TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERNET MOVIMENTOS SOCIAIS

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)

JOSÉ VILARINHO DE SOUSA NETO

INTERNET E MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

TERESINA

2016


JOSÉ VILARINHO DE SOUSA NETO

INTERNET E MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Administração da Universidade Federal do Piauí como requisito para obtenção da terceira nota da disciplina de Ciência Política sob orientação do Prof. Robert Bandeira

TERESINA

2016


A INTERNET E OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADÂNIA

  1. Introdução

Antes de iniciar uma discursão a respeito de cidadania, é preciso, primeiramente, saber o que essa significa. Por ter um conceito abstrato, tem que se ter cuidado, na hora de fazer um estudo sobre a cidadania. Primeiramente, de acordo com as ciências sociais todos são cidadãos, já que para essa condição acontecer só é preciso pertecemos a um Estado e compartilhar direitos comuns.  

Para a constituição brasileira cidadão é aquele que usufrui das garantias e direitos fundamentais taxados por ela, que são o direito à vida, à liberdade, à igualdade perante a lei; esses são chamados de direitos civis. Além disso é poder participar nas decisões da sociedade, o direito de votar e ser votado para cargos políticos; o que constitui os direitos políticos. O cidadão também precisa usufruir de direitos sociais, para poder viver em uma sociedade democrática justa, estes são: direito à educação, ao trabalho justo, à saúde e à uma velhice tranquila.

Os direitos que garatem a uma pessoa o status de cidadão foram conquistados a partir de vários movimentos sociais ao decorrer do tempo, porém esses direitos não foram destinados a todas as pessoas. Os primeiros a garantir-los foram os homens, as mulheres e os negros, tiveram que travar durar batalhas para obeter os mesmos direitos. No entanto, até os dias de hoje mulheres, negros e homosexuais não têm seus direitos respeitados e precisam lutar diariamente para tê-los reconhecidos.

Este texto tem por objetivo analisar, a importância da Internet para a conquista dos direitos de grupos minoritários. Além disso, a importância da mesma para a organização de movimentos sociais que, geralmente, são marginalizados pela socieadade. Ademais, tentar entender o porquê desses grupos ainda sofrerem com preconceito, mesmo depois de anos de lutas.

  1. Internet e Movimentos sociais

A intimidação que os movimentos socias conseguem fazer sobre as instituições tradicionais e a poder que a internet tem de mobilizar a sociedade, torna-os grandes aliados.  Isso é possível graças ao alcance global da internet, a qual proporciona:

“[...]o acesso direto às notícias, permitindo diversas formas de interatividade, ‘informar-se’ deixa de ser apenas um ato racional e objetivo para se tornar também uma atividade de interação que possibilita um ‘estar aí’ e uma forma de participação a distância de um evento que deixa, portanto, de produzir apenas um ‘assistir’ aos acontecimentos.

Mais que ler as notícias, difundem-se hoje, entre as novas gerações e os internautas, o desejo e a possibilidade técnica de mergulhar nela, ‘experienciando’ as informações e ao mesmo tempo através da prática da interatividade se tornar parte das mesmas.“(FELICE, 2012, p.161)

 É por esta que razão, que os movimentos sociais têm uma importância significativa para a construção da cidadania de grupos que historicamente foram excluídos da sociedade. Atualmente a internet é primordial para esses grupos, pois através dela eles podem expressar suas opniões livremente, as quais muitas vezes são vistas como vitimismo ou falta de “senso de humor”.

A Internet, no entanto, não só permite que grupos minoritarios briguem por seus direitos, infelizmente ela é usada por pessoas preconceituosas, que se utilizam do anonimato para publicar ofensas contra diferentes grupos. Isso faz com que ela se torne, também, uma força na disseminação do preconceito, principalmente, porque ela cria nas pessoas a ideia de que podem compartilhar o que quiserem, sem sofrerem penalidades.

  1. Importância das redes sociais

Com o advento das redes sociais essa situação se tornou mais claro, pois segundo Marteleto (2001, p. 72) elas são lares de “[...] um conjunto de participantes autônomos, unidos de ideias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados”. Por acolher um grande número de pessoas, é muito fácil para uma achar alguém que compartilhe, os mesmos interesses e ideias. Essa situação pode ser vista por dois ângulos, de um é uma coisa boa, pois permite troca de ideias entre pessoas de diferentes lugares, por outro lado, também facilita a disseminação de ofensas e violência.

Contudo, mesmo sendo algo ruim, o compartilhamento de preconceitos pela Internet, isso serviu para expor o que estava camuflado há anos. Por muito tempo foi espalhada a ideia de que o Brasil era o país da diversidade, no qual não havia preconceitos. Com o aparecimento da Internet isso acabou se revelando uma grande mentira, os preconceitos sociais, raciais, sexuais e até políticos estavam apenas contidos, geralmente, no medo das pessoas de se exporem ou porque queriam ser “politicamente corretos”.

De acordo com Marx (1975) as mudanças na sociedade ocorrem a partir da ebulição dos movimentos sociais: contra o capital e o Estado. É por isso que os movimentos sociais adquiriram grande importância e relevância, nos dias atuais. Já que, os grupos minoritários, depois de anos sofrendo repressão, resolveram se revoltarem contra o sistema e defender seus direitos.

Hoje em dia, estes grupos, que antes não tinham vozes, estão sendo representados tanto na internet, quanto nas ruas, mesmo havendo, ainda, repressões contra eles, e, pessoas que acham tudo isso uma baboseira. Essas pessoas, geralmente sem interesse de se informarem, costumam espalhar que os movimentos sociais, têm como objetivo, adquirirem privilégios sobre os demais. Pode se ver isso claramente a respeito do movimento feminista, vários homens e até mulheres, de famílias tradicionais, dizem que esse movimento é para acabar com os homens e darem as mulheres mais privilégio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com