TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Transacional e Liderança Transacional

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.390 Palavras (26 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 26

Liderança Transacional e Liderança Transacional

É um líder que tem apelo pelos interesses, as necessidades primárias dos seguidores, para que seus subordinados alcance as metas ele oferece recompensas materiais e psicológicas, como promoções, aumento de salário como uma forma para motiva-los para alcançarem os objetivos, um sistema de trocas. É um líder inspirador e transformador que oferece recompensas de conteúdo moral, da própria realização da tarefa, possui seguidores fiéis, faz com que eles tenha superação e comprometimento com as tarefas, afeta as emoções dos seus seguidores, tornando-lhes mais corajosos e inspiradores para que vejam um problema de maneira diferente e tenham máximo de empenho e criação de novas idéias.

É a liderança baseada na autoridade, recompensa e troca. É a liderança que leva o funcionário a fazer o que precisa ser feito. Este tipo de liderança precisa estar presente nas organizações, porque é a base do fazer acontecer e está alicerçada nos controles. Precisa existir em todos os estágios do ciclo de vida das organizações. Um líder e carismático quando oferece recompensas de conteúdo moral e tem seguidores fiéis (em contraposição aos mercenários). O líder carismático faz seus seguidores superarem seus próprios interesses e trabalhar excepcionalmente para realizar a missão, meta ou causa.

É ser um líder que utiliza negociações,recompensas para induzir os liderados; líder que utiliza de sua autoridade. Liderança voltada à tarefa. É possuir um poder de persuasão natural sobre os liderados, utiliza da influência pois é admirado por eles. Os liderados são fiéis e a liderança voltada às pessoas.

O Líder transacional, é aquele líder que consegue a recompensa através da obediência de seus subordinados. O Líder o que seus subordinados tem ou não que fazer para ganhar a recompensa. O Líder carismático é aquele que é respeitado por seus subordinados por carisma. Os subordinados se identificam com o carisma de seu líder e o segue como exemplo.

O líder apela aos interesses, especialmente às necessidades primárias dos seguidores. Ele promete recompensas materiais ( promoções, aumento salariais, autonomia e liberdade, atendimento de solicitações, prêmios por desempenho, patrocínio de programas de treinamento) ou psicológicas para conseguir que os seguidores trabalhem para realizar as tarefas. O líder carismático oferece como recompensa a própria realização da tarefa, afetam profundamente as emoções de seus seguidores, encorajando-os e dando-lhes inspiração para que dêem o maximo de sí e apresentem novas idéias. O lider é carismático quando oferece recompensas de conteúdo moral e tem seguidores fiéis.Ele faz seus seguidores superarem seus próprios interesses e trabalhar excepcionalmente para realizar a missão, causa ou tarefa.

É o líder que se baseia na recompensa e não em apelos emocionais. Promete uma recompensa, seja psicológica ou material, em troca da obediência de seus seguidores. É o líder que usa como base das suas relações com seus liderados o desafio.

É aquela baseada na autoridade, recompensa e troca. Ele promete recompensas para conseguir que os trabalhadores realizem suas metas. Oferecem como recompensa a propria realização da tarefa de seus subordinados.

O líder transacional necessita recorrer às necessidades de seus liderados, buscando sempre manipular as pessoas, oferecendo-lhes recompensas ou até mesmo livrando-lhes de sanções. O líder carismático é aquele que inspira em seus liderados a confiança, aceitação incondicional, obediência espontânea e envolvimento emocional. O líder carismático é visto por seus liderados como alguém que possui qualidades excepcionais. “Carismáticas” em sua acepção original. Um exemplo deste tipo de líder são os líderes religiosos como Jesus Cristo.

O líder transacional, ou negociador, apela aos interesses, especialmente às necessidades primarias dos seguidores. Ele promete recompensas para conseguir que os seguidores (ou subordinados) trabalhem para realizar metas. Ele oferece recompensas materiais ou psicológicas, conseguindo em troca um compromisso de tipo calculista. Algumas recompensas materiais que o líder transacional pode oferecer são: promoções, aumentos de salario, liberdade no uso do tempo, prêmios por desempenho, etc. Esse tipo de liderança baseia-se de que o desempenho e competência devem ser recompensados segundo algum critério, assim os funcionários enxergam o trabalho como uma relação de trocas entre contribuições e recompensas. É um contrato psicológico calculista, um tipo de sistema motivacional. "A liderança carismática, oferece como recompensa a própria realização da tarefa, ou seja, recompensa de conteúdo moral, possibilitando assim tem seguidores fieis, diferente do líder transacional que tem seguidores mercenários algumas vezes,. O líder carismático faz seus seguidores superarem seus próprios interesses e trabalhar excepcionalmente para realizar a missão, meta ou causa.

Ele afeta profundamente as emoções de seus seguidores, encorajando-o e dando-lhes inspirações para que eles vejam os problemas de forma diferente, deem o máximo de si e apresentem novas ideias. Segue algumas recompensas que tem fundo carismático: Satisfação e oportunidade de crescimento pessoal decorrente da participação em um projeto ou tarefa inovadora e desafiadora; Satisfação proporcionada pela associação com um líder e uma equipe de prestigio; agradecimento, reconhecimento do desempenho, etc."

"Um líder transacional tem característica autoritária, usa da recompensa e troca para liderar.

Esse tipo de líder manipula seus subordinados com promessas de recompensas para que os mesmos sigam suas ordens sem pestanejar, e consequentemente, o líder consegue alcançar seus objetivos conforme havia premeditado." "Um líder carismático tem característica de inspirar pessoas, e ele usa esse seu dom para atrair seus liderados.

Esse tipo de líder é cativante, tem um jeito emocional de envolver quem esta ao seu redor, e passa confiança nos seus atos, por isso todos que o conhecem o admiram e o seguem.

Esse líder consegue influenciar seus subordinados, só pelo jeito de falar, ou como se expressa."

"A liderança transacional envolve a atribuição de recompensas em troca da sua obediência, é definida em termos dos efeitos sobre os seguidores e age inspirando, estimulando, considerando.

O líder clarifica ao seguidor o que este deve fazer para ser compensado pelo esforço, monitoriza o desempenho dos seguidores." "Liderança carismática , inspiradora ou transformadora são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com