TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legislação trabalhista

Por:   •  20/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

PROCESSOS GERENCIAS – PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PESSOAL

BRUNA HELEN OLIVEIRA SANTANA – 246842013

LILLIAN FERMINO DE SANTANA – 216252014

MARCIA OHANA SILVA - 226902014

PORTFÓLIO Nº01

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

BRUNA HELEN OLIVEIRA SANTANA

LILLIAN FERMINO DE SANTANA

MARCIA OHANA SILVA

PORTFÓLIO Nº01

Trabalho apresentado ao Curso de Processos Gerenciais da Faculdade ENIAC para a disciplina  de Cultura e Clima Organizacional.

Prof. Maria Helena

Guarulhos

2015

[pic 2]

Respostas

  1. Seus diferentes níveis de apresentação: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas;

Itaú:

Artefatos - O foco é oferecer serviços cada vez melhores aos clientes, acreditando que se forem lideres de mercado será uma consequencia direta dessa atitude.

Valores compartilhados – Para o Itaú o trabalho é para ser feito com brilho nos olhos, por isso estimulam a participação dos colaboradores e celebram com eles suas vitórias.

Pressuposições básicas -  A crença da empresa é que a satisfação do cliente é essencial para que todos os colaboradores estejam sempre alinhados com seus valores e principios.

Porto Seguro:

Artefatos – Cooperação, transparência, justiça e atitude de atender com genuino interesses são os seus valores fundamentais. A dedicação de cada um deve ir alem das atribuições de suas funções. A busca pela perfeição exige humildade, determinação e paciência. O trabalho deve ser realizado com entusiasmo e visto como uma oportunidade de desenvolvimento.

Valores compartilhados – Responsabilidade dos líderes especialmente pela dedicação do seu tempo, de sua presença, pela sua experiência, e sobre tudo, pelo seu exemplo, têm o dever de contribuir para que seus liderados cumpram integralmente à conduta da empresa. Exemplos: divulgar aos liderados o seu conteúdo, evitando que seja cometida violação por falta de informações.

Pressuposições básicas – As crenças são iguais a do Itaú sem divergências.

  1. Características que demonstram a essência de sua cultura;

Itaú: No Itaú sabe-se que é importante sonhar grande e fazer cada vez mais e melhor, porque essa é a essência sem tirar os pés do chão, com pensamentos grandes, eles estabelecem desafios ambiciosos, assim, tornando um dos maiores bancos do mundo.

Porto Seguro: Promover a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável e humano, a brasilidade e autoestima dos brasileiros.

  1. Cultura dominante, Subcultura, Contracultura organizacional;

Em ambas empresas, vinculam as ações de patrocínio e apoio à missão institucional da empresa e seus objetivos estratégicos. A subcultura é por departamento com comemorações internas por alcance de metas e datas comemorativas. E a contracultura organizacional é falar mal da empresa, danos aos banheiros, roubos, falta intencional e falar mal dos seus superiores.

 

  1. Seus processos de criação e manutenção da cultura;

Em ambas empresas, tem o objetivo de auxiliar a criação de um plano de trabalho para consolidar as novas práticas das organizações e a manutenção segundo Robbins (2005) os funcionários a serem contratados e mantidos pensam e sentem coisas como o fundador.

  1. Como funcionários aprendem a cultura organizacional;

Tanto o Itaú quanto a Porto Seguro disponibilizam um treinamento, onde os funcionários conhecem toda a cultura organizacional da empresa e começam a trabalhar.

 

  1. Como são demonstrados seus rituais, símbolos e linguagem;

Ambas empresas possuem o treinamento onde são demostrados todas as suas linguagens comportamentais, símbolos e rituais, sendo um deles a festa de fim de ano no pavilhão do Center Norte.

G- Relacionar estes aspectos anteriores à espiritualidade e a diversidade da mesma.

 Espiritualidade no trabalho é saber conviver com a diversidade generalizada, desde de o ponto de vista das idéias até as emoções, tanto na empresa Itaú e na Porto Seguro a espiritualidade no trabalho é grande entre seus funcionários, com uma visão mais profunda e menos critica de tudo ao seu redor, todo funcionário terá a possibilidade de se relacionar melhor com a suas idéias e a dos outros, buscando sempre um resultado positivo não somente metas.

Comparativo entre as duas empresas.

O Itaú atualmente tem em torno de 90.000,00 funcionários, sua visão é ser o banco líder em performance sustentável e na satisfação dos clientes, sua missão é fornecer soluções, produtos, serviços financeiros e de seguros de forma ágil e competente, promovendo a mobilidade social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para um relacionamento duradouro com acionistas e clientes e baseados na missão e na visão da empresa, os objetivos do Itaú são: Criar estruturas específicas para atender às necessidades de cada tipo de cliente;  Oferecer mais segurança e transparência para os clientes; Ajudar na conquista de sonhos (por meio do Consórcio Itaú, Financiamento Imobiliário e o Carleasing); Estar constantemente disponível (por meio do Itaú 30 horas – agências, caixas eletrônicos, internet e celular); Exercer importante papel de empresa cidadã e atuar com a mesma competência também no exterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (57.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com