TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância de sistemas de gestão da informação e do conhecimento para uma gestão pública eficiente e eficaz

Por:   •  1/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

A gestão pública busca a eficiência e a eficácia no exercícios de suas atividades, uma vez que, procuram sempre a melhor utilização e possível economia em relação aos recursos humanos, patrimônio e, principalmente, tempo. Quando utilizamos a quantidade de pessoas ou quantia em dinheiro para especificar o que é necessário para haver uma melhor gestão tornamos a eficiência e a eficácia mais palpáveis, uma vez que estamos materializando o que é necessário para atingir tais objetivos; mas quando falamos da informação e do conhecimento, partimos para o campo de bens que não são materiais e não são tocáveis, o que causa, algumas vezes, confusão na cabeça dos colaboradores, que acabam menosprezando o valor da gestão da informação e do conhecimento.

A gestão pública beneficia tanto os cidadão, quanto o país de forma geral, uma vez que faz com que a “máquina” pública rode da melhor possível impulsionando o país para maior competitividade no mercado internacional.

No Brasil, é adotado um Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) que inclui as seguintes ações: promover resultados preconizados no plano plurianual, consolidar a administração pública profissional com foco no interesse do cidadão e aplicar os instrumentos e abordagens gerenciais. As ações descritas buscam a eficiência e a eficácia da Gestão Pública Nacional com vistas a eliminar o déficit institucional e considerando os princípios de democracia, transparência e ética.

A questão relatada no primeiro parágrafo é constante na administração pública no Brasil, tendo em vista que é uma difícil tarefa conscientizar a todos e mostrar o poder/importância a informação/conhecimento e seu melhor aproveitamento no alcance da eficiência e eficácia, todavia, um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada indicou que quando a Gestão do Conhecimento está presente e é bem aplicada pelo poder público, não só cumpre a finalidade de melhorar o desempenho organizacional, mas também transforma o conhecimento em instrumento catalisador de inovação e produtividade; o que faz com que, mesmo que de forma ainda tímida, a gestão do conhecimento seja reconhecida crescentemente nos planos estratégicos do governo.

Referências:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO. Gestão do Conhecimento na Administração Pública: <http://sbgc.org.br/sbgceduc/?p=543>

BATISTA, Fábio Ferreira. Governo que Aprende: Gestão do conhecimento em organizações do Executivo Federal. <file:///C:/Users/Microsoft/Downloads/GC%20em%20Organizacoes%20do%20Executivo%20Federal%20-%20Fabio%20Batista.pdf>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com