TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA E OS IMPACTOS CAUSADOS NO CONTEXTO FAMILIAR

Por:   •  26/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.461 Palavras (14 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


                                 SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        4

3 OBJETIVOS        .5

3.1 GERAL        5

3.2 ESPECÍFICOS        5

4 JUSTIFICATIVA        6

5 METODOLOGIA        8

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        10

6.1 O CONCEITO DE ADOLESCÊNCIA....................................................................10

6.2 COMPREENDENDO O CONTEXTO FAMILIAR.................................................11

6.3 ADOLESCENTES E FAMÍLIAS E USO DROGAS...............................................11

7 CRONOGRAMA ....................................................................................................13

8 ORÇAMENTOS......................................................................................................14

9 RESULTADOS ESPERADOS................................................................................15

10 REFERÊNCIAS.....................................................................................................16


1.  INTRODUÇÃO

            O presente estudo tem como principal objetivo refletir sobre o uso e dependência de drogas na adolescência e os impactos que este contexto provoca no âmbito familiar. A partir de experiências vivenciadas pela pesquisadora durante a realização do estágio no Setor Habitacional, foi possível observar o crescimento do uso de drogas por adolescentes nos conjuntos habitacionais (construídos pelo PMCMV - Programa Minha Casa Minha Vida, para famílias de baixa renda), esse fato chamou a atenção e despertou o interesse de aprofundar estudos teóricos sobre a temática.

            Não é de se admirar que esse crescimento aumente nas comunidades de baixa renda, porém o fato é que o crescimento do uso de drogas por adolescentes também vem crescendo nas classes medias e altas. O interesse pelo tema abordado se deu início observando os inúmeros problemas vividos pelos moradores dos residenciais, que procuravam o Setor Habitacional solicitando devolução do imóvel ou de troca para outro bairro, devido á problemas decorrentes do uso de drogas por algum integrante da família, na maioria das vezes, menores de idade que chegavam a ser  ameaçados e mortos por envolvimentos com traficantes.

Infelizmente o crescimento do uso de drogas é uma triste realidade social que vivemos no país, por ser um problema que afeta diretamente as comunidades mais pobres, acaba se tornando um grande desafio para o Serviço Social nas suas diversas áreas de atuação. O uso de drogas é um grande problema sociocultural, o que significa que sua presença em nossa sociedade não é simples.
Além de existir variados tipos de drogas, também são diferentes os efeitos que  elas produzem nos adolescentes, a adolescência é um período marcado por muitas mudanças e curiosidades sobre mundo que existe além da família, momento esse  que trás muita curiosidade, fazendo com que os jovens queiram experimentar coisas novas. .
                        O principal objetivo desse projeto é pesquisar os caminhos percorridos e os desafios enfrentados pelos adolescentes das comunidades carentes, falar abertamente sobre as drogas e adquirir informações sobre o assunto.

2.  DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

 

            O uso de drogas na adolescência é considerado complexo e multifatorial, que é submetido sob influência de diferentes aspectos, sendo alguns deles: individuais, familiares, e de grupo social. A família tem sido um aspecto bastante enfatizado nos debates sobre o tema, principalmente pela relevância de sua influência para um desenvolvimento equilibrado e saudável na adolescência e pela necessidade de participar e intervir na superação de dificuldades, que surgem ao longo do processo de transição e formação do sujeito.

            Sendo assim surge o seguinte questionamento: Quais impactos causados no âmbito familiar pelo uso de dependência das drogas no período da adolescência?

3. OBJETIVOS

3.1 Geral:

            Refletir sobre a dependência do uso das drogas na adolescência e os impactos que este contexto provoca no âmbito familiar.

3.2 Específicos:

  • Conceituar a adolescência e suas transformações ocorridas nos períodos de transição;
  • Compreender a definição e o contexto familiar;
  • Destacar as percepções de adolescentes e famílias sobre o uso de drogas na adolescência.

4 JUSTIFICATIVA

            A adolescência pode ser considerada como um momento importante para o desenvolvimento humano, onde é marcado por uma variedades de acontecimentos sendo estes: mudanças, conflitos, perdas e medos, se tornando assim um momentos delicado para os adolescentes e  para as famílias, além disso é um momento das descobertas e novas experiências que são decisivos para a construção da identidade de personalidade adulta. Visando compreender o processo de desenvolvimento na adolescência, é necessário ficar atento as características pessoais (individuais, psicológicas e biológicas), familiares e sociais, compreendendo o adolescente como um sujeito ativo, produto e produtor do seu desenvolvimento, em permanente interação com o contexto em que se desenvolve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (188.5 Kb)   docx (470.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com