TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciação cientifica

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA

 

ESTUDO DE ÁREAS DE RISCO DA

SEDE DO MUNICIPIO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO

ÂNGELA DA SILVA DE BRITO

EGLA-GADER KORINTHMAK CARDOSO

Professora: Dra. Vilma Terezinha

PRESIDENTE FIGUEIREDO – AM

2014

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS[pic 2]

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA

ESTUDO DE ÁREAS DE RISCO DA

SEDE DO MUNICIPIO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO

Projeto de pesquisa apresentado para a disciplina de metodologia do trabalho científico do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas–UEA.

Orientador professor (a) Dra. Vilma Terezinha de Araújo Lima

PRESIDENTE FIGUEIREDO – AM

2014

RESUMO

As áreas de risco são consideradas impróprias para a construção de residências por estarem sujeitas a ações da natureza.

Podemos citar as encostas, habitações próximas à rios e igarapés com riscos de enchentes e desabamento de Terra. No Brasil a Lei n° 6.766 de 19 de Dezembro de 1979 (conhecida como Lei Lehmam, em alusão ao seu autor, o então senador paulista Otto Cyrillo Lehmam)  proíbe em seu artigo 3° parágrafo único que áreas de risco sejam loteadas para fins urbanos.

A proposta desse projeto é definir as áreas de risco de Presidente Figueiredo e explicar os motivos que as tornam de risco. Usaremos como metodologia: a) Trabalho de campo; b) Pesquisa feita através do site Scielo “áreas de risco” c) Dados colhidos na Secretaria de Meio Ambiente.

Sumário

Introdução        

Objetivo Geral        

Objetivo Específico        

Justificativa        

Metodologia        

Fundamentação Teórica        

Referências        


Introdução

As áreas periféricas da sede do Município de Presidente Figueiredo, devido o crescimento populacional ocorrido nos últimos anos, têm se tornado o refúgio de centenas de famílias que vivem em pequenas casas edificadas sem o mínimo de segurança. Geralmente esses terrenos ocupados de forma irregular são em áreas de riscos.

Segundo o site:

                                  Essas ocupações, apesar de pequenas, acolhem pelo menos um terço da população. São áreas que acumulam os mais variados problemas sociais. Além disso, não há praças, calçadas, escolas, áreas de lazer e muito menos espaço para edificar uma boa casa. Isso sem falar nos inúmeros problemas ambientais (http://artesaodoespaco.blogspot.com.br/2011/04/as-invasoes-urbanas-em-presidente.html).

A partir do conhecimento empírico adquirido, onde todos sabem que áreas de risco como: encostas, áreas íngremes, nos leitos dos rios e igarapés são impróprias para o assentamento de pessoas visto que estas áreas são consideradas de risco.

Foi observando estas e outras situações que despertou em nós o interesse de fazer uma análise das áreas de risco da sede do Município de Presidente Figueiredo – AM.

Objetivo Geral

Definir as áreas habitadas consideradas de risco na sede de Presidente Figueiredo.

Objetivo Específico

Identificar as áreas habitadas que correm risco de desabamento.

Explicar os motivos que as tornam de risco

Justificativa

Nos últimos anos a cidade de Presidente Figueiredo vem crescendo a passos largos; forçando muitas pessoas com o baixo poder aquisitivo a construírem suas residências em áreas de risco como: encostas, morros, nas margens dos rios e igarapés. Segundo Moreira:

O homem é um ser social, que procura satisfação de suas necessidades mais básica, ele não agir sozinho, mesmo porque, se assim procedesse seria importante para natureza. Necessidades que vão lhe fazer ocupar lugares impróprios para construir, pois sempre ao longo dos tempos o homem busca dominar a natureza, os resultados dessas necessidades humanas é o que ocorre nos deslizamentos e escorregamentos de terra (MOREIRA 2003)

Observando o espaço geográfico da sede de Presidente Figueiredo e a velocidade com que o município cresce demograficamente, nos motivou através de pesquisa a definir as áreas ocupadas que possam oferecer risco para a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com