TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Conceito de Pesquisa

Por:   •  2/11/2019  •  Artigo  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

1 Nome dos acadêmicos

2 Nome do Professor tutor externo

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa

INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE PESQUISA,

PERFIL DO PESQUISADOR, TIPOS E CARACTERISTICAS DE PESQUISA

Claudia Godinho

Milena Vidmann

Professor-Tutor Externo: Simone de Carli

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (ADM1053/2) – Prática do Módulo I-14/11/2018

RESUMO

O artigo descrito tem como objetivo proporcionar aprendizado dentro dos conceitos básicos e métodos de introdução à pesquisa, utilizando a ferramenta chamada curiosidade, estimulando o desenvolvimento da ciência. Abordamos as grandes mudanças no nosso cotidiano que nos são dadas a partir do ato de buscar soluções e lapidar estudos. Visto que a pesquisa gera informações valiosas na tomada de atitudes, em diversas áreas, seja social, ambiental, comportamental, medicinal e organizacional. Objetivando conceituar metodologia de pesquisa, esclarecendo as qualidades e papel exercido pelo pesquisador, tipos e características principais em uma visão macro de processo na elaboração de projetos de pesquisa.

Palavras-chave: Pesquisa. Conhecimento. Informação

2

1. INTRODUÇÃO

Quando o assunto pesquisa surge, logo ao senso comum imagina-se cientistas ou algo distante da realidade, entretanto a pesquisa cientifica é um conjunto de processos metódicos de investigação, para aprimoramento em determinado assunto no qual o indivíduo tem algum interesse ou curiosidade. Pesquisa é a busca pelo saber, de suma importância para evolução social, alicerce para a educação e aprendizado. Para os filósofos a busca pelo saber é algo intrínseco ao ser humano. Nem sempre a pesquisa e a educação andaram na mesma direção. Então, é importante salientar a necessidade da pesquisa no ensino superior.

Diante disso, faremos uma abordagem a respeito:

- Conceitos básicos da pesquisa;

- Importância investigativa;

- Habilidades indivíduo Pesquisador;

- Métodos utilizados para realização e elaboração investigativa;

- Características funcionais e aplicáveis dos principais métodos de pesquisa.

2. DESENVOLVIMENTO

Pesquisa é um conjunto de métodos de investigação, aplicado por um investigador e ou/cientista para desenvolver estudos de um determinado assunto. Segundo Gil (2002, p.17) “Podese definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como intuito proporcionar respostas aos problemas que são propostos”.

A pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos. Na realidade, a pesquisa desenvolve-se ao longo de um processo que envolve inúmeras fases, desde a adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação dos resultados. (GIL, 2002, p. 17)

Nas universidades, a pesquisa é a base das atividades e a construção de novas eventualidades, potencializando a busca do aprimoramento e do conhecimento. Ela se caracteriza por ser uma investigação extremamente disciplinada seguindo as regras formais de procedimentos para obter as

3

informações necessárias para a resolução de um problema. (BAZZANELLA, TAFNER, SILVA, 2013).

Para Demo (2012, p. 17): “Pesquisa é o processo que deve aparecer em todo trajeto educativo, como principio educativo que é, na base de qualquer proposta emancipatória. Se educar é sobretudo motivar na criatividade do próprio educando, para que surja o novo mestre, jamais o discípulo, a atitude de pesquisa é parte intrínseca”.

A pesquisa está conectada excessivamente ao desenvolvimento da capacidade profissional do ser humano, além de intensificar a competência profissional sobre a sua área de atuação, ela não deve só desenvolver conhecimentos novos, mas também ampliar o conhecimento já existente.

3. POR QUE SE FAZ PESQUISA

Por muitas razões é realizado uma pesquisa. Podem ser pelo desejo ou pela própria satisfação de conhecer ou pelo desejo de fazer da maneira mais eficiente e eficaz. Conforme Meadows (1999) em um estudo, averiguou o que leva as pessoas a pesquisarem. Percebeu que na maioria dos entrevistados, pesquisa, motivado pela vontade de crescer intelectualmente. Na sequência surge as seguintes respostas:(1) querer colaborar com a ciência; (2) o benefício próprio na área; (3) introduzir-se na vida acadêmica; (4) melhoria na remuneração; e (5) anseio de ser prestativo à comunidade. Segundo Gil (2002), é comum caracterizarem as pesquisas como: “puras’ e “aplicadas” argumenta-las como reciprocamente inédita, pois é inadequada, a ciência é clara que o conhecimento em si quanto as práticas são consequentes deste conhecimento. A pesquisa ‘pura’ algumas vezes, pode propiciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com