TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anteprojeto para implantação de uma política e de técnicas em gestão do conhecimento em empresas de pequeno e médio porte.

Por:   •  20/6/2017  •  Ensaio  •  5.239 Palavras (21 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 21

SUMARIO

1.Introdução.......................................................................................................02

2.Objetivo...........................................................................................................04

   2.1Objetivo Geral...........................................................................................04

    2.2Objetivos Específicos................................................................................04

3.Justificativa do Tema......................................................................................05

4.Desenvolvimento............................................................................................07              

    4.1.Laboratório de análises clinicas ..............................................................09

    4.2.Implantação de uma política e de técnicas em gestão do conhecimento....................................................................................................11

5.Previsão do início e fim da implantação do projeto........................................18

6.Conclusão.......................................................................................................19

7.Bibliografia......................................................................................................22

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado para avaliação da disciplina de Gestão do Conhecimento, no curso de MBA em Gestão de Pessoas, pela Universidade Anhanguera Uniderp; que consiste em um anteprojeto para implantação de uma política e de técnicas em gestão do conhecimento em empresas de pequeno e médio porte.

Considerando a dinâmica e a proposta do trabalho como esboçada em sala de aula optamos por concretizar o presente na área da saúde em laboratório de análises clínicas no que tange à qualidade do sistema de TI, para maior rapidez e agilidade do sistema e otimização dos métodos de informação do laboratório. O método a ser utilizado é a pesquisa bibliográfica.

O conceito de Gestão do Conhecimento passou a ter grande destaque em função do desenvolvimento tecnológico observado no último século na área da saúde, incluindo os laboratórios clínicos, que não escaparam das mudanças ocorridas neste panorama. Assim, os serviços de saúde, antes de perfil simples e de menor abrangência, hodiernamente exigem não só o conhecimento técnico e cientifico, mas também o preparo gerencial dos seus dirigentes, para atender as necessidades dos seus clientes (consumidores), sendo necessária a adoção de técnicas de gestão do conhecimento, para a consecução estratégica dos objetivos e metas da organização.

No Brasil, os programas de controle de qualidade em laboratório clínico foram introduzidos na década de 70/80, com o Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e do Programa de Excelência para Laboratórios Clínicos (PELM) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC).

Os serviços de saúde, e em especial laboratórios clínicos, são novatos na utilização de metodologias de gestão do conhecimento no âmbito organizacional e administrativo, onde não só operações e processos devam ser priorizados, mais  também, deve ser priorizada uma visão global da organização na gestão do conhecimento, para que seu gerenciamento não revele apenas seu histórico, mas propicie subsídios para exercitar situações futuras; sendo necessário aplicar uma ferramenta, uma metodologia, uma forma de condução organizada da empresa, baseada no ambiente em que se encontra e fundada na gestão do conhecimento como um todo.

Segundo a ISO 9001:2015 um sistema de gestão do conhecimento fundado na qualidade tem a finalidade de dirigir e controlar uma organização. É um conjunto de regras escritas que organizam o funcionamento do quesito qualidade na empresa. Que atualmente tem sete princípios:

ISO 9001:20015

Foco no cliente

Liderança

Competência e comprometimento das pessoas

Abordagem de processo

Melhoria

Decisão baseada em informação

Gestão de Relacionamento

 

A implantação de um sistema de gestão de conhecimento que prima pela qualidade permite vantagens para os diretores, colaboradores e clientes. Para a alta direção, a aquisição de conhecimento sobre padronização e maior controle dos processos, facilitam a gestão do negócio e a tomada de decisões (Almeida & Pires, 2006). A evidência de comprometimento da alta direção com a integridade física e capacitação dos funcionários, assim como a definição de objetivos claros onde estes se sintam inseridos, proporciona maior comprometimento e envolvimento dos funcionários com as diretrizes da organização (Limongi, 2007).

O processo de implantação de um sistema de gestão de conhecimento baseado na otimização de sistemas pode requerer mudanças. As mudanças geram contradições e paradoxos porque implicam em ruptura parcial com práticas e hábitos que já estão consolidados (Vasconcelos & Vasconcelos, 2004)

Algumas ferramentas podem facilitar a implantação de sistemas de gestão da qualidade, tais como o Balanced Scorecard – BSC – que dentre outras, é uma ferramenta que desempenha muito bem a maneira de medir a performance de uma organização a tal ponto de poder ser usado, também como forma de gestão; assim o BSC contempla quatro perspectivas dentro da organização, que são: a) perspectiva financeira; b) perspectiva dos clientes; c) perspectiva dos processos internos e d) perspectiva do aprendizado e crescimento.

Nesta visão mais abrangente da organização, em termos de desempenho integral, a uma estratégia de gerenciamento permitem tomadas de ações decisórias mais concisas e menos pontuais.  Os laboratórios de análises clínica, na sua maioria, trabalham com medida de desempenho contábil-financeiro e, calcados nestas, conduzem o gerenciamento, determinando ações imediatistas e de pouco alcance, sendo que a gestão do conhecimento através das ferramentas aqui delineadas, proporcionam ações e controle de maior alcance e perenidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (219.6 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com