvolvidos ou não. Esse aplicativo não é para pessoas cultas no assunto de economia, talvez um aplicativo para pessoas mais leigas no assunto, que gostaria apenas de se informar e se manter atualizadas nas economias do mundo.

  1. Características do produto inovador escolhido:
  • Facilidade de comunicação entre o aplicativo e consumidor;
  • Facilidade no acesso;
  • Fácil envio de conteúdo;
  • Conteúdos exclusivos de economia;
  • Comparador de economia de países do mundo;
  • Índices das Bolsas de valores;
  • Índices de valores de criptomoedas;
  • Ranking de países com melhor economia diária e não anual.
  1. Atende as necessidades de pessoas com baixo conhecimento no mercado econômico, que precisa de comparações de países subdesenvolvidos como EUA, China, Rússia e etc... Também atende alunos para realizarem pesquisas de economia, onde terá conteúdos que falaram de evoluções na economia do país e soluções de problemas atuais.
  2. Os principais clientes são pessoas que gostam de ler e entender, não profundamente, sobre economia. Que buscam resultados rápidos de pesquisa e conhecimento.
  3. Acredito que comprariam meu aplicativo por ser um facilitador na busca de conhecimento rápido e focado na economia dos países.
  4. É caracterizado como inovação, pois estará trazendo melhorias no processo de busca pela economia perfeita. Nesse aplicativo os sócios economistas iram colocar conteúdos diários para fortalecer o aplicativo. Os clientes também poderão optar por um plano onde podem colocar conteúdo mais simples e suas opiniões.

        Os concorrentes são fortes, como sites e apps de jornais, sites e apps de televisões, porem nenhum compara a economia dos países, são todos distintos, caso eu queria me informar sobre a economia da Irlanda, por exemplo, devo ter uma assinatura de conteúdos irlandeses e não um aplicativo brasileiro que junte tudo isso em um só e consiga comparar e fornecer todas as noticia sobre economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com