TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimento inicial e seus subsequentes aumentos ou expropriações realizados na empresa e o resultado obtido a partir da comparação de contas de receitas e despesas para o período de relatório

Pesquisas Acadêmicas: Investimento inicial e seus subsequentes aumentos ou expropriações realizados na empresa e o resultado obtido a partir da comparação de contas de receitas e despesas para o período de relatório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 4

PATRIMONIO

Anderson Daniel Frainer Berri

PROF.(a) Claudia Medeiros

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD 0344) Gestão de Custos

04/02/14

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo evidenciar, o investimento inicial de capital e seus aumentos posteriores ou desinvestimentos feitos na entidade, e o resultado obtido do confronto entre as contas de receitas e despesas dentro do período contábil.

Palavras-chave: Lucro; Patrimônio; Capital.

1 INTRODUÇÃO

Entende – se por receita a entrada de elementos para o Ativo, sob a forma de dinheiro ou direitos a receber, correspondentes, normalmente, à venda de mercadorias, de produtos ou à prestação de serviços. Uma receita também pode derivar de juros sobre depósitos ou títulos e de outros ganhos eventuais.

A obtenção de uma Receita resulta, pois, num aumento de Patrimônio Líquido.

As receitas podem ser Operacionais e Não Operacionais.

2- RECEITAS OPERACIONAIS

São as que derivam do exercício das atividades normais da empresa. A legislação tributária as conceitua como o resultado das atividades Principais e Acessórias que constituam o objeto da pessoa jurídica, onde:

• Principais são as receitas decorrentes da venda de bens ou serviços por excelência;

• Acessórias são as provenientes de operações complementares, tais como as receitas financeiras e de aluguel, nas empresas que não se dedicam a intermediação financeira nem imobiliária.

3-DESPESA

Entende – se por Despesa, o consumo de bens ou serviços, que, direta ou indiretamente, deverá produzir uma receita. Diminuindo o Ativo ou aumentando o Passivo, uma Despesa é realizada com a finalidade de se obter uma Receita cujo valor seja superior à diminuição que provoca no Patrimônio Líquido.

Há gastos que não são nem nunca serão custos, porque não preenchem a condição básica de estarem vinculados ao processo de produção de bens e serviços ou à atividade de aquisição de mercadorias para revenda.

“Portanto,” Despesas são gastos não compreendidos como Custos, consumidos direta ou indiretamente no esforço da entidade de auferir receitas” (Celso, Eugênio Gonçalves. Eustáquio, Antônio. Contabilidade geral. Atlas ed. 1998.p. 88).

4-PERDAS

Distingue – se de Custos ou Despesas por sua característica de anormalidade ou involuntaridade. Não representa esforços normais ou derivados, voluntariamente, da intenção de se obterem receitas.

Não obstante a distinção conceitual, no processo contábil as Perdas serão tratadas como Custo ou Despesa conforme a natureza do elemento patrimonial envolvido.

Perda: bem ou serviço consumido de forma Anormal ou Involuntária. (Celso, Eugênio Gonçalves. Eustáquio, Antônio. Contabilidade geral. Atlas ed. 1998.p. 90).

5-PERÍODO CONTÁBIL

Dentre os Princípios contábeis geralmente aceitos, destacamos para efeito deste o Princípio da Continuidade, o qual presume que a Empresa, normalmente, operará definitivamente.

O Resultado exato de uma empresa, portanto, somente poderá ser apurado no final de sua vida, após a venda de todo seu Ativo e o pagamento de suas obrigações para com terceiros. O Resultado do empreendimento será medido pela diferença entre o Patrimônio Líquido apurado no final da sua vida e o Patrimônio Líquido inicial.

Entretanto a administração não pode esperar até que a empresa seja liquidada ou encerrada; a informação contábil do resultado das várias operações deve ser fornecida a intervalos regulares de tempo, de um ano, de seis meses, e mesmo de um mês. Assim, a Contabilidade registra e resume todas as mudanças no Patrimônio Líquido que ocorrem durante período escolhido e apresenta o resultado obtido.

6- Diferença entre Provisão e Reserva

A principal diferença entre Provisões e Reservas é que a Provisão existe para atender valores que já são conhecidos enquanto Reservas destinam-se á valores estimados.

Conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com