TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industria de laminados

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 2

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA EMPRESA

Em tempos de competitividade e ociosidade do cenário econômico, as empresas que desejam se manter estáveis no mercado, devem garantir um forte controle financeiro para alavancar sua lucratividade. É o caso da Indústria de Laminados Mirassol, uma empresa atuante no mercado de laminados há vários anos, que tem como principal matéria prima o aço, transformando-o em laminados e distribuindo para todo o país, que nos últimos anos vem encontrando dificuldades financeiras, já que com a desestabilização da economia no país, teve sua liquidez comprometida, não conseguindo obter os devidos débitos com os seus credores e atrasando entregas a seus clientes.

No balanço patrimonial da empresa apresentado no último trimestre, o ativo circulante encontra-se praticamente com valores focados em estoques e duplicatas a receber, pois a empresa comprou e vendeu muito a prazo.

Já no passivo circulante, as contas fornecedores ou duplicatas a pagar encontram-se com um alto volume monetário, resultado das expressivas compras a prazo em que a empresa efetua as suas aquisições de matéria prima.

Além disso, a constante troca de duplicatas em bancos e factors tem deixado nas mãos destes, uma fatia de seu lucro. Assim, a empresa não desfruta da sua lucratividade para transformá-la em novos investimentos.

Para estabilizar esta situação uma nova estratégia foi tomada pela diretoria da Mirassol: uma nova empresa deverá ser gerada, e os recursos financeiros desta nova empresa, deverão dar suporte ao caixa da Indústria de Laminados Mirassol.

No entanto, para que esta estratégia tenha sucesso, é necessário um acompanhamento financeiro eficaz desta nova empresa, estruturando assim liberações e suportes para a Indústria de Laminados Mirassol Ltda.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. PASSO 1

Segue abaixo os razonetes elaborados nessa etapa, bem como, o balancete de verificação:

2.2. PASSO 2

Segue o Balanço Patrimonial da empresa no trimestre:

2.3. PASSO 3

Segue a DRE e a ARE para demonstração do resultado do período:

2.4. PASSO 4

Após a análise das demonstrações contábeis, percebe-se que o objetivo proposto em assembleia pela diretoria da Indústria de Laminados Mirassol foi atingido, ou seja, houve uma redução drástica no % de duplicatas trocadas no período, uma readequação do Ativo Circulante com maior foco na conta Disponível (Bancos e Caixa) contribuindo para um maior capital de giro e, o melhor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com