TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia da cultura na negociaçao

Por:   •  6/5/2015  •  Dissertação  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 4

Influência de cultura na negociação global

A NEGOCIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INTERCÂMBIO CULTURAL E

DE APROXIMAÇÃO ENTRE OS PAÍSES

        Entende-se que o autor diz que para cada país existe uma forma de negociação, na qual devemos estudar cada influência cultural para que a negociação ocorra com maior êxito. As negociações internacionais têm suas origens nas grandes navegações em meados do século XV e XVI quando portugueses e espanhóis lançaram pacífico, índico e atlântico com objetivos de encontrarem uma nova rota marítima para as Índias.

        Segundo o autor esse processo foi uma passagem da idade antiga para a idade média, onde impulsionou estudos e descoberta no âmbito cientifico e intelectual.

        De acordo com Martinelli, Ventura e Machado (2008:169) cada povo possui uma formação cultural diferente. Alguns mais receptivos e calorosos, outros mais frio e calculista.

        Entende-se que o tempo e a cultura são aliados para uma boa negociação, pois se não procurarmos entender a cultura de um povo não iremos realizar uma boa negociação.

        Segundo Otávio Bernardes, Rovigate Danilo e Ana Alice (2006:3) é preciso que o negociador esteja ciente que os participantes de uma mesma cultura têm pensamentos e sentidos diferentes.

        Entende-se que a negociação está presente na vida do ser humano desde as idades antigas.        

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DOS PAÍSES E SUA

INFLUÊNCIA NAS NEGOCIAÇÕES

        De acordo com o autor vários fatores foram influenciando a evolução da sociedade e sua cultura, descoberta do fogo, manipulação e transformação de metais em diversos objetos. Destacam-se os valores culturais de cada país.

        Para Hofstede, essas dimensões são relevadas por (apud Jandt, 2001:202) alguns fatores como a forte ligação entre riqueza e individualismo. O autor analisa também o lado geográfico, segundo ele os países frios tendem a ser individualistas, já os com clima tropical são mais calorosos e receptivos.

        O autor faz uma breve comparação do sexo do feminismo versus masculinismo diz que o papel do homem varia mais que o da mulher nas diferentes sociedades. As culturas femininas são voltadas para a qualidade de vida, relação interpessoais e preocupação com os mais desamparados.

        

A DIMENSÃO CULTURAL COMO FATOR DETERMINANTE NOS

PROCESSOS DE NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL

        Para a psicológica Graziele Zwielewski indispensável para construção de um relacionamento de confiança e deve ser considerada como estratégia de negócios. Conceitos como: quebre os paradigmas e descarte práticas do mercado interno, conheça as pessoas envolvidas no processo de negociação e sua posição na organização, algumas culturas associam poder de decisão com conhecimento, saiba o que é permitido na hora dos cumprimentos, noção de tempo também é importante, os treinamentos interculturais e respeitar a cultura do povo.

        Segundo Dante Martinelli, Carla Ventura e Juliano Machado (2008:170) É fundamental obter informações dos povos com os quais se vai lidar, bem como sobre a realidade em que estão inseridos.

        Entende-se que devemos estudar a cultura do país caso tenham uma mulher se é aceitável que se negocie com uma pessoa do sexo oposto ou vice-versa, quanto à religião qual é a dominante no país, no sistema político tem-se a percepção de como é feito o controle do estado sobre a empresa, se há interesse político no objeto do negócio. O sistema deve implicar para persuadir se a empresa pode vir a negociar com países estrangeiros, há também a questão logística que visa a sua estrutura como tempo de entrega e transporte, mão de obra, manutenção, competência etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com