TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIMENTOS PARA EXTENSÃO DE INVESTIMENTOS PARA EXTENSÃO DE REDE DE ÁGUA E ESGOTO E SEUS RESULTADOS NO BAIRRO ANGELINA RAMOS.DE ÁGUA E ESGOTO E SEUS RESULTADOS NO BAIRRO ANGELINA RAMOS.

Por:   •  7/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 6

UNISALESIANO

Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium

Curso de Administração

Karina Murcelli Bussad

Maria Aparecida Silva Gabriel

INVESTIMENTOS PARA EXTENSÃO DE REDE DE ÁGUA E ESGOTO E SEUS RESULTADOS NO BAIRRO ANGELINA RAMOS.

SABESP

Lins – SP

LINS – SP

2015

KARINA MURCELLI BUSSAD

MARIA APARECIDA SILVA GABRIEL

INVESTIMENTOS PARA EXTENSÃO DE REDE DE ÁGUA E ESGOTO E SEUS RESULTADOS NO BAIRRO ANGELINA RAMOS.

Projeto de Pesquisa Descritiva apresentado ao Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, sob a orientação dos Professores Me. Irso Tófoli e Ma. Heloisa Helena Rovery da Silva.

LINS - SP

2015

LISTA DE SIGLAS

SABESP: Companhia de Saneamento Básico do Estado de são Paulo.

SUMÁRIO

1 TEMA4

1.1 Delimitação do tema4

2 OBJETIVOS4

2.1 Objetivo geral4

2.2 Objetivo descritivo4

3 JUSTIFICATIVA, DELIMITAAÇÃO DO TEMA-PROBLEMA E HIPÓTESE    4

4. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA6

4.1 Delimitação do campo de pesquisa6

4.2 Métodos6

4.3 Técnicas...7

5 CRONOGRAMA8

REFERÊNCIAS9


1 TEMA

Investimentos financeiros.

  1. Delimitação do tema

Investimentos financeiros para atendimento de usuários do sistema de água e esgoto do Bairro Angelina Ramos, Lins – SP.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

 Analisar e avaliar a viabilidade econômica de investimento no projeto de implantação de água e esgoto executados no Bairro Angelina Ramos, Lins – SP.

  1.  Objetivos específicos

2.2.1 Descrever a evolução histórica da empresa na cidade.

2.2.2 Fundamentar as teorias referentes aos conceitos de saneamento básico.

2.2.3 Demonstrar a importância dos sistemas de abastecimento de água.

2.2.4 Fundamentar a relevância dos projetos de extensão de redes.

2.2.5 Fundamentar as teorias relativas a investimentos e retornos financeiros

2.2.6 Avaliar os valores financeiros envolvidos no investimento de saneamento do Bairro Angelina Ramos.

2.2.7 Analisar os retornos financeiros resultantes do investimento.

  1. JUSTIFICATIVA, DELIMITAÇÃO DO TEMA-PROBLEMA E HIPÓTESE

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é uma empresa de economia mista responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 364 municípios do Estado de São Paulo. É considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida.

Para oferecer serviços de qualidade, mantém uma gigantesca estrutura e nos últimos cinco anos investiu cerca de R$ 11,9 bilhões. Nos últimos 25 anos foram perfurados mais de 12 milhões de poços no mundo.

A companhia atua no município desde dezembro de 1975, atualmente com seus vinte poços, fornecendo para Lins e para o Distrito do Guapiranga 318,61 litros de água tratada por segundo.

A Sabesp – Unidade de Negócio de Lins, localizada na Rua Tenente Florêncio Pupo Netto, 300 - Jardim Americano, é responsável pelo atendimento de 83 municípios do interior de São Paulo. Preocupada com o bem-estar social e ambiental, busca através de seus projetos de responsabilidade socioambiental e de ações sustentáveis uma melhor qualidade de vida à população que atende (CRUBELATI, BROCHATO; CARDOSO, 2010, p.16).

O Sistema de Abastecimento de Água - SAA ou Rede de Distribuição representa o sistema mais integrado do conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade. As principais delas são: captação, adução, tratamento reservação e distribuição.

O presente trabalho pretende analisar a exposição dos investimentos realizados para distribuição de água (parte final do sistema, onde a água é efetivamente entregue ao consumidor, pronta para ser consumida) de um novo bairro, na cidade de Lins.

O uso da análise de investimento é de extrema importância nas tomadas de decisões. Tirei aspas da citação

A boa administração financeira propõe que todo investimento ou uso de capital merece uma rigorosa análise de viabilidade, buscando avaliar as alternativas perante o custo do capital. Como as alternativas existentes para o financiamento do ciclo operacional e ou capital de giro são diversas, é de extrema importância que o administrador financeiro busque conhecer o custo efetivo de cada uma destas fontes, através dos instrumentos de análise competentes, para posterior tomada de decisão. (KUSTER; NOGACZ, 2002, p.44).

Costuma-se fazer uso de vários indicadores que darão suporte para a decisão da viabilidade econômico-financeira dos projetos de investimentos.

As técnicas para apuração de custos, sejam contábeis ou gerenciais, são aplicáveis em todos os negócios, de um modo geral, principalmente para planejar, administrar e controlar as atividades econômicas resultantes de cada negócio que pode, resumidamente, explorar atividade industrial, comercial ou prestação de serviço. As atividades exploradas pelas empresas são as fontes geradoras de recursos: são as receitas resultantes das vendas de bens e/ou serviços. (POMPERMAYER; LIMA, 2002, p.52).

Para a implantação de um projeto de extensão de rede de Água e Esgoto – AE em um bairro novo é necessária a provisão de recursos financeiros calculados antecipadamente. Esses cálculos levam em conta a situação atual da localidade do novo bairro, clima, acessos, população a ser atendida, topografia, hidrologia, características urbanas, condições sanitárias, perfil socioeconômico, perfil industrial e se há ou não infraestrutura de saneamento existente (água e esgoto) que possam facilitar ou até mesmo reduzir os custos de implantação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (354.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com