TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insatisfações Detectadas

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

     Empresa contratada para o desafio profissional de colaborar no diagnóstico e nas estratégias necessárias para que a Catlog retome o valor competitivo no mercado.  O Desafio propõe a análise dos problemas atuais, buscando resolvê-los adquirindo resultados e o objetivo principal é refletir a respeito do papel que resultam com a adoção da estrutura de consultoria interna na área de recursos humanos. 

     A empresa Catlog encontra-se com problemas financeiros e com a desmotivação de seus funcionários.  Além desses aspectos também se identifica a importância do gestor da área de RH no processo de comunicação para organizar a estrutura da empresa. Assim poderemos avaliar que o sucesso de uma empresa não é somente com base no desempenho financeiro.

Depois de colocarmos em ordem os departamentos Jurídico e de Recursos Humanos da Catlog notaremos que é possível ser uma empresa bem estruturada mantendo a valorização da marca da empresa, o aumento nos lucros e a sua competitividade no mercado.


Considerações Iniciais

A CATLOG é uma empresa de transportes, que atualmente é gerenciada pelo sócio-proprietário Everson Santoro. Há um tempo a empresa vem passando por problemas envolvendo queda no faturamento, perca de clientes e funcionários antigos, com isso Everson procurou nossa empresa especializada em soluções em Gestão de Pessoas para dar suporte e soluções para os problemas passados pela empresa no atual momento.


  1.  Insatisfações detectadas

Alguns dos melhores funcionários, os mais antigos, que sabem os melhores caminhos para solução de problemas da Catlog deixaram de trabalhar na empresa por motivos variados: pouco comprometimento, baixa qualidade dos serviços prestados, desmotivação, conflitos, etc. O conhecimento dos empregados mais antigos teve um custo para ser adquirido, tanto no sentido temporal quanto financeiro. O acervo de conhecimento é demorado para ser reposto e nem sempre o trabalhador mais jovem está preparado para assumir papéis que requerem maturidade, experiência e capacidade de análise.

A rotatividade nas empresas, também conhecida como “turnover” nada mais é do que o fluxo de entrada de novos funcionários e saída de antigos. Quando o nível desse fluxo é muito alto, como o da empresa Catlog que teve uma rotatividade de mais de 20 profissionais em seu quadro de colaboradores, pode se transformar em problemas para o empregador que perde trabalhadores qualificados, pois contratar um novo funcionário, além da mobilização de esforços no processo seletivo e treinamento, implica que este novo empregado precisará de um tempo de adaptação ao novo trabalho e precisa lidar com excesso de gastos do acerto de contas, que inclui pagamento dos dias trabalhados, aviso prévio e aviso prévio especial para aqueles que já atuam há mais de um ano na empresa; férias vencidas e proporcionais; abono constitucional de 1/3 sobre esses benefícios e 13º salário proporcional e novos treinamentos e adaptação do novo funcionário.

     Everson não estar preparado e conta com uma equipe de passivos trabalhistas que podem comprometer boa parte de seus recursos financeiros com o pagamento de pesadas indenizações na Justiça do Trabalho, praticamente incapaz de cumprir tarefas com o nível de excelência que o seu nicho de mercado exige, logo a Catlog perdeu o espaço no mercado. Os clientes se queixam do atendimento e muitos deles deixaram de contratar os seus serviços, consequentemente gerando problemas com a folha de pagamento.

    O RH estabelece a reflexão e o diálogo entre as pessoas e as particularidades do negócio. Sem este diálogo a Catlog se tornou decadente frente às necessidades do mercado e de seus colaboradores, perdendo completamente as mínimas condições de obter sucesso sustentável.


A empresa de transporte Catlog atualmente sofre com a falta de um setor de Recursos Humanos, bem como apoio de um departamento jurídico na empresa. A criação de um departamento jurídico nas organizações é uma prática que deve ser desenvolvida, pois esse setor participa diretamente de decisões, integra outros times e otimiza processos internos e externos. É o departamento jurídico que torna mais ágeis, rigorosos e seguros os processos internos de avaliação de risco, necessidade de interposição de processo, recolhimento de documentos para preparar a ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (380.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com