TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Causados Pelo Uso de Reversores Durante a Fase de Rolamento

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Credenciada pela Portaria MEC Nº 1.475 de 07/10/2011 - Publicada no DOU em 10/10/11

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM TRANSPORTE AÉREO

Autorizado pela Portaria MEC nº 484/2011 - Publicada no DOU nº 18, de 25/01/2012

Gestão Ambiental

Jairo Afonso Henkes
2ª Fase

Víctor Ronaldo Pires Vigânigo

Resenha do artigo: REDUÇÃO DE EMISSÃO DE CO2 NAS ATIVIDADES AÉREAS DA EMPRESA AÉREA ABSA S.A., COM ÊNFASE NA REDUÇÃO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS.

Florianópolis

2018


RESENHA CRÍTICA

Referência Bibliográfica

Revista gestão e sustentabilidade ambiental, Florianópolis, v. 1, n.1, p.183-197, abr./set. 2012

Dados biográficos sobre o autor

Luis Eduardo Melnik: Acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental - Unisul Virtual;

Jairo Afonso Henkes: Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Unisul. Mestre em Agro ecossistemas. Especialista em Administração Rural.

1. Resumo ou síntese do conteúdo

O tema abordado pelos autores Melnik e Henkes retoma uma questão que deve ser frequentemente analisada e observada, para que as melhorias referentes a um menor impacto na sociedade possam ser postas em prática. No artigo em questão foram observados os indivíduos envolvidos nos processos da empresa, desde a gerência até o setor de operações, bem como documentos, dados arquivados e observações diretas e indiretas do caso.

2. Avaliação critica

A redução da emissão de gases poluentes é um assunto de extrema relevância e abordado em todos as esferas de poder, pois um assunto como este deve ser debatido neste momento, sua negligência tem impactos severos para todos os habitantes deste planeta, e quem pensa em futuramente expandir e explorar áreas de negócio deve ter em mente o impacto de sua empresa no mundo. Em empresas aéreas esses danos causados ao meio ambiente devem ser rigorosamente analisados para causar o menor impacto possível. No caso do artigo elaborado, a proposta de analisar, e identificar as principais formas de emissão de CO2 da companhia ABSA S.A. resultou no aprimoramento de um dos procedimentos da mesma. Esta pesquisa traz uma série de benefícios para todos os envolvidos, seja de maneira direta ou não, vale lembrar ainda que a redução de emissão de CO2 ocasionados pelo uso de combustível fóssil é uma necessidade global para que assim possa ser melhor aproveitado os recursos naturais e finitos. É vantajoso para a companhia que continua a exercer as mesmas atividades, porém com um procedimento diferente, que proporciona uma economia de combustível e consequentemente de gastos com o mesmo.

O projeto tem início conceituando o leitor para o impacto causado pelo CO2, que pode ser considerado como um efeito colateral ao desenvolvimento tecnológico. De acordo com pesquisas, este gás é o maior responsável pelo aumento do efeito estufa, onde a radiação solar que seria refletida pela terra e retornaria para o espaço acaba ficando na atmosfera e colaborando para o aumento da temperatura de maneira geral. Sabe-se que hoje em dia o maior volume desse gás na atmosfera é proveniente da sua queima para a produção de energia elétrica e pelos meios de transporte. Os autores partem dessa premissa para responder a uma importante questão: “Quais são os benefícios na implementação de uma política operacional, com ênfase na redução de consumo de combustíveis fósseis para a empresa aérea ABSA S.A.?” selecionando assim uma empresa altamente conceituada no setor de transportes aéreo.

        Esta empresa iniciou suas operações em 02 junho de 1995 efetuando voos não-regulares em destinos internacionais. Recebeu a designação de “Empresa Aérea Regular de Bandeira Brasileira” através do antigo DAC (Departamento de Aviação Civil) e atual ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e passando assim a operar voos domésticos e internacionais. Adquiriu ao longo de sua história três aeronaves B767-300F (dados de 2011) substituindo as aeronaves DC-8-71F gradualmente. No ano de 2008 teve uma elevada participação no mercado brasileiro com o transporte de cargas, no total 25% das operações envolvendo transporte aéreo eram de participação da companhia que operou no ano em todos os aeroportos brasileiros. Atualmente a companhia se localiza no Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, São Paulo (2011).

Os modelos de aeronaves da companhia possuem as mesmas características: possuem um peso máximo de decolagem de 186 toneladas e podem transportar até 55 toneladas de carga, seus modelos são bimotores e utilizam quase 100% da potência disponível durante as fases de decolagem e cruzeiro. Porém durante as fases de pouso essa potência cai quase pela metade do valor, porém a companhia carece de opções para contornar esse fato, visto que seu motivo são as diversas situações acerca da fase de pouso: condições climáticas, infraestrutura aeroportuária entre outros.

O artigo em questão preocupa-se particularmente com a fase de rolagem (desaceleração da aeronave na pista), pois é nela que há uma grande queima de combustível com emissão desnecessária. Durante essa fase, os pilotos seguem um procedimento recomendado pela empresa de utilizar o motor reverso em potência máxima o que utiliza uma grande quantia de querosene com uma necessidade duvidosa. Após o andamento da pesquisa, que utilizou como instrumento de coleta de dados as entrevistas, observações, documentação e dados do acervo da companhia, os autores puderam aferir numa entrevista com piloto e copiloto que o uso do reverso durante o pouso estava no manual da companhia e era utilizado para poupar esforços dos sistemas de freio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (179.2 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com