TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituição financeira e marcado de capitais

Por:   •  14/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1 Passo 2

O crescimento da carga tributária permitiu conciliar o aumento dos superávits primários e dos gastos corretes, e acentuou o processo de deterioração do sistema tributário presente desde os anos 80. O primeiro experimento de alta da carga tributaria se deu na implantação do Plano Real, alcançando 29,76% do PIB em 95, em 2005 chegou a 37,37% do PIB.

        Para a arrecadação do governo é muito boa esta alta da carga tributaria, mas  os produtos  acabam se tornando inviáveis para as exportações, porque países do mesmo patamar que o Brasil acabam exportando mais por terem uma carga tributaria bem menor.

        Os pequenos  ganhos decorrentes da queda dos impostos sobre os salários, não são capazes de compensar o efeito negativo da ampliação da carga tributaria sobre o conjunto da sociedade, concentrada fortemente nas camadas de renda mais baixas, assim o ultimo efeito é agravar a regressividade  da distribuição de renda.

        A reforma tributaria tem de responde a varias frentes, os efeitos da alta carga tributaria e da comutatividade e na competitividade do setor produtivo. As soluções são urgentes, porem a relevância da carga tributaria no arranjo fiscal e o baixo crescimento da economia inibem as propostas de maior fôlego.

        O novo formato tributário teria de contemplar vários interesses envolvidos na disputa e ter forças em responder as demandas que recaem sobre as contas publicas. A ausência de consenso e o risco inerente de uma ampla reforma deixaram a opção de seguir o caminho de menor resistência via o crescimento da arrecadação e a realização de intervenções pontuais, que apesar de dar algum alento a áreas particulares, reforçam o emaranhado do sistema tributário, porque não se guiam por nenhuma proposta de reforma consistente de longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com