TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Aplicada A Administração E A Economia

Exames: Matemática Aplicada A Administração E A Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

Matemática aplicada a administração e a economia

“Se perguntarmos por que esta disciplina; a matemática está incluída na administração? É muito interessante fazermos uma análise deste fato, pois através de matérias e artigos sobre a matemática aplicada na administração, concluímos que a mesma está profundamente inserida na administração, assim como faz parte de nosso cotidiano. Fica claramente definido que a matemática contribui bastante para o administrador proporcionando a ele novas técnicas de planejamento, sejam no controle de finanças, na produção, na comercialização, negociações, ate mesmo na área de recursos humanos e em processo que envolve a administração em geral, bem como no desenvolvimento de seu raciocínio lógico. É formidável o apoio e as atividades exercidas que estimulam o raciocínio lógico e critico, dentro de variados problemas. Tem como base a idéia de selecionar à melhor tomada de decisão para diminuir riscos que podem afetar o futuro, a curto ou longo prazo.”

Função do 2º grau é estabelecida pela lei de formação f(x) = ax² + bx + c, sendo a, b e c, números reais e a ≠ 0, também chamada de Função Quadrática ou Função Polinomial. As funções do 2º grau possuem diversas aplicações no cotidiano, principalmente em situações relacionadas à Física envolvendo movimento uniformemente variado, lançamento oblíquo, etc.; na Biologia, estudando o processo de fotossíntese das plantas; na Administração e Contabilidade relacionando as funções custo, receita e lucro; e na Engenharia Civil presente nas diversas construções.

Observe alguns exemplos dessas funções:

• f(x) = x² + 4x +6 ;

a = 1 , b = 4 , c = 6 (Completa)

• f(x) = 6x² – 3x ;

a = 6 , b = - 3 , c = 0 (Incompleta, do tipo 'c = 0')

• f(x) = x² - 9 ;

a = 1 , b = 0 , c = -9 (Incompleta, do tipo 'b = 0')

• f(x) = - x² ;

a = -1 , b = 0 , b = 0 (Incompleta, do tipo 'b e c = 0')

• Toda função do 2º grau também terá domínio,imagem e contradomínio;

• Os valores de x são o domínio e a imagem e ocontradomínio são os valores de y. Então, podemos dizer que o domínio e o contradomínio são o conjunto dos reais.

A função do 2º grau assume três possibilidades de resultados ou raízes, que são determinadas quando fazemos f(x) ou y igual a zero, transformando a função numa equação do 2º grau, que pode vir a ser resolvida por Bháskara.

EXEMPLOS:

Esboce o gráfico da função :

- Desenvolvimento:

Vamos primeiro calcular as raízes usando Bhaskara. Os coeficientes são: a=1, b=-1 e c=-2.Colocando na fórmula de Bhaskara, temos:

As duas raízes são 2 e –1, então já sabemos os pontos por onde a parábola corta o eixo X. No gráfico, fica:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com