TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA PARA AS EMPRESAS DE PEQUENO, MÉDIO E GRANDE PORTE

Por:   •  8/10/2018  •  Artigo  •  5.133 Palavras (21 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 21

RESUMO

O presente artigo exibe a forma como surgiu a auditoria que ocorreu no Reino Unido por volta do século XIX, e de que maneira conseguiu conquista o seu espaço. Retratando a origem do cenário empresa, já que antigamente o comércio era representado por trocas, mas que decorrente as necessidade também foi conquistado seu espaço. Após apresentar tais circunstâncias artigo tem como propósito mostrar como funciona a auditoria nos diferentes tipos de empresas, sendo eles de grande, médio ou pequeno porte, já que para cada segmento as técnicas são praticadas de uma maneira.

Palavras – chave: Auditoria. Empresas. Porte. Crescimento.

ABSTRACT

This article shows how the auditing that took place in the United Kingdom dates back to the 19th century, and how it has achieved its space. Portraying the origin of the company context, since formerly trade was represented by trade, but that due to the needs was also conquered its space. After presenting such circumstances, the purpose of this article is to show how audit works in the different types of companies, being large, medium or small, since for each segment the techniques are practiced in a way.

Keywords: Audit. Companies. Porte. Growth.

1. INTRODUÇÃO

A história da contabilidade está ligada à grande necessidade de registrar as operações comerciais. No entanto a contabilização de riquezas surge juntamente com o início da história da humanidade, começando com a atividade de troca, que ao decorrer dos anos vem passando por diversas mudanças.

É assim, fácil de entender, passando por cima da Antiguidade, por que a Contabilidade teve seu florescer, como disciplina adulta e completa, nas cidades italianas de Veneza, Gênova, Florença, Pisa e outras. Estas cidades e outras da Europa fervilhavam de atividade mercantil, econômica e cultural, momento a partir do século XIII até o início do século XVII. Representaram o que de mais avançado poderia existir, na época, em termos de empreendimentos comerciais e industriais incipientes (IUDÍCIBUS, 2009, p. 16).

Até hoje a contabilidade vem sofrendo grandes mudanças diariamente para melhor atender a sociedade, tendo como objetivo o patrimônio, este representado pelo conjunto de bens, direitos e obrigações.

Tendo a contabilidade como um conteúdo de extrema necessidade, dentro dela tem alguns departamentos de grande importância, como por exemplo, a auditoria contábil, que surgiu primeiramente no Reino Unido, nos idos do século XVIII, em decorrência da Revolução Industrial. A auditoria começou a se desenvolver na Inglaterra devido à grande necessidade de analisar as novas corporações que substituíram a produção artesanal. E com o crescimento econômico logo a auditoria começa a ser adotada por outros países, principalmente no Canadá e nos EUA por serem países mais desenvolvidos economicamente. As análises de auditoria devido ser um exame detalhado de cada lançamento contábil, tinha um custo alto, acarretando inúmeros prejuízos para as entidades, assim houve a necessidade da criação de um sistema de controle interno para que as fraudes e erros fossem detectados com mais facilidade, assim corrigir as distorções ocorridas nas entidades. De acordo com Moisés M. de Melo com isso a função do auditor muda, passando da busca de erros dos demonstrativos, para o exame do sistema e teste de evidencia, com emissão de relatórios mais preciso das Demonstrações Contábeis (MELO, 2015).

Nesse sentido, o presente trabalho busca demonstrar a importância da auditoria para as empresas de pequeno, médio e grande porte de forma mais visível.

No entanto a necessidade da auditoria surge a partir da institucionalização do investidor capitalista, que exige relatórios mais precisos sobre a realidade financeira da entidade.  E com o aumento dos patrimônios os proprietários passam a não conseguir acompanhar pessoalmente o seu patrimônio, a partir disso vem a necessidade de delegar responsabilidades, de forma que mesmo distante o proprietário através dos relatórios pode ter controle sobre seus bens, assim surgindo o auditor que tem como objetivo a analisar documentos, livros contábeis, registros, além da fiscalizaras informações dos departamentos internos e externos, ou seja, averiguar com precisão os registros contábeis para obtenção de um grau maior de confiabilidade nas demonstrações contábeis por parte da entidade auditada.

Entretanto, é visível que as empresas não utilizam as ferramentas de auditoria da mesma forma, de modo que surge o problema do trabalho em questão: Os donos e gestores de empresas de diferentes tamanhos dão a mesma importância e utilizam a auditoria da mesma forma?

Acredita – se que nem sempre, dependendo de diversos fatores, uma vez que alguns gestores acreditam que eles por si só conseguem administrar e controlar sozinhos a sua empresa, e já tem empresas que não tem condições financeiras para custear uma auditoria, sem contar que cada empresa vive uma situação, sendo assim a auditoria é realizada de maneira diferente para cada entidade.

Com a intenção de pesquisar sobre as questões já expostas, o artigo tem por objetivo geral realizar uma comparação sobre a implementação da auditoria em empresas de diferentes tamanhos. Para tanto, faz – se necessário desenvolver os seguintes objetivos específicos: explicar o vem ser a auditoria; definir as diferentes classificações acerca do tamanho das empresas; e analisar como a auditoria é aplicada nas empresas de diferentes portes.

O que impulsionou a realização deste trabalho foi entender como funciona o procedimento de uma auditoria aplicada em diversos tamanhos de empresas, tomando por base as rotinas de cada entidade auditada para auxiliar a tomada de decisões de seus gestores.

2. BREVE ANÁLISE DA AUDITORIA ENQUANTO AUXÍLIO CONTÁBIL

O ramo da auditoria conquista seu espaço pouco a pouco, na antiguidade era pouco usada, mas que com a grande carência em planejamento e controle das empresas fez com que a área ganhasse seu espaço, e hoje a auditoria conta com diversas técnicas e normas ao seu favor.

2.1. Origem e Evolução

Assim como a contabilidade, a auditoria surge devido ao grande crescimento econômico, criando assim a necessidade dos registros dos patrimônios das entidades. No início as empresas eram constituída por familiares, não havendo grande necessidade de acompanhamento do patrimônio, e decorrente a evolução econômica veio a necessidade de captação de dinheiro, já que a economia e a concorrência vinha crescendo era necessário e de interesse crescer junto, e esse capital que as empresas precisavam para crescer tinham que partir de terceiros, surgindo assim os investidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (243.4 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com