TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSEGURANÇA PÚBLICA

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PAULO RICARDO ROCHA MARCHIORI        RA: 1193362

ADMINISTRAÇÃO

PORTFÓLIO – 10º SEMANA

OUTUBRO – 2015

CAMPINAS – SP


PAULO RICARDO ROCHA MARCHIORI        RA: 1193362

ADMINISTRAÇÃO

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Administração do curso de Engenharia de Produção no Centro Universitário Claretiano

Professor EAD: João L. de S. Lima

 Administração

OUTUBRO – 2015

CAMPINAS – SP

     

1- INTRODUÇÃO

    Portfólio sobre Estudo de Caso Insegurança Pública com o objetivo de: Compreender o conceito de sistemas, no âmbito da gestão contemporânea. Refletir sobre os problemas existentes na gestão pública.                                 Verificar a ligação da teoria com a prática.

     2-ATIVIDADE

Com base na leitura do texto responda às seguintes questões:

1) Use o enfoque sistêmico para explicar as principais variáveis que produzem a violência

na sociedade brasileira.

Podemos utilizar o enfoque sistêmico para explicar a violência no Brasil, pois a mesma está relacionada a uma série de variáveis independentes, mas que se somadas formam uma complexa rede de problemas sociais, econômicos e políticos.

Onde podemos destacar a falta de políticas públicas voltadas efetivamente para o combate a violência, pois como o enfoque sistêmico procura frisar para enfrentar a complexidade é necessário ter competência para distingui-la, e isso falta e muito em nossos políticos. Temos um sistema governamental totalmente deteriorado onde vemos o apadrinhamento de cargos políticos por simples interesse e sem nenhum critério técnico. Isso se reflete nas Secretárias de Segurança Publica estaduais, onde a maioria das vezes os Secretários de Segurança jamais tiveram qualquer tipo de relação com politicas publicas de segurança.  

Podemos também destacar a má formação educacional da sociedade brasileira que utiliza metodologias e linguagens ultrapassadas com o mundo atual, temas como drogas e violência nem sempre são tratados como deveriam nas escolas, onde geralmente se tem o primeiro contato com as mesmas. A má distribuição de renda no país, onde poucos tem muito e muitos tem pouco. A falta de estudos e investimentos em politicas agrarias que não obriguem os moradores rurais a deixarem suas terras e vir morar na cidade, aumentando o índice de urbanização que acaba por criar um cinturão de pobreza ao redor das grandes cidades, aumentando as desigualdades sociais.

 Desorganização e ineficiência dos órgãos do governo em geral, bem como casos de corrupção e impunidade, que colocam o governo em descrédito com a população e geram conformismo frente a situação do país.- E conforme foi abordado no estudo de caso, a falta de estruturação das instituições de Segurança Pública e também a “concorrência” entre polícia civil e militar, que, aliados a processos judiciais lentos e burocráticos, são propícios a uma situação de insegurança pública.

2) Use o enfoque sistêmico para explicar a violência da polícia em relação à população.

Utilizando o enfoque sistêmico para explicar a violência da policia em relação à população podemos citar diversos fatores como a falta de estruturação da policia em um âmbito geral, falta de investimentos na formação dos policiais, o apadrinhamento de promoções, maus tratos que sofrem de seus superiores, as rígidas e ultrapassadas normas militares, a corrupção que se instaurou dentro da maioria das corporações, os baixos salários e a falta de reconhecimento por parte dos seus superiores para aqueles que estão realmente realizando a atividade de policiamento nas ruas das cidades.

Além disso, podemos citar a impunidade com os crimes realizados pelos os militares, e a falta de investigação dos mesmos, e também a falta de investimento do Estado em novas tecnologias para que a policia consiga se anteceder aos crimes e não simplesmente sair atirando para depois perguntar quem era o criminoso.

3) Em sua opinião, quais são as desvantagens de haver duas corporações, na mesma

base geográfica, responsáveis pela segurança pública? Há alguma vantagem?

Em minha opinião não existe nenhuma vantagem, pois temos duas corporações que acabam não se falando, não são unidas e respondem a órgãos distintos e na maioria das vezes realizam o mesmo trabalho, as mesmas investigações, o que acarreta em um desperdício do dinheiro publico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com