TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFORMÁTICA – Aplicadas às Áreas de Contabilidade, Administração e Economia

Por:   •  20/8/2018  •  Resenha  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do Livro: INFORMÁTICA – Aplicadas às Áreas de Contabilidade, Administração e Economia. De Edgard B. Cornachione Jr. [pic 1]

O livro se destina a suprir se destina a suprir as atuais necessidades existentes nos cursos de graduação ( Ciências Contábeis, Administração e etc.) relativamente a conceitos da área de informática.

No primeiro capitulo o livro apresenta uma interpretação de como se estrutura uma empresa, afim de evitar a distorção possível de ocorrer caso haja má caracterização (prévia) por parte do profissional da área contábil em relação ao seu foco de trabalho. Aborda sobre a visão da empresa, considerando um sistema um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário ou complexo. O profissional deve reconhecer a existência do todo, visualizá-lo, porém deve perceber e interpretar o fato de que esse todo é composto por uma série de partes. Deve, portanto, ser capaz de lidar com as interações sempre com o todo (empresa, grupo...). Essa visão do profissional é o ponta pé inicial para o estruturação formal e inteligente de uma empresa.

Em seguida, tem o objetivo de permitir um primeiro contato com o assunto “Pensamento de Dados e Sistemas de Informações Contábil-Financeiros”, fornecendo subsídios para a reflexão relativa à aplicação dos conceitos envolvidos, tanto em termos de foco na entidade, quanto em termos de sistemas de informações. Os chamados sistemas de informações são uma especificidade dos sistemas, preocupam-se em gerar informações oportunas e relevantes para determinada finalidade. Após visualizar conceitos que alicerçam sistemas e processamentos, devemos analisar as relações existentes entre as variáveis de um sistema genérico; as principais relações entre essas variáveis são as seguintes: eficiência, eficácia e produtividade.

Eficiência diz respeito ao método, ao modo de fazer algo. Em termos bem simples BIO consegue definir a eficiência como sendo “fazer certo a coisa”. Em outras palavras, ser eficiente e mater um nível de produção, reduzindo-se o consumo de recursos.

Eficácia já traz consigo a idéia de resultados, mais precisamente o grau de atingimento de objetivos, ou seja, é a maneira de indicar o grau de atingimento de resultados previstos. BIO define eficácia como sendo “fazer a coisa certa”. Ser eficaz é aumentar o grau de atingimento dos objetivos, mantendo o nível de produção. E a produtividade, é a relação das variáveis já citadas, ser produtivo é conseguir aumentar a produção, mantendo o mesmo nível de consumo de recursos.

Seguindo os capítulos abordou, também, que a base estrutural para se obter um bom sistemas de informações é possuir um bom banco de dados. O “bom sistema de informações” deve ser encarado como o que permite ao gestor que dele se utiliza extrair as informações necessários em tempo hábil e com menor custo de obtenção possível.

E, nesse caso, banco de dados em seu sentido mais amplo, ou seja, um banco de dados que deve ser visto como o banco de dados da entidade: ágil, flexível, bem montado, com base no envolvimento, adequado as necessidades e etc.

Sobre o processamento de dados, o que representa, realmente, a otimização do processamento de dados diz respeito a buscar a melhor forma de obter determinada informação com base em determinados dados, com preocupação em relação ao nível de custos que permita tal processamento ter o resultado mais favorável possível.

Atualmente, as tecnologias computacionais(equipamentos, logica, comunicação, conectividade, fácil relacionamento/uso etc.) estão se tornando cada vez mais acessíveis. Essa acessibilidade se dá, entre outros fatores, tanto em termos financeiros(recursos computacionais mais baratos) quanto em termos de existência(hoje, devido à pesquisa e a divulgação apropriada, é possível tomar conhecimento sobre a existência das mais variadas tecnologias de informática).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com