TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indices contabilidade

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Índices de Liquidez – Exercício II

  • Cobertura de dívidas

A empresa não é saudável, pois os seus índices foram menor que 0,40, indicando que as suas exigibilidades não são pagas com o caixa. Apesar dela não possuir uma boa capacidade de pagamento no curto prazo ela está melhorando ao passar dos anos, tendo um aumento significativo se comparado o primeiro ao segundo ano, já no terceiro ano teve um aumento pouco significativo em relação ao segundo ano.

  • Cobertura de Dividendos

A empresa consegue atender os pagamentos periódicos de dividendos com a utilização do caixa líquido. No segundo ano a empresa apresentou um índice de 12,54, o menor entre os três anos por conta do aumento na distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio, mesmo tendo um bom caixa líquido operacional.

Índices de Solvência

  • Cobertura de Juros

A empresa não sinaliza risco imediato de insolvência, uma vez que apresenta índices maiores que um, indicando ter uma elevada participação de capital próprio. Com o passar dos anos a instituição vem diminuindo a capacidade de honrar seus compromissos com terceiros por conta do aumento significativo dos juros pagos do terceiro ano em relação ao primeiro, no primeiro ano o índice era de aproximadamente 7, caindo para 5 no segundo ano e no terceiro foi para 4.

  • Suficiência Total

O caixa líquido da empresa é insuficiente somente no primeiro ano para cobrir todos os desembolsos usuais da empresa devido ao acréscimo do imobilizado. O primeiro ano é o ano em que a empresa mais deve, apresentando o pior caixa líquido operacional e passivo circulante comparado aos outros anos.

Índices de Investimento

  • Financiamento dos Investimentos

Os investimentos do segundo e terceiro ano foram todos cobertos pelo caixa líquido operacional, mostrando que o valor do caixa líquido de investimento diminuí e o caixa líquido de financiamento aumentou do segundo ano para o terceiro. O terceiro ano é o que apresenta uma melhor folga financeira, tendo um índice igual a 0,76.

  • Cobertura de Investimentos

O primeiro ano é o único ano em que a empresa necessita recorrer a recursos de terceiros, uma vez que as atividades de investimento superam as atividades operacionais. No segundo e terceiro ano a instituição melhorou, deixando de recorrer aos recursos de terceiros.

Índices de Retorno

  • Retorno Total

O índice de retorno vem oscilando ao passar dos anos, o segundo ano foi o que apresentou o melhor índice, mostrando ser uma empresa saudável, se compararmos o terceiro ano com o segundo percebemos que a empresa vem perdendo a sua capacidade interna de geração de recursos para a aplicação das atividades de investimento e financiamento. No primeiro ano a empresa financia 49% das atividades de investimento, aumentando para 106% no segundo ano e no terceiro teve uma pequena queda, indo para 97%.

  • Retorno sobre o Lucro

O primeiro ano obteve destaque por ser o ano mais saudável para a empresa. Comparando o primeiro ano com o segundo percebemos que houve um decrescimento, ou seja, o lucro diminuiu bastante e no terceiro ano o índice permaneceu instável.

  • Retorno sobre Vendas

A capacidade de geração de caixa da empresa está aumentando ao longo dos anos, com isso as oportunidades da empresa enfrentar problemas de iliquidez e insolvência são menores devido ao aumento do caixa líquido operacional ter crescido em proporção maior do que as vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com