TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internacionalizacao da Gerdau

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.245 Palavras (17 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 17

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS[pic 1]

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

Curso de Administração

Mercados Internacionais

Amanda Cláudia

Lorena Cristiane

Lorraine Diniz

Priscila Andrade

Rafaela Moreira

Renata de Fátima

Tamara Miranda

O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA GERDAU

Belo Horizonte

21 maio 2014

Amanda Cláudia[pic 2]

Lorena Cristiane

Lorraine Diniz

Priscila Andrade

Rafaela Moreira

Renata de Fátima

Tamara Miranda

O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA GERDAU

Ensaio acadêmico apresentado à disciplina: Mercados Internacionais do 8º período do Curso de Administração noite do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Prof.: Walter Marinho

Belo Horizonte

21 maio 2014


Sumário[pic 3]

1 INTRODUÇÃO        

2 INTERNACIONALIZAÇÃO        

2.1 Benefícios da internacionalização para as empresas        

2.1.1 Benefícios de internacionalização para empresas brasileiras        

2.2 Riscos de internacionalização        

2.3 Impactos na internacionalização das empresas brasileiras        

3 GERDAU        

3.1 Sobre a empresa        

3.2 A trajetória de internacionalização da Gerdau        

3.3 Estratégia de internacionalização        

3.4 Vantagens de Propriedade, localização e Internalização        

3.4.1 Vantagens de Propriedade da Gerdau        

3.4.2 Vantagens de Localização da Gerdau        

3.4.3 Vantagens de internalização        

4 CONCLUSÃO        

5 REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

Em um mundo cada vez mais globalizado, e com constantes mudanças nesta globalização o processo de internacionalização se torna cada vez mais necessário para as empresas se manterem no mercado competitivo e como forma de crescimento, aumentando os laços de integração entre as empresas e se fortalecendo no mercado, tudo isto tem levado as empresas a se internacionalizarem como um modo de estratégia. A internacionalização é importante para a economia, para a política e para as relações internacionais, ela pode implicar em gastos, mas agrega muito valor às empresas.

A internacionalização de empresas, de acordo com o Worshoop sobre internacionalização de empresas, se dá de diversas formas e em diversos setores. Países como Estados Unidos, Alemanha, Japão, Suécia, mostram uma evolução em relação a processos de internacionalização das empresas devido ao crescimento e desenvolvimento com o mercado externo. Apensar de ainda encontrarem muita dificuldade, empresas de países em desenvolvimento tem mostrando grande capacidade e chances reais de competir com o mercado externo. De forma mais abrangente a internacionalização pode ser definida como um processo de desenvolvimento das operações de uma empresa com países exteriores.  

Na Gerdau, através de informações retiradas no site da empresa, trata-se de uma empresa do segmento de aços longos, possui indústria em 14 países. Seu processo de internacionalização teve inicio em 1980, após dificuldades encontradas de expansão no Brasil, houve uma oportunidade de se integrar seus processos no Uruguai, posteriormente na Argentina e outros países. Hoje a Gerdau desenvolve sua empresa em 14 países.

 De uma forma geral a internacionalização é importante para o desenvolvimento das empresas, para agregação de valor a marca e para aumentar e globalização. As empresas que procuram internacionalizarem tendem a enfrentar grandes dificuldades ou barreiras na entrada dos países exteriores, porém é preciso que estas empresas não desistam e criem estratégias para manterem-se e integrarem este novo mercado.


2 INTERNACIONALIZAÇÃO

        

        Internacionalização de acordo com Cavusgil, Knight e Riesenberger (2012) é caracterizada pelo aumento da interdependência além das fronteiras nacionais e da integração da produção de bens, serviços e capitais.

        Os negócios internacionais acontecem por duas formas principais, sendo elas: atender a mercados externos através de exportações e investir diretamente no exterior, por meio de instalação de representações comerciais ou unidades produtivas, sendo esse tipo de investimento o mais alto nível de internacionalização.

Os pesquisadores consideraram que a firma deveria internacionalizar, através de exportações ou de investimentos, quando as suas oportunidades de crescimento no mercado local estivessem saturadas e, portanto, as chances de lucratividade nos seus mercados de origem estivessem reduzidas, sendo um claro sinal de que o modelo de crescimento até então utilizado pelas empresas estava se esgotando. (GIÃO; FERREIRA; JÚNIOR, 2008)

        Além disso, há também a possibilidade de internacionalizar através da busca de parceiros em outros países, que possam gerar projetos de cooperação e transferência de capital.

2.1 Benefícios da internacionalização para as empresas

        

        Segundo Cavusgil, Knight e Riesenberger (2012), as empresas adotam o processo de internacionalização por nove motivos, são eles: buscar oportunidade de crescimento com a diversificação do mercado; obter maiores margens de lucros; adquirir novas ideias sobre produtos serviços e formas de negociação; atender melhor a clientes importantes que se internacionalizam; ficar mais próximos das fontes de suprimentos; obter acesso a fatores de produção com menos custos; desenvolver economias de escalas; enfrentar concorrência internacional com eficácia; investir em parcerias vantajosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (448.6 Kb)   docx (189.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com