TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AO PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.963 Palavras (20 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 20

Sumário

1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES ......................................................................................3

2. INTRODUÇÃO AO PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV ..............................5

3. OPERACIONALIZAÇÃO DO PIM IV ......................................................................................9

4. DICAS ÚTEIS ..............................................................................................................................10

5 ESTRUTURA DO PROJETO .......................................................................................................11

6. ORIENTAÇÕES DETALHADAS ................................................................................................13

7. PROCEDIMENTOS DE ENVIO DO PROJETO .......................................................................19

8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROJETO ..........................................................................20

9. DÚVIDAS SOBRE O PROJETO ................................................................................................24

3

Serviço Social

1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira decorre de uma demanda excessiva por profissionalização no mercado de trabalho. Essa necessidade, por sua vez, é motivada pelos desafios impostos, inerentes à competitividade presente nos diversos setores produtivos da economia brasileira.

Consequentemente, a área financeira pode representar um papel importante em nossa sociedade ao auxiliar, de modo eficiente, diversos processos de tomada de decisão constantes nas mais diversas organizações. Para tanto, o gestor financeiro deve se caracterizar como um profissional cujo conhecimento técnico seja sólido, atual e dinâmico. O administrador financeiro de hoje está mais ativamente envolvido com o desenvolvimento e a implementação de estratégias empresariais que têm por objetivo o crescimento da empresa e a melhoria da sua posição competitiva. Por isso, muitos altos executivos vêm da área financeira1.

Com base nesse pressuposto, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Paulista – UNIP EAD foi concebido para a adequação das tendências contemporâneas necessárias à construção de caminhos para a profissionalização, a partir de trilhas formativas e de atualização permanente, de acordo com a realidade de um mercado de trabalho que segue em constante modificação.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Paulista – UNIP EAD tem a missão de contribuir, por meio de um processo rigoroso de ensino e aprendizagem, para a formação de pessoas capacitadas que contribuirão para a realização do sucesso das organizações e para a prática e o exercício da cidadania.

1Faz referência ao livro Princípio de administração financeira, do autor Lawrence J. Gitman, Editora Pearson Prentice Hall, 12. ed., 2010.

4

Manual de Estágio

A partir de uma perspectiva prática e de acordo com a missão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Paulista, o Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM tem o propósito de contribuir para o conhecimento profundo dos princípios da administração financeira, assim como de suas relações sociais existentes, fazendo com que o aluno seja capaz de elaborar juízos de valores e ensaios de superação, onde for necessário, em sua futura prática profissional.

Outra possibilidade inerente ao Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM consiste em desenvolver no aluno a devida instrumentação profissional teórica, prática e legal, que lhe permita intervir nas rápidas e constantes mudanças sociais e de mercado, tomando decisões gerenciais com capacidade de responder às necessidades das organizações.

Por último, o Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM também se propõe a habilitar o estudante, em sua atuação profissional, nas mais eficientes técnicas gerenciais de identificação, registro, acumulação e interpretação das situações patrimoniais e financeiras, a fim de desempenhar suas funções com senso de responsabilidade social, em um mundo globalizado e em constante transformação.

Vale ressaltar que, de uma perspectiva acadêmica, o Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM consiste, em última análise, em um projeto de pesquisa com caráter acadêmico. Assim, trata-se, nesse caso específico, de um projeto que se propõe a ampliar o entendimento do mundo em que vive e trabalha o pesquisador (isto é, o estudante).

Dessa forma, o Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM visa a desenvolver, no estudante, o significado subjetivo dirigido ao fenômeno das organizações sob a perspectiva da gestão financeira, a partir de suas experiências.

5

Serviço Social

2. INTRODUÇÃO AO PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

O Projeto Integrado Multidisciplinar IV – PIM IV consiste no desenvolvimento de um projeto em formato de pesquisa acadêmica, com propósito de propiciar condições à ampliação do conhecimento e ao desenvolvimento prático de uma série de conceitos teóricos, a partir da integração multidisciplinar com foco em uma organização (empresa).

Assim, o fenômeno ou objeto de estudo do pesquisador no PIM IV consiste em uma organização (empresa de mercado) que deve ser escolhida para a realização da referida pesquisa, aplicando suas percepções, análises e conclusões por meio da metodologia científica.

2.1 Pesquisa Qualitativa

O Projeto Integrado Multidisciplinar IV consiste em uma pesquisa do tipo qualitativa, pois trata de um meio para explorar o significado que os profissionais de mercado e os membros da comunidade acadêmica atribuem ao fenômeno das organizações, sob a perspectiva da gestão financeira.

O processo de pesquisa do Projeto Integrado Multidisciplinar IV envolve o problema de pesquisa, as estratégias e métodos de investigação, que serão detalhados adiante no presente material.

6

Manual de Estágio

2.2 Estudo de Caso

A estratégia de investigação adotada no PIM IV consiste em um estudo de caso. Neste projeto, o pesquisador irá explorar em profundidade uma empresa, em suas atividades gerenciais, para gerar suas próprias percepções, análises e conclusões acerca daquela empresa, detalhadas a partir da coleta de dados secundários2 durante o período de pesquisa.

2.3 Questão de Pesquisa

A questão ampla de pesquisa que demanda a exploração da empresa de mercado (escolhida como objeto de estudo) e dos conceitos teóricos centrais propostos pelo Projeto Integrado Multidisciplinar IV é a seguinte: Como é a gestão dos negócios em termos de políticas organizacionais para o orçamento empresarial na ____________ (insira o nome da empresa escolhida como objeto de estudo)? Como pode ser descrito o estilo de liderança predominante na gestão daquela empresa? E qual é o papel desempenhado pelo mercado de capitais na gestão financeira da organização?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com