TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUÁ DE SINAIS

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Língua de Sinais

Curso: ADMINISTRAÇÃO

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1: (1,5 pontos)

Na sua cidade ou região é possível que tenha uma associação de surdos. Desta forma faça uma visita ou pesquisa e em seguida responda as seguintes questões:

a) Quantos surdos fazem parte da associação?

b) Quais as atividades desenvolvidas por eles na sociedade em geral?

 Lembre-se de citar as referencias bibliográficas ao final da sua pesquisa.

Como começou...

No dia 4 de julho de 1803 no nascimento do bem aventurado Pe. Pierre Bonhomme em Gramat,na França.

Pe. Bonhomme recebeu uma sólida formação cristã, e desde muito jovem descobriu-se vocacionado para vida sacerdotal.

Como sacerdote em Gramat pequena cidade do sul da frança, Pe. Bonhomme foi-se dando conta das inúmeras carências na areas de educação,social e saude. Nesse periodo a sociedade francesa experimentava profundas transformações.

Tocado pela miséria de Gramat, empolgado pela força de seu ideal solidário, o Pe. Bonhomme recorre a várias Congregações Religiosas pedindo Irmãs para ajudá-lo. Não tendo encontrado Irmãs, confia sua necessidade à Maria.

Sente então o apelo para fundar uma congregação de Irmãs “hospitalares e educadoras”, com alguns membros da Pia União das filhas de Maria. Teve um momento de dúvida: “Ser fundador de uma Congregação Religiosa! Que temeridade!”

Uma força invisível o impelia. Em seu espírito brotavam as duas idéias opostas. Intensificou sua oração, enfim a luz...

Em 1833, nasceu em Gramat, França, a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário, com 4 jovens de Gramat, formaram o primeiro elo de uma corrente que continua até nossos dias.

Em breve espaço de tempo, as irmãs calvarianas passaram a colocar suas vida a serviço do reino, oferencendo seus cuidados aos crucificados daquela sociedade.

Eram diversas as realidades onde as irmãs se faziam presentes com o cuidado e atenção materna: mulheres idosas,meninas abandonadas por suas famílias, crianças pobre sem acesso a educação,surdos, deficientes mentais.

Em 1906 ultrapassando as fronteiras, as Irmãs Calvarianas chegam ao Brasil para aqui continuar sua missão com ternura materna, olhando, escultando e acolhendo todos como filhos.

Como começou o trabalho das Irmãs no Brasil com os Surdos?

A missão inicial foi a Educação, a Saúde, a catequese. Aos poucos as irmãs foram participando das diversas pastorais, junto às paróquias. Em 1929 elas iniciaram o trabalho com os Surdos, o qual perdura ate hoje.

As irmãs Calvarianas, em especial as que trabalhavam na missão no Instituto Santa Terezinha sentem a necessidade de expandir o trabalho junto aos Surdos.

Fundação do Instituto Nossa Senhora do Brasil-INOSEB

Ir. Yolanda Baldiotti é designa para iniciar a fundação do INOSEB, chega a Brasília, inicialmente sozinha, e começa os preparativos para construção da futura sede do Instituto. Enquanto Ir. Yolanda se ocupava de doações para a construção do INOSEB, ela ainda assumia a missão de educar e formar os Surdos. O inicio da missão junto aos surdos, surges através do serviço de educação com uma sala para acolher crianças surdas.

Em meados dos anos 70 Ir. Yolanda inaugura a sede do INOSEB.

46 anos cuidando e promovendo os Surdos!

Instituição dirigida e coordenada pelas Irmãs Calvarianas, para educar, promover e integrar crianças, adolescentes, jovens, adultos e seus familiares, um total de 662 pessoas.

Oferece á comunidade Surda e seus familiares serviços sócioassistenciais de forma gratuita, continuada e planejada objetivando a inclusão social, a formação cidadã, a integração e o protagonismo dos usuários atendidos direta e indiretamente.

Objetivos da Entidade

Prestar serviços socioassistenciais de forma gratuita, planejada e contínua sem qualquer discriminação conforme a lei nº. 8.742, de 07 de dezembro de 1993, Lei Orgânica da Assistência Social e demais dispositivos legais vinculados a Política Nacional de Assistência Social vigente. Promover a inclusão social e a solidariedade humana por meio de apoio a projetos sociais, executados por organizações de assistência social, oriundas da sociedade civil, sobretudo aquelas voltadas a política de proteção dos direitos da criança e adolescente, economia solidária, promoção do apoio a projetos de assessoria e/ou assistência técnica e extensão rural e o apoio à concessão de auxílios emergenciais e eventuais a pessoas físicas em situação de vulnerabilidade.

Missão

Educar; Integrar; Promover crianças e Adolescentes, jovens e adultos de ambos os sexos, Portadores de Deficiência Auditiva – Surdez.

Projetos sociais e parcerias:

 Estimulação de fala e apoio socioeducacional;

 Projeto alimentação;

 Curso de Libras;

 Apoio e orientação a Gestante Surda;

 Espaço aberto;

 Projeto Mercado de Trabalho;

 Projeto Inclusão digital;

 Centro de convivência;

 Formação de liderança;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (182.2 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com