TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao empreendedorismo. Processo empreendedor

Projeto de pesquisa: Introdução ao empreendedorismo. Processo empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho tem como finalidade mostrar a diferença das idéias do Empreendedor e do Administrador na empresa, sendo que ambos acabam sendo indispensáveis para o négocio. Porém com intuitos e funções diferentes, onde o Empreendedor passa por todo um processo onde é necessesário total dedicação para o funcionamento do negócio, onde o Administrador acaba apenas acatando as idéias do Empreendedor sem ter que se preocupar se o negócio corre risco ou não, ele apenas administra o négocio.

ETAPA 1

TEMA: Introdução ao Empreendedorismo. O Processo Empreendedor.

DESAFIO: Esta atividade é importante para que compreenda a definição de Empreendedorismo e como ocorre esse processo, possibilitando que sejam despontadas as habilidades para atuar como administrados que visa a um novo negócio.

Para realizá-lás, devem ser ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

PASSO 1 (Aluno)

Estudar individualmente o conteúdo dos capítulos 1 e 2 do livro-texto da disciplina que tratam de Introdução ao Empreendorismo e O Processo Empreendedor.

PASSO 2 (Aluno)

1) Analisar cuidadosamente o contéudo do quadro 2.3 Caractéristicas dos Empreendedores de Sucesso.

2) Desenvolva individualmente o exercício de Autoavalição de ser Perfil Empreendedor (Ambiente, Atitudes e Know-how), para promover uma reflexão sobre o que é ser empreendedor.

PASSO 3 (Equipe)

Discutir com seu grupo sobre a aprendizagem desses temas, enfatizando a diferença entre o administrador e o empreendedor, assim como dos resultados que casa integrante do grupo encontrou do exercício de autoavalição.

PASSO 4 (Equipe)

1) Utilizar os resultados da discussão indicada no Passo 2.

2) Elaborar um relátorio entre 1 e 2 páginas, indicando e criticando o resultados da média que os alunos conseguiram no exercício de autoavalição.

RELATÓRIO DO GRUPO (Exercício de Autoavaliação)

Após ser feita uma análise, foi observado entre as pessoas do grupo que elas possuem caractéristicas empreendedoras, porém podem melhorar em algum aspectos, como por exemplo nos pontos fortes e fracos.

Observa-se também que algumas integrantes do grupo possuem pontos fortes incomuns, como disciplina, persistência que da mesma maneira que ajuda pode atrapalhar o empreendimento; senso de humor que acaba afastando o dono do négocio do seu próprio Administrador por motivos pessoais ou outros, e do principal, seus clientes. O comprometimento onde a pessoa pode deixar de lado seus compromissos por motivos diversos, um deles o não focar no empreendimento; e a dedicação que vem a ser o ponto principal de partida de um négocio, onde lazer deixa de ser o foco principal da vida, um horário certo para o fim de expediente também deixa de existir na vida desse empreendedor.

Existem também os pontos fracos como insegurança que acaba afastando clientes por exemplo; falta de estrutura onde voçê percebe já de inicío que não houve um planejamento de local correto; intolerância com os colaboradores e cliente; conflitos e impaciência causados pela própria falta de paciência, o que é normal de qualquer ser humano porém o empreendedor tem que saber lidar com esse tipo de problema.

Esses aspectos influênciam gradativamente no processo empreendedor, para que haja sucesso a pessoa tem que se entregar totalmente e ter em mente que muitas coisas teram que ser deixadas de lado. E muitos se enganam achando que essa entrega é só no inicío do empreendimento, sendo que durante toda a existência do négocio o mesmo terá que fazer o acompanhamento de perto do que acontece ou deixa de acontecer no empreendimento, pois do que adianta tanto esforço para o sucesso se os demais não colaboram.

Sendo assim concluimos que não estamos aptas a sermos aquele tipo de empreendedor que abre seu négocio com um planejamento em mãos, sem medo de correr riscos e com tempo necessário para dedicarmos no empreendimento, pelo motivo dos pontos fracos estarem em alta.

Com o reconhecimento dos pontos fracos podemos de inicío buscar melhorias para conseguirmos conquistar os objetivos e nos tornarmos empreendedoras de sucesso, já que é possível colocar em prática esse ensinamentos.

3) Complementar o relatório, comentando o que o grupo compreendeu sobre as diferenças entre ser Administrador e ser Empreendedor.

RELATÓRIO DO GRUPO (Diferença EmpreendedorXAdministrador)

Pode se dizer que o empreendedor é o que mais dá vida ao seu négocio, buscando assim ótimos resultados, pois sabe planejar, corre riscos, mesmo sabendo que pode fracassar. É ótimista, tem um gama maior de networking, sabe se comunicar de modo a ter mais colaboradores, trata seus funcionários de maneira que possam crescer.

O Administradore segue uma determinada hierarquia, embora seja capaz de solucionar os problemas, não se compromete tanto no trabalho, não corre riscos, geralmente concorda com os seus superiores e tenta não cometer erros, pois preocupa-se com o status da empresa.

ETAPA 2

TEMA: Identificando Oportunidades.

DESAFIO: Esta atividade é importante para que indentifique as etapas essenciais para se criar um novo négocio, buscando o sucesso do empreendimento.

Para realizá-lás, devem ser ser seguidos os passos descritos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com