TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE EXERCÍCIO - REVISÃO PARA A PROVA

Por:   •  23/9/2019  •  Resenha  •  5.160 Palavras (21 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 21

LISTA DE EXERCÍCIO - REVISÃO PARA A PROVA

 

Prof. Me. Marcelo Alves da Silva

1 – De acordo com o texto “Liderança com confiança”, das diversas definições do que vem a ser um líder, duas chamam a atenção: A) Bernard Montgomery, principal comandante inglês durante a Segunda Guerra Mundial citado na obra do autor Goleman (2006, p. 79) que diz: “Liderar é ter a capacidade e vontade de mobilizar homens e mulheres para um objetivo comum e ter o caráter que inspira confiança”.

B) e a de 2) Chiavenato (2004, p.472) que diz: “A liderança é uma forma de influenciar”.

2 – Marque G para Gerente e L para Líder:

(G) Apoia nas regras

(L) Apoia nas pessoas em suas capacidades e habilidades

(L) A rotina é reinício de oportunidades

(G) Necessidade de ver, controlar e acompanhar tudo

(G) Comunica o necessário, o suficiente

(L) Estimula a criatividade

(G) Conflitos são solucionados pelo poder a ele conferidos

(L) A comunicação é uma troca de informações

 3 – Comente sobre os estilos de liderança

Autocrática – é o líder que procura promover sua autoimagem por meio do autoritarismo nas decisões, não levando em conta opiniões de seus subordinados, o que eles esperam é que suas decisões sejam seguidas cegamente. As tarefas realizadas pelos subordinados, na maioria das vezes, são sobre pressão, mostrando assim sinais de tensão, frustração e agressividade;

Liberal – é o líder que deixa a decisão para o grupo, ele só se manifesta quando solicitado, seu comportamento frente aos subordinados é sutil e sem firmeza, as tarefas exercidas não são satisfatórios quanto a qualidade e a quantidade, levando os subordinados a apresentarem sinais de individualismo, agressividade, insatisfação. Este é um estilo, que dependendo das circunstancias ao qual será aplicada e do grau de maturidade dos liderados, poderá surtir resultados negativos, pois o líder não obtém o respeito da equipe e suas decisões podem ser ignoradas por ter dado grande abertura para decisões individuais ou do grupo;

Democrática – é o líder que procura ter a uniformidade entre o trabalho a ser realizado e a equipe, percebendo a necessidade de cada um, dando abertura para o diálogo do grupo por meio da comunicação, auxiliando na resolução de problemas, dando melhores soluções e sugerindo idéias. As tarefas são exercidas pelos subordinados com satisfação, qualidade, comprometimento e responsabilidade, onde todos sentem parte do objetivo alcançado.

4 – De acordo com Segundo Serra (2006), não é possível dizer qual o estilo ideal deve ser adotado, porém quais capacidades são importantes ao líder?

Segundo Serra (2006), não é possível dizer qual o estilo ideal deve ser adotado, mas cada líder precisa entender mentes, corações e saber como lidar com cada tipo de liderado, obtendo deles a confiança. Porém, não basta só conhecer as pessoas, temos que identificar qual o melhor estilo deve ser adotado nas situações adversas, para assim obter sucesso da empresa e dos liderados.

5 – De acordo com Weiszflog (1998 ), confiança significa o quê?

Para Weiszflog (1998 ), confiança significa: 1. Ação de confiar; 2. Segurança íntima; 3. Crédito, fé; 4. Boa fama; 5. Segurança e bom conceito. Com estas definições podemos dizer que confiar é algo precioso, uma vez que damos credito a outrem. Por sua vez, o líder que tem como base a confiança sabe conquistar os laços mais profundos dos colaboradores consequentemente esses se encontram motivados e desenvolvidos pessoal e profissionalmente, além de ter comprometimento.

6 – Com base no texto: Estudo da influência dos traços da cultura brasileira na cultura organizacional, defina cultura organizacional.

Não existe um único conceito para definir a cultura organizacional. Muitos estudiosos têm pesquisado há muitos anos o tema aparecendo diferentes definições.

  • Cultura é um sistema de significados públicos e coletivamente aceitos, para um dado grupo em determinado tempo (Pettigrew, 1979);
  • O conceito de cultura organizacional dá as pessoas um senso de como se comportar e o que convém ser feito (Schwartz e Davis, 1981);
  • Cultura é o modo como as coisas são feitas na empresa (Deal e Kenney,1982);
  • A cultura é a cola social e normativa que segura a organização. A cultura expressa os valores e crenças que os membros da organização partilham. Estes valores manifestam-se por símbolos como mitos, rituais, histórias, lendas e uma linguagem especializada. (Reimann & Wiener, 1988).
  • Um conjunto de valores e pressupostos básicos expresso em elementos simbólicos que, em sua capacidade de ordenar, atribuir significações, construir identidade organizacional, tanto age como elemento de comunicação e consenso, como oculta e instrumentaliza as relações de dominação (Fleury, 1989);
  • Um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionou bem o suficiente para ser considerado a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas (Schein, 1991);
  • Cultura organizacional é um suporte para aprender a aprender, é uma fonte de referências exprimindo, ao mesmo tempo, a personalidade da organização e sua capacidade para compreender e tratar seus problemas (Thevenet, 1991).
  • É a maneira de ser de cada empresa e de seus participantes (Chiavenato, 1992).

Pode-se entender que a cultura de uma organização esta baseada nas características culturais particulares dos indivíduos que formam parte da organização, os quais se alinham e conformam uma única cultura. A cultura organizacional é formada a partir de experiências individuais de seus integrantes. Com o amadurecimento da organização, sua cultura vai sendo moldada; construindo seu sistema de valores, crenças, normas, recompensas e poder. Apesar de não haver consenso quanto a uma definição única, é possível considerar a colocação conciliadora de Hofstede et al. (1990), quanto ao significado de cultura organizacional. Ela é holística, sistêmica; determinada pela história da organização; relacionada aos conceitos de antropologia; socialmente construída pelos membros da organização; “soft” por sua relação com as ciências sociais; difícil de mudar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (211 Kb)   docx (335.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com