TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia de Estudo Atividades Respondidas

Por:   •  13/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES

1. O conhecimento é um elemento importante para a consolidação de informações. Neste sentido, quantos e quais os tipos de conhecimentos existentes, segundo a Marconi e Lakatos (2010) e as respectivas características peculiares a cada um dos mesmos?

São quatro:

O conhecimento popular é valorativo por excelência, pois se fundamenta numa seleção operada com base em estados de ânimo e emoções.

.

O conhecimento filosófico é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação.

O conhecimento religioso, isto é, teológico, apoia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional) e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis e indiscutíveis (exatas).

O conhecimento científico é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda "forma de existência que se manifesta de algum modo”.

2. Na proposta histórica sobre o conhecimento científico e outros tipos de conhecimento, mesclam-se alguns. Quantos e quais são estes conhecimentos abordados pelas autoras supracitadas e o que caracteriza cada um dos mesmos?

Dois tipos de conhecimento.

O primeiro, vulgar ou popular, geralmente típico do camponês, transmitido de geração para geração por meio da educação informal e baseado em imitação e experiência pessoal; portanto, empírico e desprovido de conhecimento sobre. A composição do solo, das causas do desenvolvimento das plantas, da natureza das pragas, do ciclo reprodutivo dos insetos etc.;

O segundo, científico, é transmitido por intermédio de treinamento apropriado, sendo um conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos. Visa explicar "por que" e "como" os fenômenos ocorrem, na tentativa de evidenciar os fatos que estão correlacionados, numa visão mais globalizante do que a relacionada com um simples fato. - uma cultura específica

3. Na correlação entre conhecimento popular e conhecimento científico não se pretende distingui-los nem pela veracidade, nem tão pouco pela natureza do objeto a ser conhecido. Quais são os elementos representativos desta distinção que por meio de um exemplo se reconheça esses elementos?

O que os diferencia é a forma, o modo ou o método e os instrumentos do "conhecer”. Saber que determinada planta necessita de uma quantidade "X" de água e que, se não a receber de forma "natural", deve ser irrigada pode ser um conhecimento verdadeiro e comprovável, mas, nem por isso, científico. Para que isso ocorra, é necessário ir mais além: conhecer a natureza dos vegetais, sua composição, seu ciclo de desenvolvimento e as particularidades que distinguem uma espécie de outra.

4. Segundo Ander-Egg (1978:13-14) quais são as características do conhecimento popular e, para cada um dos mesmos, exemplifique com circunstâncias do dia-a-dia?

-Superficial: como por exemplo, não por a mão no fogo porque dizem que machuca, ou comprar algo que alguém recomendou mesmo sem conhecer o produto.

-Sensitivo: referente aos sentimentos em geral, como sentir raiva por estar atrasado, ou alegria por voltar pra casa.

-Subjetivo: é a serie de experiências pessoais com o mundo que juntamos para nos auxiliar na rotina e nos proteger

-Assistemático: quer dizer que não é feito de forma organizada e não possui método, pois não é preciso anotações e experimentos para aprender a atravessar a rua ou fazer arroz.

-Acrítico: porque não há uma forma de reflexão sobre a informação adquirida, o importante é que ela seja funcional.

5. O que representa cada um dos elementos constituintes dos seguintes conhecimentos:

a) Conhecimento popular

1) Valorativo: pois se fundamenta numa seleção operada com base em estados de ânimo e emoções.

2) Reflexivo: está limitado pela familiaridade com o objeto, não pode ser reduzido a uma formulação geral.

3) Assistemático: baseia-se na "organização" particular das experiências próprias do sujeito cognoscente, e não em uma sistematização das ideias, na procura de uma formulação geral que explique os fenômenos observados.

4) Verificável: está limitado ao âmbito da vida diária e diz respeito àquilo que se pode perceber no dia-a-dia

5) Falível e inexato: se conforma com a aparência e com o que se ouviu dizer a respeito do objeto. Em outras palavras, não permite a formulação de hipóteses sobre a existência de fenômenos situados além das percepções objetivas.

Exemplo: um sujeito ao atravessar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com