TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA E ÂNCORAS DE CARREIRA NO SETOR PÚBLICO

Por:   •  6/11/2016  •  Artigo  •  5.080 Palavras (21 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 21

ÁREA TEMÁTICA

Gestão de Pessoas

TÍTULO

LIDERANÇA E ÂNCORAS DE CARREIRA NO SETOR PÚBLICO

AUTOR (es):

Ângelo Rafael Belírio Silveira de Melo-angelo_rafael@live.com

Henrique Cunha Ferreira- henriquelogistica@hotmail.com

Jose Maria Vicente Cruz- jmaria-cruz@ig.com.br

ORIENTADOR

Prof. Me. Mauricio Ayres Cunha

RESUMO

LIDERANÇA E ÂNCORAS DE CARREIRA NO SETOR PÚBLICO

Introdução 

Sabendo da importância decisiva que a liderança exerce na gestão e resultados de todos os tipos de organizações, e, considerando os acontecimentos negativos que marcaram o mundo nos últimos anos envolvendo gestores públicos, utilizando a máquina administrativa com fundamentos e intenções particulares, ou ainda, a descrença por parte da população em seus gestores, respalda-se em um questionamento que norteia o presente trabalho: quais são os perfis dos nossos gestores públicos que ocupam funções de chefia? Estes estão adequados às funções de liderança?

Desta forma o presente estudo tem como objetivo identificar nos gestores públicos características de líderes, permitindo assim, potencializar tais competências quando existentes ou desenvolvê-las quando inexistentes.

Neste cenário, emerge a necessidade de definir as competências necessárias nos cargos de liderança da administração pública, nomeados indistintamente pelos agentes políticos no exercício do poder. A partir de um simples teste, é possível identificar nestes agentes administrativos ocupantes de cargos de liderança quais suas âncoras de carreira, atrelando esse fato as âncoras desejáveis a um profissional que exercerá influência sobre os demais, no caso em tela, o Secretário Municipal.

Na busca pelas respostas a esses questionamentos, pretende-se, neste estudo, analisar alguns pontos voltados à discussão sobre o tema. Com a finalidade de abrir um campo de reflexão preliminar e inicial, sobre a possibilidade de adoção da aplicabilidade do teste âncoras de carreira (amplamente difundido no meio acadêmico e privado), desenvolvido por Edgar Schein, na Gestão Pública, estabelecendo assim um efeito norteador na escolha pelos dirigentes municipais que possuam competências de gerenciamento e liderança.

O trabalho realizado permite a identificação das âncoras de carreiras dos gestores públicos deste estudo e seus perfis, portanto, fornece informações para uma análise da adequação dos papéis, suas responsabilidades e atuação baseado nos conceitos de liderança.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 GESTÃO MUNICIPAL E A POSTURA DO PREFEITO

          As constantes mudanças sociais, as novas tendências da globalização e as inovações tecnológicas. Vêm alterando substancialmente o comportamento das pessoas, principalmente pela rapidez com que as coisas acontecem e como que essas informações chegam até o seu conhecimento.

          Essas pessoas passam a observar as alterações de tendências e se adaptam a elas, para se sentirem parte dessa modernização e ficarem atualizadas quanto as novas tecnologias, tornando-se assim mais exigentes no seu padrão de vida, e naquilo que utiliza.

          Tanto nos produtos como nos serviços que recebe, sejam eles de empresa Pública ou Privada.

Art.37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, [...] (C.F.1988, p.38)

            Nesse sentido, os Gestores Públicos Municipais, em especial os Prefeitos Municipais, devem se adaptar a todas essas mudanças globais, e comportamentais, de maneira a vir a atender de forma racional e legal os anseios dessa população. Os prefeitos de um modo geral, não possuem o conhecimento, as grandes maiorias deles em todo o Brasil não têm nenhum tipo de formação, nem acadêmica nem técnica.

            Isso realmente influencia bastante na sua maneira de governar, de agir, de tomar decisões, e avaliar as políticas a serem implementada, reconhecendo os pontos fracos e fortes do município, pois muitas vezes, não adquiriu as habilidades e a visão estratégica necessária.

             Habilidade técnica: é a que utiliza conhecimento, técnicas, métodos e equipamentos para atividades específicas, usando a experiência. Habilidade Humana: é a capacidade e facilidade de trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e liderar grupos.

             Habilidade conceitual: é a capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes, fazendo com que a pessoa atue de acordo com os objetivos da organização, e é muito importante a nível institucional.(CHIAVENATO,2000, p. 3).

           No conceito de âncoras de carreira, podemos destacar um estudo realizado por Schein( 1996) que elementos da realidade de uma pessoa determinam preferências que resultam em padrões de escolha durante sua trajetória profissional. Com base em uma pesquisa realizada, foram agrupadas 5 categorias:

  • 1 – Autonomia/Independência;
  • 2 – Segurança/Estabilidade;
  • 3 – Competência técnica/funcional;
  • 4 – Competência gerencial;
  • 5 – Criatividade intraempreendedora;

Nas décadas de 70 a 80, mas três categorias apareceram:

  • 6 – Serviço e dedicação a uma causa;
  • 7 – Desafio;
  • 8 – Estilo de vida;

Segundo Schein (1996) as oito âncoras funcionam como referencias para as pessoas ao optarem por suas escolhas mediante seus talentos, habilidades, competências, motivos, necessidades e valores associados à carreira. Esse entendimento norteia o inventário de âncoras de carreira proposto pelo autor, que foi utilizado em diversos estudos nacionais (KILIMNIK, 2000; SOMBRIO, 2003; KNABEM, 2005; SANTOS; ABRAHIM, 2008).

Tais estudos identificam evidências que os grupos de sujeitos investigados ancoram suas carreiras em determinados valores e confirmam o entendimento de SCHEIN (1996).

A partir desses estudos, observa-se que, em grande parte, as pesquisas nacionais e internacionais apresentadas confirmaram que os indivíduos fazem escolhas com base em seus talentos, habilidades, competências, motivos, necessidades e valores associados à carreira.

Neste sentido, ocorreu a necessidade de efetuar uma análise pormenorizada diante das âncoras de carreiras presentes nos Secretários Municipais da Cidade X, identificando-as através da aplicabilidade do inventário de Âncoras de Carreira de Schein (1993), demonstrando assim se existe interação entre o perfil de liderança desses gestores atrelado aos aspectos preponderantes em suas competências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (220.2 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com