TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informações sobre as funções do administrador dentro da empresa

Projeto de pesquisa: Informações sobre as funções do administrador dentro da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. Introdução 04

2. Desenvolvimento 04,05,06,07,08,09,10

3. Conclusão 11

4. Referências 12

1. INTRODUÇÃO

Este presente trabalho visa fornecer informações sobre as funções de um administrador dentro de uma empresa. O trabalho do administrador fundamenta-se principalmente no desempenho das funções administrativas de planejamento, organização, direção, liderança e controle.

De acordo com Fayol, a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos (família, negócios, governo), que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Por isso todos deveriam estudá-la, o que exigiria uma teoria geral da administração que pudesse ser ensinada.

Desta forma esse trabalho tem por finalidade, por em prática o conhecimento das matérias do semestre em que o acadêmico apresentara o conceito e a importância dos temas sobre as quatros funções do administrador (planejar, organizar, dirigir e controlar),Taxas e juros e sua influência nas organizações.

2. DESENVOLVIMENTO

A primeira função é o planejamento, sua atividade principal são os objetivos e metas e suas características onde planejar se torna imprescindível, para que os objetivos e metas sejam alcançados. Os objetivos deverão especificados para serem atingidos. O planejamento permite que os administradores e trabalhadores tenham suas ações orientadas para determinados objetivos, permitindo-lhes concentrar suas ações e atenção no que é mais importante para a organização.

Planejar é decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo e meta. Pode-se planejar a longo prazo, deve-se considerar não somente o ambiente externo da organização, o que se caracteriza como Planejamento Estratégico. Pode-se ainda planejar para cada departamento da organização, consiste em uma duração menor e se institui Planejamento Tático, mas está dentro do Planejamento Estratégico, para utilizar-se do Planejamento Operacional diariamente, confeccionando cronogramas, estipulando tarefas e metas a serem cumpridas diariamente e organizacionalmente. Para um bom desempenho é necessário um bom Planejamento e para que haja um bom desempenho empresarial é necessário um Planejamento Organizacional. Podendo assim perceber que ambos se interligam.

Planejamento é o lado racional da ação. Trata-se de um processo de deliberação abstrato é explícito que escolhe e organizar ações, antecipando os resultados esperados.

É importante que o Planejamento seja pratico e que garanta continuidade, havendo constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseado na multidisciplinaridade, interatividade, num processo continuo de tomada de decisões.

Procedimentos sugeridos a ser adotados: Organograma e fluxograma descrevendo as funções de cada setor, palestras, reuniões entre departamento, criação de departamento específico, Remuneração adequada à função exercida por cada funcionário, incentivos e benefícios.

Organizar é a segunda função do administrador e é a atividade básica da administração, é o estudo da estrutura organizacional da empresa, onde são reunidos os recursos e o material de trabalho, para que esta seja bem definida e possa atender as necessidades e os objetivos estabelecidos de forma integrada no qual representa os meios que a empresa utiliza para tornar pratico o planejamento, a direção e o controle.

Depois de se traçar metas organizacionais é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, e neste momento que se define o que deverá ser feito, quem deverá fazer, como se deve fazer, a quem o funcionário deve se reportar, e o que é necessário para a realização da eventual tarefa.

Organizar é o processo de dispor de qualquer tipo de recursos em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento da parte de um todo, ou a divisão de um todo em parte ordenadas. A organização é formada por um conjunto de pessoas, maquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.

Segundo Maximiniano (1992), uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível prosseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola, são exemplos de organização.

Falhas observadas na empresa: A área de Produção encontra-se desorganizada, os trabalhadores que atuam nessa área realizam praticamente todo tipo de tarefa/atividade relativo ao processo produtivo e ao desperdício de tempo.

Procedimentos que seriam adequados para essa falha: atribuir funções, criação de departamentos específicos, delegação de responsabilidades, confecção de organogramas de estrutura organizacional.

Pela falta de planejamento e organização os funcionários encontram se “perdidos”, os funcionários não estão motivados, executam as suas tarefas de forma desordenada e sem hierarquia, não tem perspectiva de crescimento da empresa, por se encontrarem em estado de estagnação.

Depois do planejamento e da organização, a etapa seguinte é a direção, função mediante a qual o administrador fará com que seus subordinados executem o que foi planejado. O administrador deverá, então, transmitir os planos aos subordinados e estimulá-los de maneira a desperta-lhes a motivação para que atinjam os objetivos e metas predeterminadas.

Dirigir também significa selecionar o canal de comunicação mais adequado e resolver os conflitos entre os subordinados. É uma função que exige mais ações que o planejamento ou a organização.

Características: inteligência, incluindo julgamento e capacidade verbal, maturidade emocional e estabilidade, confiabilidade, persistência e um impulso para realização continua, habilidade de participar socialmente e de se adaptar a vários grupos. Desejo de status e posição socioeconômica.

Liderar significa dirigir, influenciar e motivar aos funcionários a realizarem tarefas essenciais. Enquanto planejar e organizar, lida com aspectos mais abstratos do processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com