TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Na Economia

Artigos Científicos: Contabilidade Na Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 7

Contabilidade na economia

Introdução:

A contabilidade na economia, a sua importância para o desenvolvimento de pequenas médias e grandes empresas. Qual sua contribuição para o meio sócio econômico, e suas finalidades.

Resumo:

Empresas devem valorizar a contabilidade por ela possibilitar o fornecimento de informações cruciais para tomada de decisões em relação a seu patrimônio e seus custos.

É preciso ressaltar que a maioria das empresas tem como objetivo principal a contenção de custos para a sobrevivência da mesma.

Uma contabilidade correta irá agregar resultados econômicos e financeiros à empresa.

Introdução de Contabilidade:

A contabilidade fornece informações importantes às quais os administradores necessitam em suas tomadas decisões, as mais importantes são o controle de custos e despesas comparado com sua receita, e o controle de seu patrimônio seja ela micro, pequena ou grande. Porem as informações contábeis deve ser efetuado com dados que refletem a realidade, para que propiciem a empresa respostas para vários questionamentos.

Se os gestores absorverem as informações e analisar onde podem melhorar, com certeza irá ajudar as empresas manter-se no mercado que é altamente competitivo.

As alterações ocorridas na economia obrigam as empresa a fazer revisões em seu processo de gestão.

Introdução de economia

Economia de um modo geral é a junção de contabilidade e administração, ou seja, é uma visão mais abrangente do mercado como um todo,

Se para um economista é mais que necessário saber contabilidade, para um contador é crucial entender os conceitos básicos da economia, para que possa se dirigir aos seus estudos com mais conhecimento.

Definições:

Após essa breve introdução, vamos compreender melhor a definição de contabilidade e também de economia.

Contabilidade:

A contabilidade nada mais é que a ciência pela qual se estuda todo processo econômico financeiro de qualquer entidade com fins lucrativos. Tendo por finalidade demonstrar suas variações tanto em qualidade quanto em quantidade estudando suas consequências no aspecto financeiro.

Economia:

Economia é o conhecimento básico pelo qual sustenta-se áreas de estratégia, elaboração de cenários, marketing, teoria das organizações e administração da produção. Não por acaso grande parte dos economistas da academia americana estão vinculados a academia de business(negócios).Estudar a economia é estudar o processo de tomada de decisão em um ambiente de escassez.

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

A importância da Contabilidade para Micro e pequenas empresas

Observamos que os pequenos e médios empresários não têm a visão de quão é importante a contabilidade, ou seja, não consegue enxergar a contabilidade como um precioso instrumento de apoio gerencial na gestão de sua empresa.

Muitas empresas entram em processo de falência justamente por não terem controle de suas operações. Desprezam a contabilidade e suas importantes informações deixando-as em segundo plano e se preocupam com uma contabilidade apenas para responder ao fisco. Nesse caso os registros contábeis efetuados por essas empresas caracterizam uma contabilidade onde a principal preocupação é com os impostos a serem recolhidos. Este tipo de contabilidade não fornece relatórios fiscais que servem como referencial para decisões gerenciais, pois muitos empresários principalmente os micros e pequenos tendem a sonegar informações contábeis em função de uma cultura enraizada na nossa sociedade.

No entanto entre 2002 até 2006, ainda havia duvida em relação à obrigatoriedade da contabilização para microempresas e empresas de pequeno porte, pois nos artigos 970 e 1179 da lei nº 10.406, 10 de Janeiro de 2002 dispensa esse tratamento ao empresário rural e ao pequeno empresário, sendo esclarecido de forma objetiva somente pelo artigo 68 da lei complementar nº 123/2006 que institui o Simples Nacional, que estabeleceu da seguinte forma: “Considera-se pequeno empresário, para efeito de aplicação do disposto nos artigos citados acima, o empresário individual caracterizado como microempresário na forma desta Lei, nesse caso é o Microempreendedor Individual MEI.

Sendo assim podemos concluir mediante essas informações que as microempresas e as empresas de pequeno porte optantes ou não pelo Simples Nacional deverão adotar a contabilidade para os registros e controles das operações realizadas.

Hoje, a informação é tão importante quanto o capital e o trabalho, é a informação que permite competir e atender a uma demanda cada vez mais segmentada e exigente em termos de qualidade, rapidez e preços. Contudo, é necessário que os registros devam ser feitos de maneira correta e criteriosa, fundamentada em documento hábil e idôneo. O resultado será um controle verdadeiro no sentido econômico e financeiro, possibilitando a empresa extrair dados reais e consequentemente se refletirá numa economia para a empresa, pois, a contabilidade tem o poder de diagnosticar o quadro econômico e financeiro da empresa.

Contabilidade na Economia das Micro e pequenas empresas

As micro e pequenas empresas com faturamento de R$ 3,6 milhões ao ano criaram mais de 1 milhão de postos de trabalho entre janeiro e novembro de 2013. Com esse resultado, elas foram responsáveis por 88,3% do total de empregos formais gerados no País nesse período, contra 81,5% em 2012.

O levantamento foi feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em novembro, os pequenos negócios foram responsáveis pela geração de 91,5 mil vagas, o que equivale a um crescimento de 7% se comparado com o mesmo mês de 2012.

Qualquer entidade que necessite de empréstimos bancários e recorra a uma instituição financeira, deverá apresentar seus demonstrativos contábeis para análise de crédito. As informações advindas dos relatórios contábeis ajudam tanto o empresário a analisar as forças e fragilidade de sua empresa, viabilizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com