TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do estudo de atividades administrativas e diagnósticos orientados para a área e tomada de decisão

Trabalho acadêmico: Importância do estudo de atividades administrativas e diagnósticos orientados para a área e tomada de decisão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  5.757 Palavras (24 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 24

• INTRODUÇÃO

Dizer que estamos em época de mudanças e de instabilidade parece até redundância ou afirmação prosaica. Contudo, o que importa é que importa que á medida que o ambiente se torna mais, instável e turbulenta, como é o que está acontecendo no mundo de hoje, maior a necessidade de opções diferentes para a solução dos problemas e situações que se alternam e se diferenciam de maneira crescentemente diversa. Á medida que o profissional que se dedica á Administração cresce e se desloca dos trabalhos meramente operacionais e orientados para o campo de ação e da operação, onde geralmente utiliza suas habilidades práticas e concretas de como fazer e executar certas coisas de maneira correta e eficiente, para atividades administrativas e orientadas para o campo do diagnóstico e da decisão, onde geralmente utiliza suas habilidades conceituais de sentir e definir situações, maior a necessidade de se fundamentar em conceitos, ideias, teorias e valores que lhe permitam a orientação e o balizamento do seu comportamento, o qual obviamente influenciará poderosamente o comportamento de todos aqueles que trabalham sob sua direção e orientação.

Neste sentido, a Teoria Geral da Administração é uma disciplina eminentemente orientadora do comportamento do profissional de Administração. Ao invés de ser preocupar em ensinar a executar ou fazer certas coisas, o como, ela busca ensinar que devem ser feitas em determinadas circunstâncias ou ambientes, o por quê. A TGA não visa formar o profissional prático que sai da escola pronta e acabada para executar algumas coisas e tarefas, quaisquer que seja as situações ou circunstâncias que o envolvam. Pelo contrário, a TGA procura ensinar o futuro profissional a pensar e, sobretudo, a raciocinar a partir de uma bagagem de conceitos e ideias que faz como ferramenta de trabalho. Aliás, o que diferencia o administrador de um simples executor de tarefas, é exatamente o fato de que enquanto o segundo sabe fazer e executar certas co0isas que aprendeu mecanicamente (como desenhar organogramas e fluxogramas, compor orçamentos, operar lançamentos e registros, montar previsões de vendas etc.).

• OS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE FREDERICK TAYLON

Taylor nasceu nos Estados Unidos em20de 1856, e é considerado o pai da Administração em suas bases científicas, iniciou sua carreira como operário e depois como engenheiro depois como engenheiro, a ocupar cargos em altos postos nas empresas norte- americanas.

Como tinha experiência na própria linha de produção, foi um dos primeiros a destacar a necessidade de racionalizar o tempo e a divisão do trabalho industrial para aumentar a eficiência nas fabricas.

No seu principal livro, os principio da Administração Científica, publicado em 1911, Taylor afirma a necessidade de executar o trabalho administrativo em bases científicas e objetivas.

Sua grande contribuição teórica reside nas diretrizes que fixou para a racionalização do trabalho industrial e na divisão de autoridades e supervisão ao nível (autoridade vertical).

A seguir descrevemos os principais pontos de sua teoria:

- princípios científicos em substituição ao empirismo: com objetivo de instituir a prática administrativa científica, baseada em princípios e não processos de tentativa sob-risco;

- Divisão do trabalho: determinando, através das regras básicas, a divisão em diferentes etapas das diversas atividades;

- Divisão de autoridade e responsabilidade: distinguindo as tarefas de planejamento e direção daquelas referentes à execução do trabalho;

- Treinamento e seleção do trabalhador: permitindo a quantidade do trabalhador mediante seleção e aperfeiçoamento técnico;

- Coordenação entre as atividades articulação da atuação dos trabalhadores com os supervisores e administradores

• CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA SEGUNDO WEBER

Segundo conceito popular, a burocracia é entendida erroneamente como uma empresa ou organização na qual a rotina é demorada e o papelório se multiplica e se a voluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes. O tempo também é empregado com o sentindo de apego dos funcionamentos aos regulamentos e procedimentos, causando ineficiência a organização.

O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos dos sistemas (disfunções) e não ao sistema em si. O conceito de burocracia para Max Weber é exatamente o contrário.

Para ale a burocracia é organização por excelência, segundo Weber, a burocracia apresenta as seguintes características:

• Caráter legal das normas e regulamentos;

• Caráter formal das comunicações;

• Caráter racional do trabalho;

• Impessoalidades das relações;

• Hierarquia de autoridade;

• Rotina e processamento padronizado;

• Competência técnica e meritocracia;

• Especialização da administração, que é separada da propriedade;

• Profissionalização dos participantes;

• Completa previsibilidade do funcionamento.

• ESTRUTURAS DE MERCADO

Um mercado é constituído de compradores e vendedores. A palavra mercado pode tanto se referir a uma economia como um todo – o mercado brasileiro ou mercado de São Paulo, por exemplo- ou a um produto ou a um setor especifico qualquer – o mercado de trabalho, o mercado agrícola, o mercado de automóveis, de calçados ou de livros.

Observa – se, de outra Parte, que as relações entre compradores e vendedores seguem padrões diferentes, dependendo do tamanho desse mercado, do número de agentes econômicos (vendedores e compradores) que nele atuam e até mesmo do tipo de produto comercializado. Como resultado, a forma de cada mercado. Essas características de cada mercado:

1) Concorrência perfeita

2) Monopólio

3) Oligopólio

4) Concorrência monopolista

Geralmente, na literatura econômica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com