TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de internacionalização da Gerdau

Relatório de pesquisa: O processo de internacionalização da Gerdau. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 6

Os produtos da GERDAU estão presentes no dia a dia das pessoas nas mais diversas formas: integram a estrutura de residências, shopping centers, hospitais, pontes e hidrelétricas, fazem parte de torres de transmissão de energia e telefonia, servem de matéria-prima de peças de automóveis e participam do trabalho no campo. Com ramificações do Uruguai ao Canadá, forte presença nos Estados Unidos, estabelecida na Europa e nas Américas do Sul e Central, a GERDAU é umas das maiores empresas globais e orgulho do Brasil.

-

A história

O grupo GERDAU nasceu da visão empresarial e da capacidade de trabalho de Johann Heinrich Kaspar Gerdau, mais conhecido apenas como João Gerdau. Natural de Altona, na província de Holstein, no reino da Prússia, ele imigrou para o sul do Brasil no ano de 1869, em busca de melhores condições de vida e de novos empreendimentos, desembarcando no Porto de Rio Grande ainda muito jovem. Instalou-se na Colônia Santo Ângelo, território que, atualmente, pertence a cidade de Agudo, no Rio Grande do Sul. Foi lá que, inicialmente, ele investiu no comércio, transporte e no loteamento de terras. Mais tarde, em 1884, fundou uma casa comercial em Cachoeira do Sul. Em busca de novas oportunidades, João Gerdau se mudou com a esposa e os três filhos, Hugo, Walter e Bertha, para a capital do Estado. Em Porto Alegre, comprou a fábrica de pregos Pontas de Paris, exatamente no dia 16 de janeiro de 1901, que passou a se chamar João Gerdau & Filho, marcando assim a origem do Grupo GERDAU.

-

-

Em 1908, ele adquiriu a pequena Fábrica de Móveis Navegantes, que existia desde 1893 na capital gaúcha, onde passou a fabricar os móveis vergados ao estilo vienense. A administração da fábrica de móveis coube ao segundo filho, Walter. Pouco antes da sua morte, em 24 de novembro de 1917, o negócio passou a ser administrado pelo filho Hugo. Com a abundante produção de pregos, o Rio Grande do Sul deixava de depender da importação. Em 1933, a fábrica de pregos expandiu a produção com a construção de uma nova unidade em Passo Fundo, no interior do Estado.

-

-

Em decorrência da morte de Hugo Gerdau em 2 de outubro de 1946, seu genro, Curt Johannpeter, casado com a sua filha Helda, assumiu a direção da GERDAU e comandou uma fase decisiva de expansão dos negócios. Dois anos após a sua entrada, em virtude das dificuldades em encontrar matéria-prima no período do pós-guerra, a fábrica de pregos comprou a Siderúrgica Riograndense e o grupo GERDAU iniciou sua bem sucedida trajetória na siderurgia. Pouco mais de uma década mais tarde, em 1957, a GERDAU ianugurou sua segunda unidade siderúrgica.

-

-

Em 1967, a Indústria de Arames São Judas Tadeu, fundada na década de 40 em São Paulo e que produzia trefilados, arames galvanizados e outros produtos de arame, foi integrada à GERDAU, tendo seus equipamentos transferidos para as outras unidades do grupo, passando a atuar na área comercial através da venda de produtos siderúrgicos. Dois anos mais tarde, a empresa comprou a usina produtora de aço Açonorte em Pernambuco, aumentando ainda mais sua capacidade de produção. No início da próxima década, em 1971, a empresa ingressou no mercado de distribuição de aço com a inauguração da primeira unidade Comercial Gerdau em São Paulo.

-

-

O processo de internacionalização da empresa se iniciou em 1980 com a compra de uma pequena companhia do outro lado da fronteira com o Uruguai, tendo se acelerado com as aquisições de usinas em Cambridge no ano de 1989 e Winnipeg em 1995, ambas no Canadá. Ao longo dos anos 90, a GERDAU também estabeleceu bases de operação na Argentina e no Chile adquirindo produtores locais, além de lançar no mercado, em 1992, o vergalhão GG 50, um dos principais produtos da empresa no Brasil. Mas, sua mais importante iniciativa ocorreu em 1999, quando ingressou com força no mercado americano, adquirindo 75% por US$ 272 milhões a AmeriSteel, segunda maior produtora de barras de aço reforçado dos Estados Unidos. Essa transação aumentou os resultados totais da GERDAU em mais de 50%, triplicou sua produção fora do Brasil e elevou a empresa à vigésima quinta posição no mercado mundial.

-

-

Em 2001, a GERDAU comemorou seu centenário em grande estilo: lançou um logotipo comemorativo com a assinatura “GERDAU 100 anos” baseada na caligrafia de João Gerdau, retirada do contrato social da fábrica de pregos assinado em 1901. Além disso, a GERDAU atingia a capacidade instalada de 8.4 milhões de toneladas de aço por ano. A partir de 2004, o ímpeto internacional da GERDAU voltou à tona com aquisições de empresas na Colômbia e nos Estados Unidos; a entrada no continente europeu, em 2005, através da aquisição de 40% da espanhola Sidenor; e novas aquisições, em 2006, de empresas no Peru, Estados Unidos e Espanha. Pouco depois, em 2007, a GERDAU comprou a americana Chaparral Steel, uma das maiores produtoras de perfis estruturais do país, marcando assim a maior aquisição na história da empresa brasileira. Além disso, a empresa passou a atuar no México, República Dominicana e Venezuela.

-

-

Recentemente, em 2008, a GERDAU ingressou definitivamente na América Central com a aquisição do controle acionário de uma empresa na Guatemala. Atualmente o Grupo GERDAU se tornou uma das empresas mais globalizadas do país com uma enorme estrutura industrial que incluí unidades siderúrgicas, unidades de transformação, unidades de corte e dobra de aço, centros de serviços de aços planos, unidades comerciais, unidades de coleta e processamento de sucata, áreas de extração de minério de ferro, unidades de produção de ferro-gusa sólido, terminais portuários privativos e centrais geradoras de energia.

-

-

A evolução visual

Ao longo dos anos o logotipo da GERDAU passou por inúmeras modificações, sempre acompanhando a fase de crescimento e diversificação de produtos da empresa. Na década de 40, a combinação do selo com um prego (então principal produto da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com