TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Internacionalização da Gerdau

Por:   •  17/9/2018  •  Artigo  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de atividade individual*

Módulo: 3

Fórum

Título Processo de Internacionalização da Gerdau

Aluno: Guilherme Pinho de Sousa Cruz

Disciplina: Internacionalização de empresas

Turma: MBA Comex 1/13

Introdução

Este case tem por objetivo estudar e analisar a internacionalização de empresas, iremos estudar o processo de internacionalização da empresa Gerdau que  iniciou seu processo de internacionalização nos anos 80 com a aquisição da siderúrgica Laisa no Uruguai.

O Grupo Gerdau fez 12 aquisições internacionais no ano de 2007, estão entre as aquisições às empresas Quanex, Chaparral Steel, Tultitlan, Inca, Sizuca e SJK. O total do desembolso foi de US$6,3 bilhões no ano de 2007, a Gerdau apareceu pelo segundo ano consecutivo como a empresa mais internacionalizada do País no Ranking das Transnacionais Brasileiras, organizado pela Fundação Dom Cabral. O ranking leva em consideração quanto à empresa possui em ativos, vendas e empregos no exterior. Isso corresponde ao maior volume de gastos desde que iniciou o processo de internacionalização.

Características externas à organização que favorecem o processo de internacionalização das empresas brasileiras

Com a globalização econômica, as organizações são favorecidas pelo crescimento de fluxo de investimento externo. As empresas também são atraídas por outros mercados e beneficiadas pela ausência de restrições, barreiras ou taxas estabelecidas pelo país onde a mesma é instalada.

Outras características que favorecem a internacionalização das empresas Brasileiras são as crises no mercado nacional, variação cambial, e a necessidade de diluir o risco da dependência de um único mercado.

Avaliação do processo decisório, assim como dos determinantes organizacionais e estratégicos

Gerdau início seu processo de internacionalização, no final do ano de 1980 adquiriu a siderúrgica Laisa no Uruguai, na década de 90 outras seis aquisições foram feitas em países como: Chile, Canada e Estados Unidos. Outro fato marcante foi à entrada na bolsa de Valores de Nova Iorque em 1999, nos primeiros 30 dias houve uma valorização de 30 % das ações da Gerdau. Após o processo de internacionalização o volume de produção de aço cresceu consideravelmente. Em 1980 eram produzidos cerca de 1,3 milhões de toneladas em 1999 após a aquisição de outras siderúrgicas fora do Brasil a produção chegou a 5 milhões de toneladas.   A partir de 2004 as aquisições começaram a se intensificar, mas foi no período entre 2006 e 2009 que ocorreram aquisições que consolidaram sua posição mundial no mercado de aço. No processo decisório de aquisição das empresas estrangeiras, as unidades adquiridas propiciaram vantagens estratégicas como, por exemplo: proximidade geográfica e conhecimento de mercado (América Latina), estabilidade política e econômica e oferta de crédito (Canadá) e grande oferta de matéria prima e mão de obra qualificada (EUA). A Gerdau tem como forte vantagem a competência na distribuição dos produtos finais, aliados ao conhecimento de mercado adquirido na aquisição das pequenas unidades de produção.

Particularidades desse processo de internacionalização

A Gerdau iniciou o processo de internacionalização em 1980, adquirindo uma empresa Uruguaia fragilizada financeiramente. Devido a confiança em sua capacidade gerencial e operacional traçaram estratégias para tornar essas empresas rentáveis, gerando valor aos acionistas. A empresa esperou o tempo que achou necessário para voltar a investir na internacionalização, adquirindo uma empresa canadense em 1989. Na década seguinte a internacionalização era o foco principal da empresa Gerdau investindo na América do Norte, Central e Sul.  

Análise das barreiras ao processo de internacionalização de empresas

Principais barreiras ao processo de internacionalização de empresas:

Barreiras tarifárias no comércio internacional;

Diferenças culturais entre países;

Adaptação ao mercado consumidor específico de cada país;

Adaptação à legislação e normas exigidas por cada mercado;

Barreiras burocráticas estabelecidas pelos países de destino;

Burocratização das operações cambiais no Brasil;

Falta de incentivo do governo e apoio financeiro à internacionalização;

Conclusão

Podemos concluir que o processo de internacionalização da Gerdau foi muito bem elaborado, seus gestores estavam atentos ao mercado global demostrando conhecimento e utilizando de modelos de sucesso, adquiriram inicialmente pequenas empresas e foram crescendo gradativamente, consolidando sua marca no cenário internacional e valorizando suas ações na bolsa de Nova Iorque.

Referências bibliográficas

Textos disponibilizados no material de apoio FGV (Suporte ao trabalho);

Site da Gerdau (www.gerdau.com.br);

Site do BNDES (www.bndes.gov.br);

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (52.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com