TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Insatisfações Detectadas

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.313 Palavras (10 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 10

O Sr. Everson é sócio - proprietário da empresa CATLOG LTDA do ramo de transporte, ele possui experiência e a mais de 13 anos atua nesse segmento, porem nos últimos anos vem perdendo espaço no mercado de trabalho, pois vem tendo problemas com a grande rotatividade de funcionários e um setor de recursos humanos sem profissionais capacitados.

Ao analisar a empresa foram identificados os seguintes problemas:

Péssima estrutura do setor de RH, problemas com a folha de pagamento falta de apoio do departamento jurídico da empresa.

Os colaboradores não recebem+ sua remuneração correta, com isso não há uma relação amistosa entre o sindicato da categoria e a empresa.

Desmotivação, falta de comprometimento, baixa qualidade nos serviços prestados e muitos conflitos.

Clima organizacional tenso e muito absenteísmo provocando o aumento de demissões de funcionários.

 Divulgação incorreta de vagas, contratação às pressas para substituição imediata, sem a devida seleção e sem o treinamento necessário, isso gera pouco entendimento dos processos da empresa e aumentando a falta de comprometimento dos colaboradores.

Problemas com a segurança no trabalho como falta de equipamentos obrigatórios para proteção individual do colaborador como os “EPI” .

Todos esses problemas geraram grande desmotivação por parte dos colaboradores e um aumento considerável do Turnover.

2 .0 Desenvolvimento

  Foi contratada uma empresa para auxiliar o Sr Everson sócio proprietário da empresa de transporte CATLOG LTDA, que busca soluções e melhorias para a empresa.

GCK Consultoria Contabil
11 3926-5623
www.gckconsultoriacontabil.com.br

A GCK é uma consultoria empresarial fundada em 2005 especializada em soluções estratégicas sustentáveis para a organizações de sucesso. Conta com uma equipe profissionais qualificados como diferencial, além de anos de experiência como consultores de vários segmentos de mercado, também já atuaram como diretores em empresas de grande e pequeno porte tanto nacionais quanto multinacionais, tendo vivenciado na prática a responsabilidade de conduzir os negócios de uma empresa.

Metas a serem alcançadas: Serão direcionadas a   estratégicas gerando crescimento e expansão dos negócios, potencializar performance e lucros dos clientes.

2.1 Relatório Inicial

Esse relatório tem como finalidade apontar todos os possíveis problemas da empresa CATLOG LTDA, e garantir a segurança no trabalho e qualidade de vida dos funcionários.

Razão social CATLOG LTDA

Ramo de atividade Empresa de transporte

A nossa análise inicial foi de 4 pontos que podem estar atrapalhando o crescimento e desenvolvimento da empresa:

-Gerenciamento de Recursos Humanos  

-Ambiente de trabalho e o Clima organizacional.

-Relação entre empresa e sindicato

-  Saúde e Segurança no trabalho

Gerenciamento de Recursos Humanos

Admissão

Cuidaremos de todo o processo de integração do funcionário dentro da organização. Aplicará os critérios administrativos e jurídicos, acompanhando desde o processo de busca do profissional no mercado de trabalho, passando pela adequação das funções dos cargos dentro da organização até finalmente chegar na etapa de registro do empregado de acordo com as conformidades da legislação do trabalho. Será muito enfatizado aplicações de testes durante o processo de recrutamento e seleção. Os testes serão desenvolvidos e aplicados de acordo com as técnicas de análise de perfil e personalidade traçados no perfil da vaga a ser preenchida.

Desligamento

Esse setor trabalhará atrelado ao departamento jurídico da empresa. Será responsável por acompanhar todo o processo de desligamento de um funcionário, assegurando que todas as quitações ocorram em conformidade com a legislação trabalhista vigente. O setor que representa a organização perante aos órgãos oficiais de Justiça do Trabalho, sindicato da categoria etc. Tem uma importante participação nos processos trabalhistas que fossem movidos contra a empresa pois tem acesso a todas as informações pertinentes a defesa da organização no desenrolar do processo. E com a preocupação também com o correto recolhimento dos impostos e taxas de contribuição.

Departamento Jurídico

 

O departamento jurídico deverá ser acionado apenas em situações chave como por exemplo, para dar suporte as ações trabalhistas movidas contra a empresa. Claro que o idealíssimo é que isso não seja necessário, porém em função da situação atual da empresa CATLOG isso é uma realidade. 

 

O suporte ao departamento de RH da empresa também se faz necessário pois impacta diretamente no desempenho das atividades em conformidade com a lei trabalhista. 

 

Em função das atividades serem muito específicas, não há necessidade deste departamento ser próprio da organização, podendo ser um terceirizado. 

Para o recrutamento e seleção dos colaboradores serão necessários a vaga a ser preenchida para o cargo disponível, o ideal é já ter em mãos quais são os benefícios e obrigações da categoria na qual você irá registrar seu funcionário.

Exemplo: Vale-alimentação, vale-transporte, vale refeição, plano de saúde.

Em seguida analisar se o candidato tem as qualificações necessárias para a vaga.

Por último, é essencial reestruturação das relações de trabalho, para que haja a possibilidade dos objetivos dos colaboradores, os gestores responsáveis devem analisar cada perfil dos colaboradores da equipe e encaixá-los nos cargos definidos dentro da primeira etapa da implementação do plano de cargos e salários.

Para os colaboradores que atingirem as metas durante o mês conforme solicitado pela   empresa, será bonificado com premiação.

Só para refletir

Profissional motivado demonstra dedicação e empenho maiores e mais relevantes, seja na execução de tarefas, na gestão e até mesmo no convívio com os demais no ambiente de trabalho. Políticas que visam esse objetivo devem ser adotadas e colocadas em práticas por gestores e organizações.

2.2Ambiente de trabalho e Clima organizacional.

Conter os colaboradores motivados e engajados faz toda a diferença nos resultados da empresa. Esses fatores são os efeitos de uma equipe eficiente e produtiva, e, por conta disso, os gestores têm buscado a cada vez mais qualidade do clima organizacional. Ao promover uma relação entre ambiente de trabalho e produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (156 Kb)   docx (73.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com